Alisson Santos reforça Sporting CP
30 Jun, 2025
Extremo brasileiro tem 22 anos
Do Castelo de Leiria para o Castelo de São Jorge: Alisson Santos é reforço do Sporting Clube de Portugal, tendo assinado até 2030 com uma cláusula de rescisão no valor de 80 milhões de euros.
Formado no EC Vitória, do estado brasileiro da Bahia, de onde é natural, o extremo de 22 anos chegou à equipa sénior e representou, também, o Clube Náutico Capibaribe e o Figueirense FC por empréstimo. Em 2024/2025, também por cedência, mudou-se para Portugal e representou a UD Leiria, somando seis golos em 18 jogos.
Nas primeiras palavras depois da apresentação, que decorreu entre a Academia Cristiano Ronaldo, com a presença de Frederico Varandas, e o Castelo de São Jorge, em Lisboa, Alisson Santos admitiu estar "muito feliz por vestir a camisola do Sporting CP". "É um sonho para mim e espero aproveitar, dar o meu máximo e ajudar o Clube", disse aos meios de comunicação Leoninos.
A trabalhar com o emblema de Alvalade há alguns meses, o atleta brasileiro explicou que "passou um filme na cabeça" quando esteve pela primeira vez em Alcochete ou em Alvalade: "Fez-me perceber que estava a conquistar algo muito grande na minha carreira".
Já adaptado ao grupo, Alisson Santos garantiu que "tem sido tudo maravilhoso" e que o grupo o "recebeu muito bem". "Ver o Clube ser campeão foi muito bom para mim também. Espero ajudar o grupo para que continue assim. (...) O míster e os jogadores procuraram sempre ajudar-me e aproveitei bastante mesmo sabendo que não podia jogar", referiu.
Sobre o seu percurso desde que chegou a Portugal, o novo Leão revelou que os primeiros tempos contaram com obstáculos que foram superados.
"No começo foi um pouco difícil porque foi a primeira vez que saí do Brasil, mas tive pessoas que me ajudaram a adaptar aqui. A minha mãe foi a principal pessoa que me deu a força para continuar em busca do meu sonho. Fui forte, olhei em frente e continuei na luta. Tive uma boa prestação na UD Leiria e chegar aqui é um sonho. Olhar para trás e ver tudo por que passei e chegar agora ao Sporting CP deixa-me realizado", afirmou.
Definindo-se como um extremo forte no "um contra um, na velocidade, na procura pelo golo e em ajudar com assistências", Alisson Santos considera já ter evoluído desde que chegou ao Sporting CP. Para isso, contou ainda com a ajuda dos colegas - e de um em especial: "Todos me ajudaram bastante, mas estive mais com o Matheus Reis, que falava comigo sempre depois dos treinos".
Com grande vontade de jogar para a bancada verde e branca, até porque "os adeptos apoiam durante todo o jogo", como já teve hipótese de presenciar ao vivo, Alisson Santos quer, também, que a pré-época e uma prova em especial cheguem rápido: "Estou muito ansioso por isso. Acredito que vai ser uma grande pré-temporada para todos, vamos trabalhar muito. (...) UEFA Champions League? É um sonho de todos os jogadores. Vou trabalhar muito para poder jogar nessa competição".
Por fim, Alisson Santos deixou uma mensagem aos Sócios e adeptos Leoninos: "Todos os Sportinguistas podem esperar de mim muita raça e vontade de vencer. Já vi que todos têm essa vontade e acabo por beber um pouco disso. Espero dar muitas alegrias a todos".