Forte reacção valeu três pontos em Guimarães (1-3)
A equipa masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal deslocou-se a Guimarães, este sábado, para bater o Vitória SC por 1-3 no duelo da 15.ª jornada da primeira fase da Liga.
Depois de uma entrada forte, os Leões foram obrigados a recompor-se de um segundo set exigente e imprevisível, mas responderam de forma inequívoca para sair de Guimarães com mais três pontos, a 14.ª vitória consecutiva e a liderança da Liga intacta (43 pontos).
Perante um Vitória SC no oitavo lugar e que vinha de duas vitórias consecutivas, o set inaugural abriu com muito equilíbrio, mas foi o Sporting CP a conseguir ‘descolar’ com um primeiro ascendente até ao 9-14. Na esforçada resposta vimaranense, a margem chegou a encurtar-se para apenas dois pontos (16-18), mas a liderança verde e branca não saiu abalada – bem pelo contrário.
Com muita solidez, os Leões arrancaram de imediato um parcial de 0-4 (16-22) e desfizeram praticamente a esperança do Vitória SC neste primeiro set. Um bloco fechou as contas em 17-25 e deu o melhor início possível aos comandados de João Coelho em Guimarães.
Já no set seguinte, a equipa da casa mostrou-se bem viva e mais eficiente no ataque: começou por cima (7-3 e 9-5) e nem a imediata reacção verde e branca (9-9 e 12-12) quebrou o ímpeto do Vitória SC, que chegou a liderar por 16-12 e 20-17.
Em desvantagem na recta final do parcial, os Leões até conseguiram reduzir a diferença logo para apenas um ponto (20-19), mas daqui em diante os vitorianos erraram menos e com o 24-21 colocaram-se numa posição privilegiada, mas não foi suficiente para já.
À boleia da potência de Edson Valencia – acabou com 17 pontos - desde a linha de serviço, o Sporting CP recuperou de forma épica e levou para as vantagens um set que parecia perdido. Aqui, até foi a formação verde e branca a dispor do primeiro set point, mas não foi concretizado, contrariamente ao que fez o adversário logo a seguir. 28-26, tudo empatado no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense e, assim, chegou ao fim a série Leonina de cinco jogos consecutivos sem conceder um set.
E a tarefa em Guimarães continuou a revelar-se complicada também no parcial seguinte, com o Vitória SC novamente a entrar melhor (10-6 e 12-8), sustendo as várias investidas dos Leões. Foram vários os empates forçados, mas faltava voltar a assumir a liderança no marcador, o que aconteceu aos 16-17 – e serviu de ponto de viragem.
De seguida, o Sporting CP fez-se com uma margem de dois pontos (17-19) que, além de não a perder, até a aumentou de forma autoritária e inequívoca. Chegado ao 19-24, Edson Valencia fez o resto no serviço para deixar o Sporting CP a um set da vitória e o conjunto local já sem margem de erro.
Desta vez, a equipa verde e branca não deu margem de manobra ao Vitória SC e entrou com tudo para garantir os três pontos em Guimarães. Sem perder a frente do marcador desde o início (14-16), não permitindo mais do que empates ao adversário, os Leões de João Coelho mostraram a sua face mais consistente e concluíram o trabalho com sucesso depois de terem ‘disparado’ até aos 16-21. 22-25 e mais três pontos para continuar a mandar na classificação.
Imparáveis na Liga, segue-se uma ida à Bélgica para disputar a primeira mão dos quartos-de-final da CEV Challenge Cup com o Decospan Volley Team Menen.
Sporting CP: Tiago Pereira [C], Jan Galabov (14), Vinícius Lersch, Kelton Tavares (11), Edson Valencia (17), Yurii Synytsia, Martin Licek (15), Gonçalo Sousa [L], Pedro Abecasis, Tiago Barth, Jonas Aguenier (7), Armando Velásquez (1), Nicolás Perren [L], Alejandro Vigil