Rúben Amorim: "Ganhar e manter esta forma de jogar"
04 Abr, 2023
Sporting CP joga esta quarta-feira em casa do Gil Vicente FC (20h15)
Rúben Amorim fez, nesta terça-feira de manhã, a antevisão ao encontro da 25.ª jornada da Liga Portugal frente ao Gil Vicente FC, marcado para esta quarta-feira à noite em Barcelos, dando conta da confiança e do objectivo verde e branco.
“Estamos num bom momento e, obviamente, os resultados ajudam. Estamos a jogar melhor, estamos mais consistentes. Agora jogamos contra o Gil Vicente FC que é uma equipa muito bem preparada, com muito boas dinâmicas e acho que vai ser um excelente jogo para testar essa nossa consistência, mas diria que o grande objectivo é voltar a ganhar e manter esta forma de jogar, com qualidade ofensiva e, principalmente, muita consistência defensiva. Sabendo que, mais uma vez, no passado, também vínhamos de boas séries e, de repente, tivemos um problema ou outro num jogo que nos custou a época no campeonato. Ter noção de tudo isso e ir confiantes para o jogo. Estamos claramente preparados”, começou por dizer o técnico Leonino, relevando que Gonçalo Inácio está apto para este encontro, ao invés de Paulinho que “está com um problema na faixa plantar do pé”.
Um triunfo, numa jornada de Clássico, poderá aproximar o Sporting CP do topo da tabela, mas Rúben Amorim disse que ninguém está de calculadora na mão, ainda que os Leões queiram obviamente chegar aos lugares que dão acesso à Liga dos Campeões: “Os meus jogadores não olham muito para isso. Estão muito concentrados em ganhar a titularidade e em jogar. Esse é o principal objectivo deles e eu sinto isso no treino. Como há uma rotação e temos cada vez mais opções, a grande preocupação deles, neste momento, é ganhar o lugar e ganhar o nosso jogo. Ganhando o jogo, eles sabem que ficamos perto dos lugares de Liga dos Campeões e, como tiveram a sensação da Liga dos Campeões este ano, querem muito voltar a jogá-la e sabem da importância para nós desse factor”.
Neste mês de Abril o Sporting CP tem oito jogos, dois deles dos quartos-de-final da Liga Europa, e Rúben Amorim não tem dúvidas de que “é um momento importante em que se vai decidir muita coisa”, por isso “a gestão vai ser feita no dia a dia”. “Esta semana, temos três jogos do campeonato e depois a Liga Europa, mas ninguém está a pensar na Liga Europa. Estamos é a pensar, neste espaço de tempo, que jogadores temos para este jogo, quais as características necessárias ou o tipo de adversário. Só pensamos um pouco mais à frente para fazer essa gestão e nos ajudar. A nossa prioridade é o campeonato, sempre foi. Queremos muito vencer na Liga Europa, e já provámos que conseguimos bater qualquer equipa, mas sabemos da diferença de valores”, afirmou.
Rúben Amorim comentou ainda a entrevista dada por Frederico Varandas na segunda-feira à noite, dizendo que considera que todas as pessoas devem querer que se faça justiça nos casos que envolvem o futebol português: “O presidente falou e eu, não me querendo alongar muito sobre isso, diria que não é só o presidente que pensa assim, mas todos os adeptos seja do SL Benfica, do FC Porto ou do Sporting CP: todos os adeptos querem que haja justiça e jogo limpo. Não retiro qualquer ilação sobre o que está a acontecer, mas, como agente do futebol, digo que se estivesse num clube que tem um problema na justiça, queria que se fizesse justiça, independentemente de eu ser prejudicado ou não. Por isso digo que não é só o presidente que quer, digo que toda a gente quer que haja jogo limpo. Esse é o grande objectivo de todos nós”.
“Não só nesse aspecto, mas também no do contrato do ex-seleccionador em que a Federação também não disse nada. Essas coisas têm de ser esclarecidas no momento certo porque nós merecemos e queremos um futebol melhor. Digo-o como treinador do Sporting CP porque se isto acontecesse no Sporting CP eu queria isso e mesmo como ex-jogador do SL Benfica queria o mesmo. Portanto, digo que todos nós queremos o mesmo. Todos os adeptos, vocês jornalistas, eu como treinador, queremos que isto seja justo, seja em que clube for”, acrescentou.
Nos últimos dias voltou a falar-se de mais um clube interessado no técnico do Sporting CP e Rúben Amorim voltou a falar sobre isso, sublinhando: “O principal factor para eu querer ficar é porque gosto mesmo de estar aqui”.
“Já vi muitos treinadores mudarem para outros campeonatos e não serem mais felizes. Parece um bocado clichê, mas é um factor importante na decisão que temos de fazer e eu não procuro nada. Portanto, eu ao falar disto quero dar valor ao que tenho e não ao que é falado. Já tive contactos com outros clubes, o Sporting CP até o sabe, mas sempre quis ficar porque gosto de estar no Sporting CP. Se algum dia tiver de sair, seja porque fui empurrado com lenços brancos para fora ou porque fui para outro clube, acontecerá. Mas, estando aqui a fazer o meu papel, não vou estar a deixar a porta entreaberta porque acho que o Sporting CP merece outro respeito. Se algum tiver de ir, vou; se algum dia quiser ir, vou dizer ao presidente e ao Hugo Viana e vou. Neste momento, quero ficar cá e quero cumprir o meu contrato. Tenho objectivos muito claros para aquilo que quero fazer. Juntando a isso, o clube que me quiser como o Sporting CP me quis, vai ter de pagar a cláusula porque a minha maneira de fazer as coisas requer isso. Estou muito feliz no sítio onde estou e quero continuar”, sentenciou.