Bernardo Ayala: "A discussão foi saudável, democrática e muito proveitosa"
08 Out, 2024
Assembleia Geral da SAD com sete pontos aprovados
Todos os pontos da Assembleia Geral da Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD, realizada esta segunda-feira no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade, foram aprovados por larga maioria [ver resultados detalhados abaixo].
Bernardo Ayala, presidente da Mesa da Assembleia Geral da SAD Leonina, falou aos órgãos de comunicação social no final e garantiu que a reunião magna "decorreu muito bem". "Discutimos e votámos sete pontos muito importantes para a vida da Sporting SAD. As propostas apresentadas foram todas aprovadas por larga maioria. Em algumas houve abstenções, noutras alguns votos contra, mas ficou tudo aprovado. A discussão foi saudável, democrática e muito proveitosa", disse aos jornalistas no Hall VIP do Estádio José Alvalade.
Questionado sobre o sétimo ponto da ordem de trabalhos, destinado a deliberar sobre a autorização a conceder ao Conselho de Administração para uma ou mais emissões obrigacionistas até ao montante máximo global de 100 milhões de euros, Bernardo Ayala explicou que "o Conselho de Administração ficou mandatado para negociar o empréstimo obrigacionista até ao limite da proposta". "Fica com essa liberdade. É um instrumento importante para a gestão da SAD", acrescentou.
Outro dos temas abordados foi a remuneração variável do Conselho de Administração e restantes órgãos sociais da SAD. O dirigente lembrou que "foi aprovada a remuneração variável concreta pelo desempenho dos membros executivos do Conselho de Administração na época passada": "Na assembleia geral ordinária do ano passado foram aprovados os critérios e os ponderadores que gerariam ou não remuneração variável consoante o desempenho desportivo e financeiro da sociedade. Tendo em conta esse desempenho, aplicou-se a fórmula aprovada há 12 meses".
Já em relação ao futuro, "houve a aprovação de uma nova política de remunerações da SAD que vigorará por dois anos". "Até aqui, as políticas de remunerações têm vigorado apenas por um ano porque estávamos numa fase de aprimoramento, aprendizagem e afinação. Entendemos que atingimos um ponto de maturidade avançado e, portanto, a Comissão de Accionistas submeteu a aprovação uma política de remunerações válida até ao fim deste mandato. Essa política de remunerações contempla todos os órgãos da SAD", afirmou Bernardo Ayala, que assegurou que "o grande objectivo da Comissão de Accionistas é que a política de remunerações da SAD seja absolutamente transparente".
"Não há uma única vírgula, um único cêntimo ou um único euro que não seja do conhecimento público. Não há o mais pequeno segredo", proferiu o presidente da Mesa da Assembleia Geral da SAD, referindo-se ao documento disponível aqui.
RESULTADOS DA ASSEMBLEIA GERAL DA SPORTING CLUBE DE PORTUGAL - FUTEBOL, SAD
Ponto 1 - Deliberar sobre o relatório de gestão e as contas relativos ao exercício findo em 30 de Junho de 2024.
Proposta aprovada por maioria, tendo obtido 1777739 votos a favor, 6 votos contra e 3 abstenções.
Ponto 2 - Deliberar sobre a proposta de aplicação de resultados relativos ao exercício findo em 30 de Junho de 2024.
Proposta aprovada por maioria, tendo obtido 1777691 votos a favor, 7 votos contra e 50 votos em branco/nulos.
Ponto 3 - Proceder à apreciação geral da administração e fiscalização da Sociedade.
Proposta aprovada por maioria, tendo obtido 1777741 votos a favor e 7 votos contra.
Ponto 4 - Apreciar, nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 26º-G, n.º 4 do Código dos Valores Mobiliários, o relatório sobre remunerações elaborado pelo Conselho de Administração, respeitante ao exercício 2023/2024.
Proposta aprovada por maioria, tendo obtido 1777733 votos a favor, 8 votos contra e 7 abstenções.
Ponto 5 - Apreciar e aprovar a proposta de remuneração variável a atribuir aos membros executivos do Conselho de Administração da Sociedade elaborada pela Comissão de Acionistas relativa ao exercício de 2023/2024.
Proposta aprovada por maioria, tendo obtido 1777733 votos a favor, 8 votos contra e 7 abstenções.
Ponto 6 - Apreciar e aprovar a política de remuneração dos titulares dos órgãos sociais da Sociedade elaborada pela Comissão de Acionistas para vigorar para os exercícios de 2024/2025 e 2025/2026.
Proposta aprovada por maioria, tendo obtido 1777733 votos a favor, 11 votos contra e 4 abstenções.
Ponto 7 - Deliberar sobre a autorização a conceder ao Conselho de Administração, nos termos e para os efeitos do disposto no n.º 2 do artigo 8º dos Estatutos, para uma ou mais emissões obrigacionistas, até ao montante máximo global de € 100.000.000 (cem milhões de euros), com uma maturidade não superior a 5 anos e com o valor nominal unitário de € 5 (cinco euros), a realizar através de (i) uma ou mais ofertas públicas de subscrição e/ou (ii) uma ou mais ofertas públicas de troca tendo como objecto as obrigações representativas de empréstimos obrigacionistas emitidos pela Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD, nomeadamente dos empréstimos obrigacionistas denominados “Sporting SAD 2021-2024” e “Sporting SAD 2024-2027”, emissões essas a terem lugar nos anos de 2024, 2025 e 2026.
Proposta aprovada por maioria, tendo obtido 1777737 votos a favor, 10 votos contra e 1 abstenção.