Vitória sobre o FC Alverca ao cair do pano
07 Out, 2023
2-1 com golos de Rodrigo Ribeiro e Mauro Couto
A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu, neste sábado, o FC Alverca por 2-1 em jogo da oitava jornada da Série B da Liga 3 disputado no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete.
Filipe Çelikkaya fez cinco alterações no onze inicial, relativamente ao último jogo, apostando de início em Diogo Pinto, Pedro Bondo, Miguel Alves, Chico Lamba, David Monteiro, Diogo Abreu, Rodrigo Marquês, Miguel Menino, Tiago Ferreira, Diogo Cabral e Rodrigo Ribeiro.
A jogar em casa e à procura de regressar aos triunfos, os Leões tentaram assumir o jogo desde o início, perante um FC Alverca mais experiente, e entraram bem, conseguindo começar cedo a criar situações de finalização.
Miguel Menino, Diogo Cabral e Pedro Bondo deixaram os primeiros avisos Leoninos, com o último a obrigar o guardião visitante a mostrar serviço. Do outro lado, também Diogo Pinto foi posto à prova e a seguir viu um novo remate do FC Alverca esbarrar no ferro.
Não marcou a equipa visitante, marcou logo a seguir o Sporting CP: Tiago Ferreira desmarcou Rodrigo Ribeiro nas costas da defesa, a bola bateu em Pedro Venaque e ficou à disposição do avançado verde e branco que, perante Luís Ribeiro, atirou de pé esquerdo para o 1-0.
Leões em vantagem ainda antes da meia hora de jogo e a procurar aumentar a vantagem, mas até ao intervalo o marcador já não mexeu. A melhor oportunidade pertenceu a Mauro Couto, que tinha entrado para o lugar do lesionado Diogo Cabral, mas o guardião do FC Alverca levou a melhor.
Na segunda metade, o Sporting CP teve logo a oportunidade de fazer o 2-0, depois de Rodrigo Ribeiro ter sido travado na área, mas Tiago Ferreira desde a marca de 11 metros permitiu a defesa de Luís Ribeiro.
Assim, a partida continuou em aberto e com o FC Alverca também a querer marcar e a chegar ao empate, mostrando-se mais ofensivo e colocando Diogo Pinto à prova, mas o guarda-redes verde e branco foi mostrando segurança quando foi chamado a intervir.
No entanto, esteve sempre mais perto o Sporting CP de chegar ao golo e, em cima da hora de jogo, foi Rodrigo Marquês que num remate rasteiro fez a bola sair junto ao poste.
Pouco depois, o técnico verde e branco começou mexer fazendo sair Rodrigo Marquês, Diogo Abreu e Rodrigo Ribeiro e entrar Marco Cruz, Alexandre Brito e Rafael Nel, com os Leões a continuarem no mesmo ritmo e a dar trabalho a Luís Ribeiro, que voltou a negar o golo a Tiago Ferreira.
Diogo Pinto fazia o mesmo, mas aos 74 minutos não conseguiu travar o empate na marca de 11 metros: o árbitro entendeu que Pedro Bondo fez falta sobre João Costa ao cortar a bola e assinalou pontapé de penálti, que Jorge Bernardo não desperdiçou.
Esse lance tinha originado alguns protestos, acabando com a expulsão de Chico Lamba e de Khali Hachadi e, assim, o Sporting CP e o FC Alverca entraram nos últimos minutos empatados e com apenas dez jogadores.
Nessa altura, os ânimos também aqueciam na bancada onde já estava o treinador adversário, João Pereira, que tinha sido expulso aos 65 minutos. No entanto, dentro de campo, os jovens Leões mostraram-se alheios a isso, continuaram a impor o seu jogo e a tentar voltar à vantagem.
Luís Ribeiro foi conseguindo prolongar o 1-1, mas aos 90+6 minutos nada pôde fazer: Mauro Couto recebeu de Pedro Bondo à entrada da área, ajeitou a bola e rematou em arco para o 2-1. Um golaço, que devolveu a vantagem ao Sporting CP e confirmou o quinto triunfo Leonino na Série B da Liga 3.