Sporting CP aposta pela solidariedade e pelo que o futebol de rua dá
15 maio, 2024
Parceria com a Bless Academy
O presidente Frederico Varandas e os futebolistas Gonçalo Inácio e Andreia Bravo estiveram, na terça-feira ao final do dia, na Bless Academy, em Belas, Sintra, a visitar o espaço e a conviver com os jovens atletas que ali começam a dar os primeiros passos no futebol.
Este projecto, além de ser desportivo, tem um cariz social e solidário e o Sporting Clube de Portugal uniu-se ao mesmo há muito tempo, tendo recentemente ajudado a reformular o Campo Desportivo do Carenque e a fazer dele a casa da Bless Academy.
Paulo Gomes (director da Academia Cristiano Ronaldo), Tomaz Morais (director do futebol de formação), Frederico Gonçalves (coordenador do futebol de formação feminino), Paulo Noga (diretor do departamento de estratégia, avaliação & talento) e João Couto (director-técnico do futebol de formação) também estiveram presentes e viram de perto o trabalho que ali se tem desenvolvido com a ajuda do Sporting CP e a colaboração de alguns recursos humanos do Clube.
Nesta ocasião, a Bless Academy recebeu ainda as equipas sub-11 e sub-13 femininas do Sporting CP, que tiveram a oportunidade de fazer um jogo contra as equipas da casa.
“Aquilo que nos levou a apostar neste projecto é a nossa ligação aos bairros sociais e o podermos ajudar os miúdos e as miúdas que não têm muitas condições para jogar, dando-lhes essas condições para o fazerem sem perderem a vida que o futebol de rua lhes dá, assim como a dimensão humana dos seus responsáveis, que tem muito a ver com os valores que nós defendemos e com os princípios que queremos no futebol de formação, e por tratar-se também de uma zona muito importante e estratégica no recrutamento de jogadores”, começou por dizer Tomaz Morais, aos meios de comunicação Leoninos, acrescentando: “Por isso, neste momento, temos aqui um projecto a que chamamos ‘associação’, no qual queremos reter a forma de ser da Bless Academy, como entrou e se instituiu nesta zona, trazendo, ao mesmo tempo, os nossos valores, a nossa identidade, a nossa cultura, a nossa forma de estar e os nossos princípios de jogo. Nesse sentido, damos formação de treinador Sporting CP aos treinadores da Bless Academy e temos treinadores nossos aqui envolvidos também”.
Bles Gomes, responsável da Bless Academy, considerou, por isso, que a ligação ao Sporting CP “é fantástica” para o projecto que criou e que sem o clube verde e branco seria impossível ter actualmente tantas crianças no projecto.
“Se não fosse o Sporting CP não seria possível ajudarmos as crianças que actualmente ajudamos. Por isso, para nós é fantástico termos esta ligação ao Clube e só podemos agradecer isso, assim como a visita que nos fizeram e que serviu também para os nossos meninos verem o carinho e o apoio que o Sporting CP nos dá”, disse Bles Gomes, admitindo que para os jovens jogadores foi extraordinário terem a oportunidade de conhecer Gonçalo Inácio e Andreia Bravo: “Nós trabalhamos todos os dias para os ajudar a chegar mais longe e o sonho deles é, naturalmente, chegaram ao futebol profissional e serem jogadores de futebol. Por isso, terem tido a oportunidade de conhecer dois jogadores do Sporting CP foi fantástico, até tiveram a necessidade de lhes tocar para perceberem que isto era real. Foi um dia para mais tarde recordar e quem sabe se um dia não estará um jogador da Bless Academy no Sporting CP”.
Tomaz Morais também gostava que isso se concretizasse, justificando: “Gostamos de ter os nossos craques e as nossas craques presentes nestas acções porque eles também deram os primeiros passos no futebol assim e porque é uma forma de fazer os miúdos acreditarem que, se continuarem a treinar e a viver o futebol com paixão, é possível lá chegarem e é possível realizarem o sonho de um dia jogarem no Sporting CP”.