Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

"Espero que não haja clubite na justiça"

Por Sporting CP
03 Abr, 2023

Frederico Varandas em grande entrevista à Sporting TV

Frederico Varandas, presidente do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal, concedeu, esta segunda-feira, uma grande entrevista à Sporting TV no Estádio José Alvalade.

Em resposta às perguntas de Sérgio Sousa, director do canal verde e branco, Frederico Varandas falou sobre a equipa principal de futebol, a estratégia para o Clube, a saúde financeira e os recentes casos de justiça com ligação ao SL Benfica, entre outros temas.

Leia abaixo as declarações do dirigente verde e branco:

Época da equipa principal de futebol
"Pecámos por alguma falta de regularidade. É justo reconhecer que a nossa qualidade de jogo não se coaduna com o nosso lugar na classificação da Liga Portugal, mas são os pontos que contam e, infelizmente, não fomos eficazes em determinados jogos no início da época e pagámos caro. Aconteceu uma, duas, três vezes e aconteceu futebol. Isso fez-nos distanciar dos nossos rivais logo desde o início. Vejo uma ideia de jogo muito semelhante nestes três anos. Concordo com o nosso treinador quando diz que jogamos mais como equipa grande e isso viu-se nos jogos mais difíceis da época. Temos um justo líder na Liga, que tem sido regular. Nós não tivemos essa eficácia e corremos atrás do prejuízo. Estamos num bom momento e o principal objectivo é chegar à UEFA Champions League."

Plantel mais maduro e preparado
"A chegada do nosso treinador fez crescer o Clube para outro patamar. Onde vou jogar, acredito que o Sporting CP pode ganhar. O Sporting CP joga como equipa grande, tem uma ideia de jogo muito bem definida. Somos uma equipa dominadora, que se instala no meio-campo adversário. Foi uma mudança de paradigma em relação ao passado recente do Sporting CP e deve-se ao nosso treinador e aos seus jogadores. A qualidade de jogo deixa-me seguro do presente e do futuro."

Eliminatória com o Arsenal FC
"Falando como adepto, foi um jogo que ficou para a história do Sporting CP. Eliminar uma das melhores equipas do Mundo neste momento, líder da Liga Inglesa, com muita categoria. Já eliminámos equipas com muito sofrimento e alguma sorte, mas acho que fomos melhores do que o Arsenal FC nos dois jogos. O jogo em Londres é épico e com um golo extraordinário que fica para a história do Sporting CP, da carreira do Pedro Gonçalves e das competições europeias. É um daqueles jogos que marca uma geração."

Possibilidades com a Juventus FC
"Vejo um adversário fortíssimo. Uma equipa que encarrilou nos últimos meses e tem estado cada vez mais forte. Tem muito mais responsabilidades do que o Sporting CP e um orçamento muito maior, mas vamos competir como competimos contra o Arsenal FC."

Terminar a Liga Portugal em lugar de UEFA Champions League
"Acredito e acho que seria justo. Não vou dizer que jogamos o melhor futebol da Liga Portugal, mas jogamos muito bem e seria muito injusto não nos qualificarmos para os lugares da UEFA Champions League."

Objectivo de ganhar uma Liga Portugal nos próximos três anos
"O Sporting CP esteve 19 anos sem ser campeão, pelo que ganhar dois campeonatos em seis anos seria positivo. Rúben Amorim trabalha todos os dias para ser campeão. Essa afirmação foi consciente e racional do que seria bom para o Clube, mas sei que, quando chegou em 2019/2020, ele acreditava que ia ser campeão."

Futuro de Rúben Amorim
"Conto com ele. Tem contrato até 2026. Vê-lo nas listas de tubarões europeus é sinal de que estamos a fazer alguma coisa bem. Ter o treinador e os jogadores do quarto classificado da Liga Portugal com tanto interesse deixa-me contente e orgulhoso. Para mim, o Rúben Amorim é dos melhores treinadores do mundo. Fez crescer muito o Sporting CP e ele merece o reconhecimento internacional."

Crença no trabalho
"Acreditamos muito no processo de trabalho. O Hugo Viana é uma peça fundamental neste processo. Já teve convites para as melhores ligas da Europa e recusou. Ao contrário de pessoas que não os têm e os publicitam, ele tem e não os publicita. Temos pessoas de muita qualidade na Academia em vários departamentos. Acreditamos no que estamos a fazer e a prova é o que o Sporting CP tem conquistado."

Aposta na formação ou maior investimento na equipa
"Não vamos alterar a estratégia e a nossa forma de gerir o Clube. O Sporting CP está na realidade do futebol português e o que sabemos fazer melhor é produzir jogadores. O primeiro mandato ficou marcado pela aposta na Academia e hoje não invejo nenhuma outra academia. O investimento está aí e estamos pela primeira vez na final four da UEFA Youth League, tivemos 11 jogadores na última convocatória da selecção nacional sub-20."

Necessidade ou não de vender jogadores
"O Sporting CP está numa condição bastante diferente do que quando chegámos em 2018. A forma como negociamos as vendas de jogadores não tem nada a ver, fruto do nosso trabalho e do rumo de estabilidade. Estamos numa posição muito mais confortável. Quando os jogadores saem é porque têm de sair, ninguém tem prazer em vender jogadores. O presidente, como o treinador, os jogadores ou os adeptos, também quer ganhar. A decisão de vender é uma necessidade do futebol português que não vai mudar enquanto houver este modelo. Sabemos as receitas e os custos que temos, há que jogar com o equilíbrio."

Investimento nas bases do Clube
"Gostava que a administração que aqui estava há dez anos tivesse investido não só na equipa principal de futebol como também nas infra-estruturas e na modernização do Clube para optimizar receitas. Infelizmente não se fez e os nossos rivais fizeram. Estamos a fazê-lo, de forma gradual e sustentada, desde há quatro anos. Era óptimo para mim, porque era mais fácil ganhar amanhã, investir todas as receitas na equipa principal, mas não era o melhor para o Sporting CP. Nunca vamos fazer o que é o melhor para nós, vamos fazer sempre o que é melhor para o Sporting CP. Investimos na Loja Verde, o que aumentou as receitas com recordes de merchandising, tivemos recorde de receitas de quotização, este ano batemos o recorde de bilhética. Isto demonstra que o Sporting CP tem estado a crescer enquanto clube. Temos de potenciar e optimizar ao máximo as nossas receitas orgânicas."

Deixar o Sporting CP melhor
"No dia em que sair, o Sporting CP vai estar muito melhor do que quando entrei. Ainda há muito a fazer neste estádio, temos de melhorar a experiência do Sócio, investir mais na Academia. O nosso objectivo final é ganhar, mas este é o meio para ganhar mais facilmente a médio/longo prazo."

Saúde financeira
"O Sporting CP está muito mais bem preparado caso fique sem a UEFA Champions League. Temos apresentado bons resultados operacionais e estamos cada vez mais equilibrados na estrutura de custos e receitas. Estamos a caminhar para não sermos tão dependentes de vendas de jogadores. Acreditamos que só existe sucesso financeiro se houver sucesso desportivo, mas só vai haver sucesso desportivo se houver sucesso financeiro."

Caso de César Boaventura
"Com todo o respeito que o Ministério Público [MP] nos merece, nós não concordamos com a acusação. Concordamos com o que está lá, mas entendemos que falta uma peça central do puzzle. O MP está a acusar o mensageiro, mas não está a acusar o verdadeiro mentor e beneficiado deste esquema de crime organizado. Esta decisão foi analisada pelo nosso gabinete jurídico e vamos pedir a abertura de instrução. Analisámos o processo com muito cuidado e o MP reconhece que César Boaventura tinha uma relação de grande confiança e proximidade com Luís Filipe Vieira, à data presidente do SL Benfica. Falavam constantemente sobre vários assuntos. Constatamos que o MP refere que César Boaventura tentou corromper quatro jogadores de futebol. Se tivessem aceitado o que lhes foi oferecido, César Boaventura ia gastar 480 mil euros. O MP considera que César Boaventura, num hobby pessoal, se sente na disponibilidade de gastar 480 mil euros porque queria que o SL Benfica vencesse o campeonato. Não faz sentido algum e custa-me acreditar que um empresário gaste 480 mil euros para corromper quatro jogadores para o SL Benfica vencer um jogo. Há uma escuta em que César Boaventura diz ao jogador que Luís Filipe Vieira está disposto a oferecer dinheiro caso o jogador faça o que é pedido. Consideramos que, neste processo, o mensageiro está acusado, mas os beneficiários Luís Filipe Vieira e a SAD do SL Benfica não estão. Esperamos que corrijam o erro."

Caso de Paulo Gonçalves
"É difícil dizer que não é um caso pior. Paulo Gonçalves é condenado por corromper funcionários judiciais para obter informações privilegiadas. Paulo Gonçalves era assessor jurídico do SL Benfica e braço direito de Luís Filipe Vieira. Estava nas reuniões da Liga Portugal, apresentava-se com a direcção do SL Benfica. Paulo Gonçalves foi condenado considerando que a administração do SL Benfica não sabia que ele corrompia funcionários judiciais. Surpreende-me muito não ver a peça central nesta acusação. Para além do 'E-toupeira', temos um caso que ainda vai ser julgado em que tudo o que veio a público é preocupante, que é o processo 'Saco Azul'. Já percebi que a SAD do SL Benfica vai ser acusada de evasão fiscal, mas para quê é que era o dinheiro? É normal um clube ter um milhão de euros em cash? Espero que a investigação não fique pela evasão fiscal. Ainda recentemente tivemos um clube, a Juventus FC, a quem tiraram 15 pontos por evasão e fraude fiscal e por manipulação de dados financeiros. Nem sequer foi por corrupção desportiva e todos os administradores foram suspensos. Obviamente que aqui o Sporting CP foi uma das principais vítimas deste esquema criminoso. Perdeu desportivamente e do ponto de vista financeira. O Sporting CP não se contenta e vai lutar na justiça por isto. Isto é um nojo, não há outra forma de o classificar. Não é diferente do 'Apito Dourado'. É um nojo que não pode ter lugar no futebol português e que a justiça tem de ter coragem de limpar. Espero que não haja clubite na justiça, que não pode ter medo da clubite. Há 20 anos vivemos uma das maiores vergonhas da justiça desportiva e não só, fingindo que aquelas escutas não existiram. Há um presidente - que ainda é hoje presidente -, de viva voz, a corromper árbitros oferecendo prostitutas. Isto existiu e não há nenhum juiz ou tribunal que me faça mudar de opinião. Aquelas escutas são reais e aquele senhor jamais poderia dirigir o que quer que fosse do ponto de vista desportivo. O que me custa é ver que, passados 20 anos, estamos a ver mais um caso vergonhoso a passar pelos pingos da chuva."

Presidência de Rui Costa no SL Benfica
"Acredito que Rui Costa não tenha estado envolvido e que não soubesse do que se passava, mas agora sabe. Muito mais importante do que dizemos, é o que fazemos. Não basta dizermos que somos diferentes, temos de o mostrar. Muitas vezes, são estas decisões que nos marcam para a vida. Independentemente do momento, a ganhar ou a perder, é preciso demonstrar com actos que somos diferentes. Discordo de Rui Costa quando apelou a todos os benfiquistas para estarem imunes a este ruído exterior. Não é ruído exterior, é interior e ensurdecedor."

Valores do Sporting CP
"Para nós, desde a nossa fundação em 1906, os valores são a nossa matriz. Quando o Sporting CP ameaçou desviar-se desses valores, não precisou do MP nem da Polícia Judiciária. Os Sócios mobilizaram-se e decidiram. Para o Sócio do Sporting CP, os valores interessam. Interessa que o seu presidente não tenha escutas a corromper árbitros com prostitutas ou a escolher um árbitro para a final da Taça. Interessa que não haja sacos azuis de um milhão de euros na administração da SAD. O Sócio do Sporting CP quer ganhar, mas o que mais importa é a forma como se ganha. Prefiro nunca vir a ganhar do que ganhar com estes esquemas. É assim que o Sporting CP é e é assim que eu sou. Há uma linha da qual não nos vamos desviar. Queremos um futebol limpo em que o Sporting CP não seja favorecido e não podemos assobiar para o lado e fingir que as coisas não acontecem."

Justiça em Portugal semelhante ao caso da Juventus FC em Itália
"Quero acreditar que a justiça funciona neste país e que não tem medo do impacto do clube, seja o SL Benfica, o FC Porto ou o Sporting CP. Queremos ser e elogiamos tanto a Liga Inglesa, que não tem pessoas como César Boaventura e Paulo Gonçalves nem presidentes a corromper árbitros. Não vale a pena preocuparmo-nos em valorizar a nossa liga quando temos corrupção do pior que há no futebol português. Se um país não acredita na sua própria justiça, fica muito difícil ver os meus filhos a crescer aqui.

Arbitragem em Portugal
"Sinto que a arbitragem está muito melhor. No caso 'E-toupeira', um vice-presidente do Conselho de Arbitragem da altura chamado Ferreira Nunes foi a tribunal enquanto testemunha e disse, sobre o caso de Paulo Gonçalves, que recebeu bilhetes para ir ver um jogo do SL Benfica e que o Paulo Gonçalves lhe pagou o hotel. Estamos a falar de um vice-presidente do Conselho de Arbitragem que acha normal que o SL Benfica lhe pague o hotel. Isto demonstra o estado de podridão no dirigismo da arbitragem daquele tempo. Os árbitros eram vítimas de como estava dirigido o Conselho de Arbitragem. O Sporting CP luta por uma arbitragem independente, livre. Apresentámos medidas nesse sentido que foram recusadas por SL Benfica e FC Porto."

Força do Sporting CP no futebol português
"O ex-presidente do SL Benfica disse para eu ter cuidado porque não ia durar muito tempo como os outros. Ainda aqui estou e ele não está. A força vem de não termos medo e de não termos telhados de vidro, o que ajuda. Chegámos aqui com uma tarefa quase impossível, mas conseguimos. Esta época está a correr menos bem a nível desportivo, mas regressou a dignidade. Vamos continuar a fazer o possível para que os Sportinguistas se sintam dignos, que se reconheçam no seu Sporting CP e que sejam felizes"

Agressão à mascote Jubas
"É um assunto surreal. Um senhor, que pelos vistos estava alcoolizado e era convidado de uma empresa que tem um camarote em Alvalade, agrediu o Jubas. Esse senhor, como qualquer outro que pratique violência, não tem espaço para estar num recinto desportivo. O Sporting CP vai agir. Felizmente que o colaborador está bem. Vai apresentar queixa na polícia e vai ter todo o nosso apoio."