Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto Isabel Silva

Pedro Pontes: "Temos de crescer com isto"

Por Sporting CP
02 Nov, 2025

Técnico considerou que faltou "inspiração" na finalização

Após o 1-1 diante do Casa Pia AC, Pedro Pontes, treinador da equipa sub-17 de futebol do Sporting CP, fez o rescaldo da partida.

"Foi uma primeira parte dentro da dinâmica que temos tido na produção e volume de jogo e demos também a oportunidade a alguns jogadores que não tinham jogado tanto para darem o seu contributo. No início do jogo fomos a equipa que costumamos ser, mas o golo do Casa Pia AC deixou-nos algo intranquilos. Temos de crescer nisso, não nos podemos deixar abalar e temos de ir à procura. Até ao intervalo não conseguimos criar oportunidades suficientes", atentou, realçando que na segunda parte "o jogo foi diferente" e para melhor.

"Fizemos alterações, fomos mais acutilantes, procuramos mais vezes o jogo exterior e criamos mais oportunidades e uma delas deu golo. Em termos de acreditar, ter 'coração' e ser resiliente, tudo isso esteve lá, mas faltou-nos alguma inspiração na finalização. Uma equipa que faz 21 remates contra 4 do adversário tem por obrigação ganhar o jogo", sublinhou o técnico.

"Temos de crescer com isto para dar uma resposta já no próximo jogo", acrescentou.

Depois, o lateral Francisco Cabeçana também abordou o empate caseiro. "Entramos fortes e tivemos oportunidades para fazer o golo, não conseguimos e num contra-ataque marcou o Casa Pia AC. Podíamos ter feito melhor nesse momento, mas vamos ver o que aconteceu e melhorar. Depois tivemos de ter mais bola e criar oportunidades, algo que não conseguimos fazer tão bem", resumiu, por sua vez.

O jovem jogador considerou também que este resultado frente ao último classificado deve servir de alerta para a equipa, apesar do excelente momento de forma que os jovens Leões atravessavam - três vitórias volumosas consecutivas. "Este campeonato é muito competitivo e hoje tivemos a prova. Temos de ser mais consistentes, porque estávamos num momento muito bom. Temos de estar alerta e continuar a fazer o nosso trabalho", apontou, por fim, Francisco Cabeçana.

Foto Isabel Silva

Reacção verde e branca só valeu um ponto amargo

Por Sporting CP
02 Nov, 2025

Sub-17 mereceram mais frente ao Casa Pia AC (1-1)

No Estádio Aurélio Pereira, a equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou 1-1 com o Casa Pia AC, este domingo de manhã, na partida da 11.ª jornada da série Sul do Campeonato Nacional do escalão.

Foi um duelo de pólos opostos, entre primeiro e último classificado, mas um golo precoce dos visitantes e as dificuldades dos jovens Leões para responder ‘rasgaram’ esse guião. Os juvenis do Sporting CP acabariam por merecer muito mais deste duelo, contudo mesmo o empate só foi garantido na recta final por Leonardo Paulin.

E foi a dominar e a ameaçar – com vários remates enquadrados nos primeiros instantes - que a formação verde e branca entrou no encontro, porém ao Casa Pia AC bastou apanhar os jovens Leões em contrapé por uma vez e, aos sete minutos, fez-se com a liderança no marcador.

Daqui em diante, o jogo tornou-se mais incaracterístico e demasiado dividido para os interesses do Sporting CP, que por largos minutos sentiram dificuldades para criar situações de golo. Ora, as melhores chegaram já a caminho do intervalo, embora sem efeitos prácticos. José Lino, de fora da área, atirou ao lado e, mais tarde, Lewis Dawley entrou na área e, em força, acertou com estrondo no poste.

Em busca de desbloquear a necessária reacção verde e branca para mudar o 0-1 que vigorou na primeira parte, ao intervalo o treinador Pedro Pontes lançou Leonardo Paulin e os juvenis do Sporting CP elevaram a sua produção ofensiva, rondando constantemente a baliza adversária. O extremo recém-entrado dispôs logo de duas oportunidades – uma das quais flagrante mas mal finalizada – e David Almeida, por seu turno, só não apontou o empate porque o guardião Francisco Pinto opôs-se com uma excelente defesa.

De imediato, Pedro Pontes apostou numa tripla ‘cartada’ com as entradas de Henrique Tavares, Francisco Simões e Manuel Costa e, pouco depois, introduziu também Vítor Conceição. Pelo meio, no entanto, houve tempo para um susto, porque o Casa Pia AC ficou perto de aproveitar um canto para voltar a marcar.

O ímpeto verde e branco até esfriou nesta fase, mas foi quando finalmente os jovens Leões conseguiram responder na corrida contra o tempo e a desvantagem no marcador. Aos 82 minutos, um grande trabalho de Vítor Conceição sobre a esquerda originou a cabeçada certeira de Leonardo Paulin para o mais do que justificado empate.

E um ponto foi a recompensa alcançada, embora demasiado magra dado o esforço de uma formação verde e branca que ‘carregou’ até ao fim, mas sem sucesso para ir mais além.

Ainda assim, o Sporting CP, que vinha de goleadas atrás de goleadas e vencia há três jogos, continua na liderança da classificação, agora com 24 pontos, uma vez que o SL Benfica perdeu em casa com o Real SC (1-2) e mantém-se com 22. Por sua vez, o Casa Pia AC, último classificado, interrompeu uma série de sete derrotas consecutivas e voltou a pontuar (quatro pontos).

Na próxima jornada, a equipa sub-17 do Sporting CP visita o SC Farense.

Sporting CP: Guilherme Fortunato [GR], Salvador Fortuna (Henrique Tavares, 60’), Mário Almeida [C], Alexandre Rosado, Francisco Cabeçana, Rodrigo Nogueira (Francisco Simões, 60’), Leonardo Varela, José Lino (Manuel Costa, 60’), David Almeida (Vítor Conceição, 69’), Lewis Dawley (Leonardo Paulin, 46’), Martim Ribeiro

Foto Sérgio Martins

Goleada das antigas em casa do Vitória FC

Por Sporting CP
25 Out, 2025

Juvenis triunfam por uns claros 1-9

A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e goleou, este sábado, o Vitória FC por 1-9 na décima jornada da série Sul do Campeonato Nacional.

A primeira parte dos Leões foi avassaladora. Duarte Tomás inaugurou o marcador e viu Sandro Ferreira apontar o 0-2 antes de bisar para o 0-3 à meia-hora de jogo.

Logo a seguir, Mário Almeida também facturou e Sandro Ferreira protagonizou dois golos em dois minutos, aumentando a contagem para 0-6. Até ao intervalo, ainda houve tempo para mais dois tentos: Afonso Marques e Diego Farinha colocaram a bola no fundo das redes e o placard assinalava 0-8 com 45 minutos jogados.

Com o encontro resolvido, o Sporting CP ainda chegou ao 0-9 (Alexandre Rosado aos 52') e o Vitória FC, a 15 minutos do fim, conseguiu o golo de honra e fechou as contas em 1-9.

Na próxima jornada, o Sporting CP recebe o Casa Pia AC.

Onze inicial do Sporting CP: Afonso Redondo [GR], Paulo Rodrigues, Mário Almeida, Alexandre Rosado, Francisco Cabeçana [C], Rodrigo Nogueira, Diego Farinha, Francisco Simões, Sandro Ferreira, Afonso Marques e Duarte Tomás.

Foto Isabel Silva

Sub-17 goleiam em Coimbra

Por Sporting CP
19 Out, 2025

Leões venceram a Académica de Coimbra por 0-4

A equipa de Sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu, este domingo, a Académica de Coimbra por 0-4, em jogo da nona jornada da primeira fase do Campeonato Nacional de Juvenis. A formação orientada por Pedro Pontes assinou uma exibição segura e dominadora, com 26 remates contra apenas quatro, números que traduzem de forma natural a goleada.

Depois de um primeiro tempo de menor pontaria, o Sporting CP inaugurou o marcador aos 51 minutos por Sandro Ferreira, após assistência de Mário Almeida. A vantagem deu confiança à equipa verde e branca, que voltou a marcar aos 66 minutos, com Diego Farinha a finalizar uma boa jogada iniciada por Leonardo Varela.

Três minutos depois, o mesmo Diego Farinha bisou, elevando o resultado para 0-3, e já perto do apito final, aos 89 minutos, João Guerra fechou as contas, confirmando uma vitória convincente para os Juvenis Leoninos.

Com este resultado, o Sporting CP reforça a liderança da série e visita agora o Vitória FC, às 15h00 do dia 25 de Outubro.

Onze inicial do Sporting CP: Valdir Nascimento [GR], Salvador Fortuna, Mário Almeida, Alexandre Rosado, Francisco Cabeçana, Francisco Simões [C], Diego Farinha, Leonardo Varela, Sandro Ferreira, Rafael Fial e David Almeida. Treinador: Pedro Pontes.

Foto Isabel Silva

Regresso categórico às vitórias

Por Sporting CP
04 Out, 2025

Sub-17 golearam o SCU Torreense (5-0)

A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o SCU Torreense por 5-0, este sábado de manhã, na oitava jornada da série Sul do Campeonato Nacional do escalão.

Depois de três jogos sem vencer (dois empates e uma derrota), os juvenis Leoninos deram uma resposta inequívoca ao golear num jogo que dominaram do início ao fim. Martim Ribeiro (‘bis’), Henrique Tavares, Duarte Tomás e Francisco Simões foram os autores dos golos.

Assim, o Sporting CP mantém-se na liderança da prova, agora com 17 pontos, embora os perseguidores SL Benfica e Real SC tenham um jogo a menos.

E não podia ter sido mais eficaz a entrada Leonina no Estádio Aurélio Pereira: com apenas cinco minutos decorridos, Paulo Rodrigues incorporou-se ao ataque e cruzou com precisão para um cabeceamento mortífero de Martim Ribeiro na área que valeu o 1-0. Seria o início perfeito.

Seguiu-se uma reacção esforçada do SCU Torreense, mas o verdadeiro perigo teve sempre tons de verde e branco, como demonstrou uma incursão de José Garrafa pela direita que terminou com um remate que saiu muito perto do poste.

Já à passagem da meia hora de encontro, a eficácia do Sporting CP voltou a ser total e, em dois minutos, ‘disparou’ no marcador com dois golos de rajada. Depois de o lateral Henrique Tavares ter aproveitado uma má abordagem defensiva adversária para aumentar a vantagem, Martim Ribeiro revelou, de novo, toda a sua frieza e não perdoou um cara-a-cara para ‘bisar’ e fazer o 3-0. Um golpe afirmativo na partida e numa equipa da zona Oeste - com apenas uma vitória na época e seis pontos amealhados - que ficou desde logo com vida muito dificultada em Alcochete.

Até ao intervalo, o marcador não sofreu alterações, mas Afonso Marques e Martim Ribeiro dispuseram de ocasiões soberanas para o fazer. No entanto, o 4-0 seria apenas uma questão de tempo, e decorridos quatro minutos da segunda parte - já com Francisco Cabeçana e Vítor Conceição em campo - o capitão Duarte Tomás concretizou-o com um violento pontapé cruzado para o fundo das redes.

E foram os jovens Leões a continuar a escrever a história do encontro. Depois de o guarda-redes Valdir Nascimento, em estreia na baliza verde e branca, ter feito a sua primeira defesa com uma excelente intervenção – com o pé -, a insistência de Francisco Simões resultou no 5-0 final, apontado com um remate rasteiro. Um resultado avolumado, mas até final não faltaram oportunidades para o dilatar ainda mais.

Garantidos os três pontos com uma exibição categórica em casa, na próxima jornada a equipa sub-17 do Sporting CP visita a A. Académica de Coimbra.

Sporting CP: Valdir Nascimento [GR], Paulo Rodrigues (Francisco Cabeçana, 46’), Mário Almeida, Alexandre Rosado, Henrique Tavares, Rodrigo Nogueira (Guilherme Figueiredo, 65’), Francisco Simões, Afonso Marques (Sandro Ferreira, 57’), José Garrafa (Vítor Conceição, 46’), Duarte Tomás [C], Martim Ribeiro (José Lino, 57’)

Foto Sérgio Martins

Pedro Pontes: "Temos de provar nestes jogos que somos a melhor equipa"

Por Sporting CP
26 Set, 2025

Juvenis medem forças com o SL Benfica este sábado (15h)

A equipa de futebol sub-17 do Sporting Clube de Portugal desloca-se este sábado ao Seixal para, a partir das 15h00, defrontar o SL Benfica em encontro invertido da 16.ª jornada do Campeonato Nacional. 

Os jovens Leões, que lideram a Série Sul, procuram regressar às vitórias após o desaire por 2-1 frente ao Real SC e, em antevisão, o treinador Pedro Pontes começou por destacar a consistência da equipa desde o arranque da temporada.

“Quero realçar o nível de consistência da nossa equipa, a nível de resultados, desde que iniciámos a época. Não estamos satisfeitos com o resultado da última jornada, obviamente, mas temos de olhar em profundidade para o que foi o jogo”, começou por dizer, em declarações aos meios verdes e brancos, antes de analisar a partida em detalhe. 

“Nos primeiros 25 minutos criámos um fluxo ofensivo muito elevado e muitas oportunidades de golo. Ao longo do tempo caímos na intensidade e o jogo pareceu mais equilibrado, mas a verdade é que fizemos 483 passes contra 113 do adversário e tivemos 89% de eficácia no passe e recepção”, explicou, apontando depois aquilo que falhou.

“O resultado caiu muito na nossa ineficácia: rematámos 19 vezes e só fizemos um golo. Mas, mesmo quando não marcamos, não podemos perder os nossos valores: atitude competitiva, agressividade a defender e ambição de atacar a baliza. Fica sobretudo essa aprendizagem e a capacidade de olharmos para o jogo de outra maneira”, acrescentou ainda, virando depois as agulhas para o dérbi no Seixal.

No confronto com as águias, o técnico perspectiva um encontro com fases distintas, pelo que a capacidade de leitura da equipa será determinante para um bom desfecho. 

“O jogo terá diversos momentos. Momentos em que as equipas vão acabar por se expor mais e haverá espaço para ferir o adversário, e é aí que temos de ser muito inteligentes na forma como vamos atacar a baliza do adversário, e momentos onde as equipas se vão equivaler. São conjuntos com muita qualidade, jogadores de Selecção Nacional com experiência em contexto de jogo grande. Por isso, temos de estar preparados, estrategicamente e mentalmente, para nos superiorizarmos nesses vários momentos”, afirmou. 

Pedro Pontes garantiu ainda que jogar ‘fora de portas’, já que este será o terceiro jogo consecutivo longe de casa para os jovens Leões, não muda a identidade competitiva da equipa.

“Não vamos mudar a nossa maneira de ser e de estar, até porque os princípios do Sporting CP a isso nos obrigam. O compromisso desde o início da época foi jogar um futebol ofensivo, querer dominar, e se queremos ser a melhor equipa do campeonato temos de o provar nestes jogos. O importante nem sempre é ganhar, mas querer ganhar sempre é”, rematou.

Já Martim Almeida destacou o carácter de aprendizagem da última jornada, ao mesmo tempo que projectou com ambição o dérbi frente às águias. 

“Temos de retirar que foi um jogo de aprendizagem. Não conseguimos ser consistentes do início ao fim, mas entrámos bem e, nos primeiros 25 minutos, fomos melhores do que o adversário. Faltou também eficácia, apesar de termos conseguido uma boa taxa de passe”, sublinhou num primeiro momento, olhando depois para a visita ao eterno rival. 

“Será um jogo competitivo, onde as duas equipas vão querer ganhar. Apesar de o SL Benfica ser o melhor ataque, nós também somos a melhor defesa e vamos jogar para ganhar”, garantiu, mostrando-se motivado para o dérbi.

“É um jogo especial, que toda a gente quer jogar. No início existe alguma ansiedade, mas quando a bola rola desaparece. Ao longo do tempo vamos crescendo como jogadores e isso prepara-nos para jogos competitivos como este”, atirou o médio, frisando ainda que a equipa “está preparada para qualquer tipo de ambiente ou de adversário”, rematou.

Foto Sérgio Martins

Desaire nos instantes finais

Por Sporting CP
21 Set, 2025

Derrota dos sub-17 em casa do Real SC por 2-1

A equipa de sub-17 do sporting Clube de Portugal perdeu por 2-1 no terreno do Real Sport Clube, em partida da 6.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional do escalão.  

Um jogo marcado por 20 minutos finais adversos para a equipa Leonina, que esteve em vantagem, com um golo aos 62 minutos, marcado por Guilherme Varela, com assistência de Afonso Marques

Aos 70’, o Real SC empatou a um golo, aos 77’, registou-se a expulsão de Francisco Cabeçana – lateral da equipa Leonina - e a um minuto para o final, a equipa da casa deu a volta ao marcador e conquistou os três pontos.

Sporting CP (onze inicial): Afonso Redondo [GR], Paulo Rodrigues, Guilherme Varela, Alexandre Rosado, Francisco Cabeçana [C], Rodrigo Nogueira, José Garrafa, Francisco Simões, Martim Ribeiro, José Lino, Duarte Tomás.    

Foto Sérgio Martins

Sub-17 empatam em Alverca

Por Sporting CP
14 Set, 2025

Igualdade a zero, em jogo que teve desperdício da formação Leonina

A equipa de sub-17 do Sporting Clube de Portugal empatou este domingo a zero, em casa do FC Alverca, em partida da 14.ª jornada (invertida) do Campeonato Nacional do escalão.

Um jogo em que os comandados de Pedro Pontes tiveram várias oportunidades nos 90 minutos, mas ficou a faltar melhor finalização à equipa verde e branca, que somou oportunidades, as quis justificavam outro resultado para o Sporting CP, pese embora os esforços ofensivos da equipa, em lances sucessivos.

As substituições operadas no segundo tempo também ajudaram a equipa Leonina a aproximar-se do golo, mas as tentativas de Afonso Marques e de Martim Ribeiro não levaram a direcção desejada pela formação verde e branca e que seria justo premio para a iniciativa de jogo da equipa de Pedro Pontes, num jogo geralmente de sinal mais do Sporting CP.

Sporting CP: Afonso Redondo [GR], Salvador Fortuna (Henrique Tavares, 66’), Mário Almeida, Guilherme Varela, Francisco Cabeçana [C], Rodrigo Nogueira (Francisco Simões, 77’), David Almeida (José Garrafa, 46’), Leonardo Varela, Manuel Costa (Martim Ribeiro, 58’), José Lino (Afonso Marques, 46’), Duarte Tomás

Foto Sérgio Martins

Pedro Pontes: "Satisfeito com o patamar de exigência que os jogadores colocaram"

Por Sporting CP
06 Set, 2025

Rescaldo ao triunfo da equipa de sub-17 do Sporting CP na 3.ª jornada

Após o triunfo da equipa de sub-17 do Sporting Clube de Portugal diante do SC Farense, por 3-0, o técnico da equipa Leonina, Pedro Pontes, fez a análise da partida para os meios de comunicação do Clube.  

“Mais uma vez, reforçar a forma como entrámos no jogo. É o terceiro jogo consecutivo para o campeonato em que marcamos antes dos dez minutos e esse é um sinal importante que a equipa está a dar ao jogo, está a dar na forma como entra compenetrada e concentrada. Na primeira parte, depois do golo, entrámos num jogo mais confuso, sobretudo por alguma displicência em algumas acções técnicas e isso é algo que não pode acontecer. Temos de manter a concentração, manter o foco e sobretudo não ser displicente naquilo que nos dá mais qualidade ao jogo, que são as acções técnicas”, para depois dar a opinião sobre os segundos 45 minutos:

“Corrigimos o que tínhamos de corrigir ao intervalo do ponto de vista técnico e táctico, pedimos aos jogadores que o patamar de exigência fosse elevado, fosse aumentado e eles responderam bem, fizeram uma boa segunda parte, triplicámos o número de cruzamentos, fizemos quase o dobro de remates que tínhamos feito na primeira parte e isso deu sequência a mais oportunidades de golo. Criámos mais oportunidades, suficientes para que o resultado fosse mais dilatado, mas estamos sobretudo satisfeitos com o patamar de exigência que os jogadores colocaram, a intensidade e dar também os parabéns a quem veio do banco, porque conseguiram manter a energia da equipa e isso é o que esperamos de todos os jogadores, que é estarem sempre preparados para entrarem em qualquer momento”.

O técnico valorizou ainda mais um jogo sem sofrer golos da equipa de sub-17 do Sporting CP. “Tem a ver com a forma como estamos organizados, com a forma como pressionamos, mas sobretudo com a forma como queremos que a nossa equipa seja dominadora em meio-campo ofensivo. Se formos dominadores em meio-campo ofensivo estamos mais longe da nossa baliza e isso faz com que possamos recuperar a bola, mesmo quando a perdemos, em zonas mais altas e ter menos oportunidades criadas pelo adversário, que hoje não nos criou praticamente nenhuma oportunidade de golo. Mérito dos jogadores pela forma como conseguiram sair a jogar com qualidade, com assertividade e mérito também de toda a equipa que lutou por esse objectivo de não sofrer golos. Continuamos nessa senda e é assim que queremos continuar”.

Sobre a série de quatro vitórias consecutivas no campeonato, que se alarga para nove, se lembrarmos a vitória num torneio internacional de pré-época na China, Pedro Pontes realçou. “No total temos nove [vitórias], contando com o torneio que fizemos na China. São nove vitórias que nos dão confiança, mas é sobretudo reflexo do trabalho que fazemos semanalmente, mas não podemos dar nada como garantido, até porque a época é longa. Temos de continuar a trabalhar, manter os nossos níveis de intensidade e exigência e sobretudo, sermos os nossos próprios adversários, porque quando somos os nossos próprios adversários, acabamos por ter de nos superar a nós mesmos e superar os adversários no fim-de-semana”.

Quanto à integração dos reforços na equipa Leonina, Pedro Pontes vincou. “Tem sido uma adaptação normal, dentro do projecto desportivo que nós temos para eles [jogadores]. Obviamente que quando chegamos de novo temos de provar, não só o nosso valor, mas a capacidade de saber estar dentro de uma equipa, é isso, que temos feito. Temos dado oportunidade aos jogadores que chegaram de se conseguirem estrear e hoje foi o que aconteceu. Mais dois jogadores que fizeram o primeiro jogo oficial pelo Clube [Guilherme Varela e Leonardo Paulin], mais virão, mais jogadores temos para estrear e o mais importante para nós é que todos contam. Eles têm de lutar pelo seu espaço e lutando pelo seu espaço, vão ter as suas oportunidades”.

Guilherme Varela, central que fez o primeiro jogo oficial pelo Sporting CP, falou também aos meios de comunicação do Clube para analisar o triunfo por 3-0 frente ao SC Farense. “Entrámos com o foco de ganhar o jogo, metemos a bola a andar. Na segunda parte foi pedido que fizéssemos mais rupturas, mais cruzamentos, impusemos isso, eles tiveram de entrar no nosso jogo e garantimos a vitória”.

Sobre a estreia pelo Sporting CP, referiu. “Estou muito orgulhoso, era um sonho estrear-me com esta camisola e com uma vitória, ainda mais a titular, estou muito feliz”, agradecendo ainda pela rápida integração no Clube: “Senti-me sempre integrado, tenho sempre alguém como apoio”.   

Foto Sérgio Martins

Sub-17 só sabem ganhar

Por Sporting CP
06 Set, 2025

Triunfo dos comandados de Pedro Pontes por 3-0 frente ao SC Farense

A equipa de sub-17 do Sporting Clube de Portugal venceu o SC Farense por 3-0, na 3.ª jornada da série Sul do campeonato nacional do escalão, em jogo realizado no Estádio António Almeida Correia, em Alcochete.

Foi a quarta vitória em outros tantos jogos realizados pela equipa verde e branca, que já disputou a 13.ªjornada (invertida, diante do GD Estoril Praia).  

Antes do apito inicial, foi cumprido um minuto de silêncio pelas vítimas do acidente no elevador da Glória, em Lisboa.

Aos três minutos, o Sporting CP inaugurou o marcador, através de José Lino, que encostou para a baliza uma excelente arrancada individual na esquerda de Duarte Tomás, que com uma magnífica iniciativa fez mais de meio golo.

Aos oito minutos e na sequência de uma excelente entrada em jogo da equipa Leonina, Francisco Cabeçana, após muito boa combinação com Duarte Tomás, flectiu para o lado direito, com o remate de pé esquerdo a sair ligeiramente ao lado da baliza do SC Farense.

Foi um início em excelente estilo dos comandados de Pedro Pontes. Aos 13 minutos, Manuel Costa perdeu uma fracção de segundo na área e gorou-se a possibilidade do 2-0, em nova combinação de muita qualidade da formação do Sporting CP.

O SC Farense tinha dificuldades para contrariar o jogo criativo e apoiado da equipa do Sporting CP.

Aos 23 minutos, José Lino, isolado por David Almeida – muito bons pormenores do extremo esquerdo que jogou pela direita – atirou ao lado da baliza da equipa algarvia.

Num jogo de sentido único e com muito boa circulação de bola da equipa do Sporting CP em vários momentos do jogo, David Almeida continuava a ser um ‘quebra-cabeças’ para a defesa algarvia, mas os remates continuavam a não ter a direcção mais desejada – a carência da equipa verde e branca nos primeiros 45 minutos.

Quando isso aconteceu, o guarda-redes do SC Farense também foi evitando o avolumar do marcador para a equipa de Pedro Pontes.

Ao intervalo, o Sporting CP vencia o SC Farense por 1-0, resultado muito curto para o intenso domínio verde e branco na partida, perante uma equipa algarvia que ficou um pouco mais ambiciosa no ataque nos últimos minutos do primeiro tempo.

Nos segundos 45 minutos, o Sporting CP continuou a patentear superioridade, mas sem concretizar nos instantes iniciais. Aos 47’, Manuel Costa isolado por passe a rasgar de Rodrigo Nogueira (boa entrada do médio centro no segundo tempo), não ultrapassou a oposição do guarda-redes do SC Farense.  

Aos 55’, Guilherme Varela, central da equipa Leonina em estreia no Sporting CP em competições oficiais com jogo de qualidade, quase marcava na sequência de um pontapé de canto e logo a seguir, o 2-0, num magnífico remate de Duarte Tomás, de pé direito, perto do ângulo, após assistência de qualidade de Mário Almeida. Um golo de excelente execução de Duarte Tomás, a premiar uma exibição virtuosa do extremo Leonino.

Aos 63’, depois de novo grande trabalho de Duarte Tomás, Manuel Costa, na área, atirou de pé esquerdo para defesa de João Sancho, o melhor jogador da equipa do SC Farense no jogo.   

Aos 79’ e no seguimento de um pontapé de canto curto, Leonardo Varela (exibição de energia contagiante de bom futebol do médio) fez o 3-0, de cabeça, na área, a dar ainda uma expressão mais justa ao bom futebol e exibição dos comandados de Pedro Pontes, que continuam num óptimo arranque de temporada. 

Sporting CP: Afonso Redondo [GR], Salvador Fortuna (Henrique Tavares, 64’) Mário Almeida, Guilherme Varela, Francisco Cabeçana, João Guerra (Rodrigo Nogueira, 46’), David Almeida (Rafael Fial, 64’) Leonardo Varela, Manuel Costa, José Lino (Vítor Conceição, 46’), Duarte Tomás [C] (Leonardo Paulin, 75’). 

Páginas

Subscreva RSS - Juvenis