Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto Isabel Silva

Micael Sequeira: "Equipa reencontrou-se com as alterações"

Por Sporting CP
06 Fev, 2026

Reacção do técnico ao triunfo para a Liga

Após o triunfo sobre o SF Damaiense (3-0), Micael Sequeira, treinador do Sporting CP, fez o rescaldo do encontro em declarações aos meios de comunicação Leoninos.

“A primeira parte foi menos conseguida, difícil, com um SF Damaiense mais organizado, com muitas jogadoras novas e, por isso, está mais forte. Penso que ao intervalo, com as alterações que fizemos, a equipa reencontrou-se e ficou mais próxima do que pretendíamos: controlar melhor o jogo e criar mais oportunidades. Depois de termos tido um golo anulado, felizmente o golo surgiu e, depois, o jogo tornou-se mais fácil. Fomos justos vencedores”, resumiu, realçando a sensação de missão cumprida.

“Crescer sobre vitórias é sempre mais fácil. Era um jogo perigoso, porque contra o último classificado tínhamos tudo a perder e, também, porque o jogo de quarta-feira [para a UEFA Women’s Europa Cup] já mexe com toda a gente. As jogadoras estão de parabéns porque cumpriram o objectivo de não sofrer golos e de ganhar”, atentou o treinador das Leoas.

Por fim, Micael Sequeira reforçou a aposta que vai continuar a ser feita nas jovens da formação, como foi exemplo Ana Tomaz, em estreia absoluta pela equipa principal neste encontro. “As saídas no mercado permitiram abrir uma janela de oportunidades e a Ana Tomaz aproveitou-a, ganhou um penálti e foi importante no desfecho do jogo. A equipa B está muito próxima da A, não tenho receio nenhum, porque não confundo a idade com a qualidade”, acrescentou.

A jovem estreante, por seu turno, mostrou toda a sua felicidade pelo momento vivido e agradeceu a oportunidade. “Foi um momento inesquecível. É um orgulho poder representar a equipa A e, por isso, obrigada ao míster pela oportunidade”, referiu Ana Tomaz.

De seguida, Carolina Santiago, autora dos três golos do jogo, também deu conta da sua felicidade pelo contributo e pela vitória. “Fique muito feliz por entrar e ajudar a equipa. Já não marcava há alguns jogos e, por isso, estou feliz”, começou por dizer, antes de realºar a postura colectiva durante todo o jogo.

“Foi um jogo difícil, mas mantivemo-nos unidas e isso faz a diferença”, sentenciou a jovem avançada do Sporting CP.

Foto Isabel Silva

‘Cartada’ decisiva recoloca Leoas na rota das vitórias

Por Sporting CP
06 Fev, 2026

Carolina Santiago entrou e resolveu recepção ao SF Damaiense com um hat-trick (3-0)

No Estádio Aurélio Pereira, a equipa feminina de futebol do Sporting CP recebeu e bateu o SF Damaiense por 3-0, esta sexta-feira à tarde, na partida que abriu a 11.ª jornada da Liga.

Para voltar a somar três pontos, as Leoas de Micael Sequeira tiveram de insistir perante a organizada formação da Amadora e só Carolina Santiago, saída do banco para a segunda parte, teve a ‘chave’ com um hat-trick que tudo decidiu. Com 22 pontos, o Sporting CP segue no segundo lugar, atrás dos 26 do SL Benfica, que ainda tem um jogo a menos.

Para defrontar o décimo e último classificado, que vinha de cinco derrotas consecutivas, Micael Sequeira apostou num ‘onze’ verde e branco com três alterações relativamente ao anterior (2-1ao Racing Power FC na Taça da Liga): Anna Welmann recuperou o lugar na baliza e Mackenzie Cherry e Samara Lino também foram titulares em detrimento de Julia Wozniak, Ashley Barron (lesionada) e Cláudia Neto.

O encontro até começou com um susto devido a um erro na saída de bola, mas que Anna Welmann soube redimir com uma ‘mancha’. No entanto, rapidamente as Leoas se impuseram e criaram situações de golo para abrir o marcador. Na resposta, logo aos nove minutos, construiu-se a primeira: um fantástico passe a ‘rasgar’, Matilde Nave descobriu a incorporação de Érica Cancelinha no ataque e a camisola 4, já na área, atirou cruzado e viu a bola sair ligeiramente ao lado do poste.

Mais tarde, Flor Bonsegundo surgiu em zona frontal e também ficou perto de marcar, tal como Jeneva Gray, que viu o seu pontapé rasteiro não passar longe do poste da baliza adversária. Apesar do ascendente verde e branco no Estádio Aurélio Pereira, o nulo permaneceu intacto até ao intervalo e, de imediato, Micael Sequeira lançou Daniela Arques e Carolina Santiago para a segunda parte.

Uma aposta que não podia ter corrido melhor, porque foram as protagonistas do 1-0. Aos 68’, Daniela Arques cruzou de forma precisa para a área e, sozinha ao segundo poste, Carolina Santiago dominou e atirou em força para o fundo das redes (décimo golo da temporada). Estava finalmente encontrado o caminho do golo, que pouco antes Beatriz Fonseca – a cumprir o jogo 50 no Clube - já tinha desbravado, porém a partir de posição de fora-de-jogo.

Com o Sporting CP em vantagem no marcador e a relegar o SF Damaiense por completo para a sua retaguarda, Brenda Pérez entrou, bem como a jovem Ana Tomaz, que fez a sua estreia absoluta pela equipa principal.

O jogo manteve-se de sentido único até ao fim e foi na recta final que a vitória verde e branca ganhou volume e isso deu mais justiça ao marcador. A responsável foi, uma e outra vez, Carolina Santiago. Aos 86’, Flor Bonsegundo fez tudo bem pela esquerda e ao cruzar atrasado ofereceu o golo à jovem avançada, que já na compensação assinou também o 3-0 final, desta feita de penálti – ganho pela estreante Ana Tomaz.

Retomado o caminho das vitórias na Liga, as Leoas de Micael Sequeira reentram em missão europeia na próxima semana: o Sporting CP recebe o Hammarby IF (Suécia), na quarta-feira (19h45), para disputar a primeira mão dos quartos-de-final da UEFA Women’s Europa Cup.

Sporting CP: Anna Welmann [GR], Beatriz Fonseca, Mackenzie Cherry, Rita Fontemanha [C], Érica Cancelinha, Jeneva Gray, Andreia Bravo (Brenda Pérez, 72’), Matilde Nave (Ana Tomaz, 72’), Samara Lino (Daniela Arques, 46’), Flor Bonsegundo (Constança Maia, 90+5’), Brittany Raphino (Carolina Santiago, 46’)

Foto João Pedro Morais

Micael Sequeira: "Preparámos bem o jogo"

Por Sporting CP
05 Fev, 2026

Leoas recebem o SF Damaiense esta sexta-feira (17h00)

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe o SF Damaiense esta sexta-feira, às 17h00, em jogo da 11.ª jornada da Liga, e em antevisão ao encontro, Micael Sequeira começou por destacar o estado anímico do grupo após a qualificação para as meias-finais da Taça da Liga.

"Estamos bem, a equipa está forte. Sinto que estamos a crescer muito a nível emocional. Preparámo-nos bem para um jogo que será diferente dos outros dois, até porque houve muitas entradas no SF Damaiense, que conta com quatro jogadoras novas. Portanto, será uma equipa completamente diferente da dos confrontos anteriores", antecipou o técnico, em declarações aos meios de comunicação do Clube.

Assim, e apesar da recente goleada por 1-6 no terreno do adversário, o treinador Leonino alertou para as mudanças na frente de ataque damaiense e para a importância de manter consistente a identidade de jogo verde e branca.

"Sabemos perfeitamente o que é que temos de fazer, a matriz do jogo terá de ser exactamente a mesma. Temos de ser agressivos no último terço e eficazes na finalização, o que nesses dois jogos com o SF Damaiense acabámos por ser. Temos de dar sequência a isso, mas estando atentos, porque esta é uma equipa diferente, nomeadamente no sector ofensivo. Tem jogadoras novas, jogadoras rápidas, e se não formos fortes no momento de transição defensiva, podemos ter problemas. Preparámo-nos nesse sentido e estamos à espera de que as jogadoras estejam num bom dia, inspiradas e consigam fazer um bom jogo", analisou.

O técnico abordou ainda o último mercado, explicando que as alterações permitiram reforçar a coesão interna e abrir espaço ao crescimento de jovens jogadoras.

"Fundamentalmente, tornámos o grupo mais alinhado com aquilo que o Sporting CP e a equipa técnica pretendem, mais coeso e equilibrado. É um grupo que transmite muita confiança para o futuro. Temos a noção de que a faixa etária agora baixou, mas é uma oportunidade para as jogadoras da equipa B e esta convocatória já é um reflexo disso. É sempre benéfico para a equipa crescer junto dessa irreverência, dessa juventude que quer muito ser jogadora de futebol. Acredito que vamos estar fortes nesta última fase do campeonato", apontou, explicando ainda as saídas de Maísa Correia e Madison Haugen e a opção por não reforçar o plantel no mercado de Inverno.

"Houve oportunidade para a saída por empréstimo da Maísa, que vai ser muito boa para ela, porque vai sair da sua zona de conforto e ter espaço para competir com mais regularidade. Também a Madison acabou por sair, mas por motivos pessoais", contextualizou.

"Por outro lado, não entrou ninguém porque, neste momento, não pode entrar qualquer uma para o plantel do Sporting CP. Atendendo às possibilidades que existiam no mercado europeu, optámos por alinhar o grupo que já tínhamos, que é um grupo em que continuo a confiar muito", reforçou.

Nesse sentido, Micael Sequeira integrou Ana Laura Gonçalves e Ana Tomaz, da equipa B, na semana de trabalho, e também Charlotte Schmit treinou pela primeira vez com a equipa principal esta quinta-feira. Mantêm-se ainda indisponíveis Georgia Eaton-Collins, Ashley Barron, Joana Martins e Miri O’Donnell.

Foto Isabel Silva

Valadares Gaia FC é o adversário na meia-final da Taça da Liga

Por Sporting CP
04 Fev, 2026

Leoas disputam passagem à final fora de casa

O sorteio realizado, esta quarta-feira, ditou que a equipa feminina de futebol do Sporting CP vai ter pela frente o Valadares Gaia FC na meia-final da Taça da Liga. As Leoas jogarão como visitantes e o duelo está marcado para o dia 11 de Março (quarta-feira).

Na outra meia-final, o SCU Torreense recebe o SL Benfica. 

Por seu turno, a final da Taça da Liga está agendada para o dia 28 de Março. O Sporting CP foi finalista-vencido nas últimas duas edições desta competição (criada em 2019/2020), cujo troféu ainda não consta do palmarés verde e branco.

Foto Isabel Silva

Micael Sequeira: "O importante era passar às meias-finais da Taça da Liga"

Por Sporting CP
31 Jan, 2026

Análise ao triunfo da equipa feminina de futebol do Sporting CP sobre o Racing Power FC por 2-1

No final da partida da última jornada da fase de grupos da Taça da Liga, o treinador da equipa feminina de futebol do Sporting CP, Micael Sequeira, comentou o triunfo diante do Racing Power FC por 2-1 aos meios de comunicação do Clube.

“Objectivo cumprido. Acabámos em 1.º lugar do grupo, apesar de hoje tecnicamente ter sido um jogo difícil, principalmente a segunda parte. Na primeira parte a equipa encontrou-se, esteve bem, fez dois golos, mas depois na segunda parte, com a resposta do Racing Power FC e depois da forma como foi o golo do Racing Power FC, a equipa intranquilizou-se e tecnicamente foi um jogo difícil. O importante era alcançar este objectivo, passar às meias-finais [Taça da Liga] e a meia-final será outro jogo. Esperar pelo sorteio, preparar bem o próximo jogo frente ao SF Damaiense, da Liga e depois o embate frente ao Hammarby IF Fotbol, da UEFA Europa Cup, com seriedade e tranquilidade”.  

O técnico realçou a fiabilidade de todo o plantel Leonino e a capacidade de jogadoras menos utilizadas terem correspondido à confiança do treinador, como foram os casos das marcadoras dos golos do Sporting CP este sábado.

“Hoje tivemos a Fontemanha que já não jogava há muito tempo e teve atitude muito boa, também a Nave que não jogava há muito tempo e fez um excelente jogo, com um golo. Ficamos muito satisfeitos com isso. É uma reestruturação, uma equipa muito nova, acabamos muitos jogos com média de idade de 19 anos e isso reflecte-se em determinados momentos, impede que, se calhar, haja aquela consistência de que estamos à procura. Mas é importante contar com esta irreverência, com esta vontade, com este querer de aparecer. A equipa está a crescer nesse sentido, dando oportunidade às mais novas, criando um grupo novo, uma equipa nova, com o objectivo de preparar bem o futuro”.

O passaporte para as meias-finais da Taça da Liga é um bom estímulo para o futuro próximo, reconheceu Micael Sequeira. “Foi um objectivo que conseguimos, ajuda a motivar [apuramento para as meias-finais da Taça da Liga], as vitórias ajudam sempre muito. Sentíamos uma certa tensão hoje porque não podíamos falhar, o empate punha-nos fora e isso cria uma certa tensão e com o golo do Racing Power FC sentimos isso. Mas o importante foi conseguirmos objectivos e mentalmente continuamos fortes para preparar o próximo jogo”.       

Matilde Nave, marcadora do primeiro golo do Sporting CP frente ao Racing Power FC, deu também a leitura ao jogo que valeu o apuramento para as meias-finais da Taça da Liga. “Foi um jogo muito difícil tecnicamente. Sabemos que não foi o nosso melhor jogo, mas não faltou alma, não faltou determinação e foi isso que nos levou à passagem para as meias-finais. É sempre importante passar em 1.º do grupo e é continuar a trabalhar. Continuamos firmes”, abordando depois o sentimento por ter marcado um golo no triunfo frente ao Racing Power FC por 2-1: “Estou muito feliz, e ainda mais feliz pela vitória da equipa”.  

Foto Isabel Silva

De Nave para as meias-finais da Taça da Liga

Por Sporting CP
31 Jan, 2026

Triunfo do Sporting CP frente ao Racing Power FC por 2-1 na Taça da Liga

À ‘boleia’ de um golo de Matilde Nave e de outro de Rita Fontemanha, ambos na primeira parte, a equipa feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal apurou-se este sábado para as meias-finais da Taça da Liga, ao vencer o Racing Power FC na última jornada da fase de grupos, por 2-1.  

Dentro dos primeiros 15’, o Racing Power FC teve dois remates de relativo perigo para a baliza Leonina, mas as Leoas começaram a assentar mais o jogo e aos 15’, o Sporting CP teve uma boa ligação de meio-campo com ataque e Jeneva Gray atirou por cima da baliza do Racing Power FC.

Aos 18’, o Sporting CP colocou-se na frente do marcador, com uma excelente combinação entre Britany Raphino e Matilde Nave, com a médio ofensivo a atirar colocado, de pé esquerdo, para o golo.

Aos 31’, Depois de canto curto, Rita Fontemanha -, a capitã foi a primeira unidade de construção da equipa Leonina -atirou colocado para o 2-0, após bom toque de cabeça de Ashley Barron, com bons segundos 15 minutos do conjunto de Micael Sequeira.

Aos 42’, Catarina Realista apareceu solto à entrada da área, com o remate a sair por cima da baliza do Sporting CP. O Sporting CP saiu para o intervalo na frente, por 2-0.

No segundo tempo, as oportunidades foram escasseando, até que aos 70’, Ezekiel aproveitou uma bola ‘solta’ na área Leonina e atirou colocado para o 2-1 no marcador.

A equipa Leonina não se atemorizou e aos 74’, Britany Raphino desviou com perigo um cruzamento de Beatriz Fonseca, um pouco ao lado da baliza defendida por Natália.

O jogo estava ‘partido’, com mais espaços e Inês Gonçalves obrigou a guarda-redes do Sporting CP a uma excelente defesa para evitar novo golo da equipa visitante.

O jogo terminou com a vitória do Sporting CP sobre o Racing Power FC por 2-1, um triunfo justo das comandadas de Micael Sequeira que fecharam o grupo com oito pontos, resultantes de dois empates e de duas vitórias.       

Sporting CP: Julia Wozniak [GR], Jeneva Gray, Érica Cancelinha, Rita Fontemanha [C] (Mackenzie Cherry, 83'), Beatriz Fonseca, Cláudia Neto (Daniela Arques, 62’), Britany Raphino (Carla Armengol, 77'), Flor Bonsegundo (Carolina Santiago, 62’), Matilde Nave, Andreia Bravo (Brenda Pérez, 62’), Ashley Barron

Foto Isabel Silva

Micael Sequeira: "Queremos seguir para as meias-finais"

Por Sporting CP
30 Jan, 2026

Sporting CP recebe este sábado o Racing Power FC, às 15h00, para a Taça da Liga

A equipa feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal tem, este sábado, a perspectiva de apuramento para as meias-finais da Taça da Liga. As Leoas orientadas por Micael Sequeira recebem o Racing Power FC, a partir das 15h00, com a formação Sportinguista a somar cinco pontos por esta altura e a depender apenas de si própria para a passagem à fase seguinte. Optimismo dominou o discurso do treinador da equipa verde e branca, Micael Sequeira, em declarações aos meios de comunicação do Clube, na antevisão da partida. 

“Existe sempre aquela motivação porque é um jogo a decidir, um jogo que vai decidir o apuramento para a fase seguinte [Taça da Liga], que é um objectivo que nós temos. Claramente queremos seguir para as meias-finais e acredito que vamos estar a um bom nível amanhã”. 

O técnico sabe que, do outro lado do campo, estará uma equipa de boa qualidade. “O adversário é sempre complicado, uma equipa muito bem organizada, agora com novo treinador, também com jogadoras novas que acabaram de entrar. Há sempre aqui uma certa dúvida de como se poderão apresentar, mas independentemente de quem vá jogar, é sempre uma equipa forte, que luta bastante, uma equipa bem organizada e que procura sempre jogar, que procura sempre ter um jogo associativo e que requer da nossa parte, dentro daquilo que temos dito, ser uma equipa consistente”.

Melhorar em relação ao empate da semana anterior, na Liga, em casa do Vitória SC (0-0) tem uma evolução associada que será necessária. “Fundamentalmente corrigir a eficácia que não temos vindo a ter. Infelizmente, neste último jogo tivemos várias situações e não conseguimos marcar. Acredito que se formos mais eficazes, se soubermos aproveitar as oportunidades, vamos estar mais perto de ganhar”.

O técnico revelou que um dos aspectos em que é preciso afinar agulhas é a finalização e por isso houve muito trabalho técnico nos treinos nesse sentido. “Globalmente continuarmos a crescer como equipa, como processo. No último jogo não conseguimos ganhar porque não conseguimos concretizar e ser eficazes, mas acabámos por fazer um jogo positivo, no sentido do que temos vindo a trabalhar. O que decide no futebol são os golos e no último jogo não conseguimos. Fizemos muito trabalho individual esta semana, no sentido de transmitir essa confiança às jogadoras de forma a que, neste jogo, consigam aproveitar as oportunidades que vão ter”. 

O jogo em casa da equipa Leonina ‘pede’ também bom apoio Sportinguista nas bancadas, elemento importante num jogo que será decisivo. “É sempre importante jogar junto dos nossos adeptos, as jogadoras ficam sempre mais motivadas, a energia é sempre mais positiva, atendendo a que é um jogo decisivo de passagem à fase seguinte e também porque se estão a aproximar os jogos da UEFA Europa Cup. É um momento importante para nós, em que precisamos de sentir o apoio dos adeptos e acredito que com eles estamos sempre muito mais fortes e mais perto de ganhar”.        

Numa semana marcada por forte temporal, Micael Sequeira fez questão de deixar uma mensagem às pessoas afectadas pelo mau tempo. “Uma palavra principalmente para as pessoas na zona de Leiria, que tem muitos Sportinguistas, em especial para eles, que voltem a recuperar as melhores condições”.

No boletim clínico do Sporting CP e impedidas de poder defrontar o Racing Power FC estão Telma Encarnação, Georgia Eaton-Collins, Joana Martins, Carolina Pimenta e Miri O´Donnell.

Foto FPF

Nulo em Guimarães

Por Sporting CP
24 Jan, 2026

Leoas empatam sem golos em casa do Vitória SC

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou sem golos, este sábado, na deslocação ao reduto do Vitória SC para a décima jornada da Liga.

As Leoas contaram com as melhores oportunidades da partida, começando pelo remate de longe de Daniela Arques para defesa de Tiffany Sornpao aos 5'. Pouco depois, e assistida por Cláudia Neto, foi a vez de Flor Bonsegundo dar trabalho à guarda-redes das minhotas.

Do outro lado, aos 14', Sara Brasil cabeceou para boa defesa de Anna Wellmann, enquanto Andreia Bravo, aos 27', atirou para nova intervenção de Tiffany Sornpao. Pouco depois, Anna Wellmann negou o golo a Mia Foster com muita qualidade.

Até ao intervalo, destaque para mais uma investida verde e branca, desta feita por Cláudia Neto e, de novo, para as mãos da guardiã visitada.

O Sporting CP podia ter facturado no início da segunda metade, mas o cabeceamento de Brittany Raphino, após livre de Andreia Bravo, saiu ligeiramente ao lado. A avançada juntou-se, aos 63', a Flor Bonsegundo nas primeiras alterações, tendo dado lugar a Ana Capeta e Carolina Santiago.

Mais tarde, já com Carla Armengol e Matilde Nave em campo (saíram Cláudia Neto e Andreia Bravo), foi a vez de Beatriz Fonseca, de longe, atirar para boa defesa de Tiffany Sornpao.

Nos instantes finais, pouco depois da troca de Daniela Arques por Samara Lino, o Sporting CP ficou ainda mais perto do 0-1 quando Ana Capeta, servida por Jeneva Gray, acertou no poste. No entanto, o nulo prevaleceu.

As Leoas vão, agora, receber o Racing Power FC para a Taça da Liga.

Sporting CP: Anna Wellmann [GR], Beatriz Fonseca, Mackenzie Cherry, Ashley Barron, Érica Cancelinha, Andreia Bravo (Matilde Nave, 72'), Daniela Arques (Samara Lino, 90'), Cláudia Neto [C] (Carla Armengol , 72'), Jeneva Gray, Flor Bonsegundo (Carolina Santiago, 63') e Brittany Raphino (Ana Capeta, 63').

Foto Isabel Silva

Micael Sequeira: "Temos de ser o melhor Sporting CP"

Por Sporting CP
23 Jan, 2026

Técnico antecipou a deslocação a Guimarães, agendada para este sábado (15h00)

A equipa feminina de futebol do Sporting CP desloca-se este sábado a Guimarães para defrontar o Vitória SC, em jogo relativo à 10.ª jornada da Liga, marcado para as 15h00. Em antevisão à partida, Micael Sequeira sublinhou que a equipa atravessa um momento de crescimento, sustentado não apenas pelos recentes resultados positivos, mas sobretudo pela consolidação do processo de jogo.

"A equipa está, sem dúvida, a melhorar bastante. Neste último mês estamos a evoluir em termos de jogo. O processo está cada vez mais assimilado e as jogadoras estão a reagir bem. A equipa está a enquadrar-se finalmente", elogiou o treinador verde e branco, lembrando, no entanto, a exigência do desafio que se segue.

"Vamos ter um jogo extremamente difícil, com um adversário que já nos retirou pontos aqui em casa e queremos rectificar", disse Micael Sequeira, consciente de que jogar em Guimarães, frente a um adversário tradicionalmente forte no seu terreno e igualmente embalado por bons resultados, obrigará as verdes e brancas a superar-se.

"É uma equipa muito perigosa, sobretudo a jogar em casa. Acabou de ganhar ao SC Braga e de passar às meias-finais da Taça de Portugal, está num bom momento e vai jogar galvanizada pelos adeptos, num ambiente sempre agressivo e irrequieto. Requer da nossa parte ser o melhor Sporting CP", atirou.

Assim, Micael Sequeira aponta a atitude como o fator decisivo para sair da cidade-berço com os três pontos. "Acima de tudo, precisamos de querer ganhar e de querer ser mais fortes do que o adversário. Temos de ser mais reactivos, ganhar os duelos individuais. Tudo começa aí, com a preparação mental de cada jogadora. Se formos mais fortes em atitude, chegarmos primeiro e pensarmos mais rápido, acredito que a nossa qualidade venha ao de cima", antecipou.

O momento positivo coincide também com uma fase de maior estabilidade física no plantel, ainda que nem todas as jogadoras estejam ainda disponíveis para esta jornada. Telma Encarnação, Georgia Eaton-Collins, Joana Martins, Carolina Pimenta e Miri O’Donnell não vão viajar com a equipa - num contexto que, contudo, Micael Sequeira valoriza.

"A equipa está bem fisicamente, felizmente não temos tido lesões. Estamos com um grupo mais compacto e reduzido, porque saiu gente, e isso ajuda a criar uma dinâmica positiva. Toda a gente está mais próxima de jogar, toda a gente sente que pode ser opção, e essa é a grande arma quando os plantéis são mais curtos", reforçou.

E com nove jogos ainda por disputar na segunda volta, o foco de Micael Sequeira e das suas Leoas está bem definido. "Temos de ir atrás dessa motivação individual e colectiva. Temos nove jogos para ganhar, um de cada vez. Queremos ganhar os nove, mas sabemos que temos de ser constantes e mais consistentes, dar sequência a este bom momento. É isso que vamos procurar", rematou.

Foto Isabel Silva

Vitória expressiva na Taça da Liga

Por Sporting CP
16 Jan, 2026

Triunfo da equipa feminina do Sporting CP em casa do SF Damaiense por 1-6, com três golos em cada parte

A equipa feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu esta sexta-feira o SF Damaiense, fora de portas (Estádio do Algarve), por 1-6, na 3.ª jornada da fase de grupos da Taça da Liga.

O Sporting CP passa a somar cinco pontos, correspondentes a dois empates e uma vitória, a desta sexta-feira, num jogo em que o 'rugido das Leoas' na primeira parte foi desde logo importante, com três golos marcados em 45’ – um de Britanny Raphino, aos 20’, de grande penalidade, por falta na área sobre Beatriz Fonseca, o 0-2 num autogolo após pontapé de canto marcado por Andreia Bravo, com pouco mais de meia hora de jogo e o 0-3, num grande golo de Andreia Bravo, em remate colocado na área, depois de assistência de Carolina Santiago, aos 44’.

O Sporting CP assinou exibição segura e dominadora, sem dar grandes veleidades ao SF Damaiense e por isso foi com toda a naturalidade que as Leoas marcaram três golos em 45’, a darem correspondência ao ascendente Sportinguista no marcador, com outros bons lances, como um logo aos 3’, a partir da direita com remate de Cláudia Neto, por cima da baliza e de Britanny Raphino, aos 35’, já com o resultado em 0-1, num remate da ponta-de-lança ligeiramente ao lado da baliza da equipa da casa.  

Mais três golos no segundo tempo no jogo 200 de Ana Capeta

No segundo tempo, o Sporting CP continuou quase sempre instalado no meio-campo adversário, mas foi o SF Damaiense a reduzir, aos 62’ para 1-3, num grande remate de fora da área de Lícia Cruz, a surpreender a guarda-redes Leonina, Julia Wozniak.

Carla Armengol, num bom remate de pé esquerdo de fora da área, quase fez o 1-4, negado por uma grande defesa da guarda-redes da equipa da casa. A diferença de três golos no marcador seria, contudo, reposta e posteriormente aumentada.

Ana Capeta, entrada nos últimos dez minutos, marcou o 1-4, da primeira vez em que tocou na bola, em recarga a remate forte de Carla Armengol. Um momento importante para a jogadora Leonina, que esta sexta-feira completou 200 presenças ao serviço do Clube.

O Sporting CP ‘espreitou’ o 1-5, a guarda-redes da equipa da casa, Mariana Fernandes, ainda evitou uma oportunidade, mas o quinto golo surgiu mesmo por Flor Bonsegundo em cima dos 90’, com as Leoas a marcarem, ainda, o sexto golo, quase a seguir, num vistoso chapéu de Carla Armengol, já em tempo de compensações.

Triunfo justo e de nota alta do Sporting CP (1-6), que passa a somar oito golos marcados e três sofridos no grupo B da Taça da Liga, um registo no goal-average que também pode ser importante nas contas finais do apuramento.

Sporting CP: Julia Wozniak [GR], Jeneva Gray, Érica Cancelinha, Carolina Santiago (Ana Capeta, 81’), Daniela Arques (Flor Bonsegundo, 66’), Beatriz Fonseca, Cláudia Neto [C] (Carla Armengol, 66’), Britanny Raphino (Samara Lino, 66’), Mackenzie Cherry, Andreia Bravo (Matiilde Nave, 66’), Ashley Barron

Páginas

Subscreva RSS - Futebol Feminino