Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sporting CP

Sporting CP em acção na distribuição alimentar da Refood de Alcochete

Por Sporting CP
12 Set, 2023

Diogo Travassos e Leonardo Barroso participaram na acção semanal solidária

Em conjunto, a parceria entre o Sporting Clube de Portugal e a Refood de Alcochete continua a fazer a diferença semana após semana. Todas as segundas-feiras, uma dupla de jogadores residentes na Academia Cristiano Ronaldo desloca-se ao núcleo da Refood em Alcochete com a missão de levar parte da comida e dos alimentos que sobraram, mas também para ajudar na preparação de cabazes solidários.

Desta vez, foi a vez de Diogo Travassos e Leonardo Barroso, ambos jogadores da equipa B Leonina, trocarem de equipa e de função por um dia em prol da comunidade. Os dois jovens Leões participaram activamente na confecção de refeições para pessoas e famílias mais necessitadas, fazendo parte da ‘ponte humana’ que a Refood tem estabelecido como movimento a nível nacional e também internacional.

Assente numa ideia de economia circular e solidária, a Refood é uma organização independente, orientada por cidadãos voluntários, com a missão de resgatar alimentos para minimizar o desperdício e ajudar as pessoas mais necessitadas, enquanto envolve a comunidade local em todo o processo. Em parceiros da organização, como restaurantes, supermercados, cidadãos, refeitórios e eventos, é feita a recolha de alimentos por parte dos voluntários, que tratam também da preparação das refeições e da sua entrega a pessoas e famílias carenciadas ou a instituições.

E foi, precisamente, enquanto voluntários que Diogo Travassos e Leonardo Barroso estiveram envolvidos nesta missão. “É muito gratificante para nós. Ajudámos a preparar a comida para dar às famílias que mais precisam, dividimos a comida consoante o número de elementos de cada família e ajudamos também no transporte”, explicou Travassos aos meios de comunicação do Clube, antes de enaltecer a importância deste tipo de acções.

“Sensibiliza-nos para aquilo que é a realidade de muitas famílias e também para o problema do desperdício”, acrescentou.

Por sua vez, Sandra Vaz, coordenadora do núcleo de Alcochete da Refood, também elogiou a ajuda que tem sido prestada pelos vários jovens atletas da Academia. “São uns queridos. Uns mais abertos e com mais naturalidade do que outros, mas são jovens fantásticos. Ajudam no que podem e muitas vezes fazem as entregas a casa ou ao carro de famílias que têm algumas dificuldades motoras. São do melhor, tenho o maior prazer em trabalhar com eles e obrigada por se lembrarem de nós”, sublinhou.

Além da colaboração activa dos atletas, o Sporting CP, enquanto parceiro da Refood, contribui também, habitualmente, com a entrega de alimentos e comida proveniente da Academia Cristiano Ronaldo, cuja empresa responsável pelo catering é a Silva Carvalho.

“É um parceiro, acima de tudo, que nos tem tratado muito bem e que nos tem ajudado sempre que é necessário”, destacou Sandra Vaz, frisando ainda o “grande orgulho” por poder contar com o apoio do emblema verde e branco.

“É uma mais-valia porque nos traz muitos alimentos directamente para a nossa instituição, o que nos facilita também. E a comida é óptima, tenho de agradecer também às nutricionistas do Sporting CP”, atentou também.

Ora, para enquadrar a acção e ajudar os jovens futebolistas a retirar aprendizagens desta experiência, Mafalda Ng, nutricionista do Sporting CP, também esteve presente na acção e enalteceu “grande impacto” da colaboração do Clube, quer no combate ao desperdício alimentar, quer na missão solidária.

“Nós trazemos, da Academia, as sobras dos nossos alimentos aqui para a Refood, que servem depois para muitas famílias. Para os mais jovens é muito importante esta educação alimentar, não só para dar ainda mais importância à alimentação, mas também para perceberem que existem famílias carenciadas que nem sempre têm os alimentos suficientes à mesa”, enumerou, realçando: “É importante que eles dêem valor à comida, evitem o desperdício e possam vir cá ajudar”.

Actividades como esta, em que valores como a responsabilidade social e a valorização da comunidade envolvente se tornam notórios, estão também integradas no desenvolvimento e formação de jovens jogadores através do Modelo Centrado no Jogador.

“Além de formar jogadores, queremos formar homens e penso que relativamente a nós, enquanto departamento de nutrição, são estas bases, além de que lhes podermos mostrar de que forma podem actuar e ter práticas alimentares sustentáveis”, concluiu Mafalda Ng.