Leões vencem dérbi frente ao CF "Os Belenenses"
18 Jan, 2025
Triunfo por 2-1 com o Sporting CP na luta pela subida da Liga 3
A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu, neste sábado, o CF “Os Belenenses” por 2-1 em jogo da 17.ª jornada da Série B da Liga 3 disputado no Estádio Aurélio Pereira.
Para esta partida, a penúltima desta primeira fase da prova, João Pereira fez três alterações relativamente ao último encontro, não contando com Mauro Couto, Alexandre Brito e Afonso Moreira (lesionado) e fez entrar José Silva, Lucas Anjos e Henrique Arreiol.
O Sporting CP entrou assim no dérbi com Francisco Silva, David Moreira, Bruno Ramos, José Silva, Lucas Anjos, Eduardo Felicíssimo, Luís Gomes, Henrique Arreiol, Rafael Nel, Manuel Mendonça e Samuel Justo.
Frente-a-frente, duas equipas separadas por quatro pontos, com o CF “Os Belenenses” em segundo lugar e o Sporting CP em quinto. Por isso, para a turma verde e branca era imperativo vencer para subir na tabela e fixar-se nos lugares que dão acesso à fase de subida e os Leões não falharam.
Jogo muito nivelado, com a equipa verde e branca a conseguir chegar com maior frequência à área nos momentos iniciais e a chegar ao golo aos 12 minutos, na sequência de um canto na direita: David Moreira recebeu à entrada da área e foi até à ala esquerda cruzar para o segundo poste, onde surgiu Rafael Nel a finalizar de cabeça.
1-0 no marcador logo na fase inicial da partida com o CF “Os Belenenses” a tentar responder, mas, apesar de depois ter conseguido ter mais bola, não conseguiu chegar com qualidade à área Leonina, também graças à consistência defensiva da turma verde e branca. Na melhor oportunidade, Xavi Fernandes rematou ao lado, sem assustar Francisco Silva.
Já em cima do intervalo, a equipa visitante ameaçou o empate em dois lances seguidos, primeiro na sequência de um canto na esquerda, e após defesa de Francisco Silva que teve recarga, valendo Bruno Ramos a desviar e na segunda o guardião Leonino segurou sem grande dificuldade.
Assim, manteve-se o 1-0 até à segunda metade, que começou sem alterações e à imagem do que terminou a primeira parte: jogo muito dividido e com o CF “Os Belenenses” a ameaçar o golo, mas, na primeira oportunidade, o esférico saiu por cima da baliza Leonina.
Ainda assim, o empate não tardou muito a chegar, com o 1-1 a ser apontado aos 52 minutos num lance pela esquerda que Diogo Brasido finalizou da melhor maneira.
Mais de meia-hora para jogar, com tudo em aberto, e com a formação visitante a ameaçar a reviravolta logo a seguir, mas o remate saiu ao ferro. O CF “Os Belenenses” ameaçou de novo o golo, pouco depois, num lance de insistência, que terminou com Francisco Silva a encaixar o esférico.
Do outro lado, também o Sporting CP deu trabalho a David Grilo, num lance que podia ter resultado no 2-1: Rafael Nel trabalhou bem à entrada da área e entregou para Lucas Anjos que cruzou desde a esquerda, mas o guarda-redes visitante saiu dos postes para segurar a bola e impedir males maiores.
Pior fez depois, aos 76 minutos, o guardião do CF “Os Belenenses”, que saiu da baliza para interceptar um cruzamento, à entrada da área, mas a bola foi para a frente, Luís Gomes recuperou e rematou para a baliza deserta, com a formação visitante a nada poder fazer.
2-1 no marcador e, minutos depois, José Silva esteve perto do 3-1, num lance rápido, tentando o chapéu sobre David Grilo, mas o guardião visitante afastou o perigo com uma palmada, num lance em que o jogador Leonino acabou por precisar de assistência.
Quando o jogador verde e branco era assistido, e à entrada para os últimos dez minutos, João Pereira começou a mexer, fazendo sair Manuel Mendonça, Lucas Anjos e Luís Gomes e entrar Rafael Besugo, Flávio Gonçalves e Marlon Júnior. Ainda assim, logo a seguir José Silva também teve de sair e deu lugar a Rodrigo Dias.
Sporting CP com quatro alterações para os últimos minutos, uma delas forçada, e a tentar segurar o resultado, mas fez também por aumentá-lo, continuando focado na baliza adversária e com David Moreira a ver David Grilo levar a melhor já nos cinco minutos dado de tempo-extra.
A seguir, e num lance em que Rafael Nel ia isolado para a baliza, Nuno Tomás fez falta e viu o segundo cartão amarelo, deixando o CF “Os Belenenses” a jogar em inferioridade numérica para os últimos instantes, com João Pereira a reforçar a defesa a seguir, com a entrada de Lucas Taibo e a saída de Rafael Nel.
Apesar disso, a formação de Belém não desistiu do empate e passou os últimos segundos do encontro na área verde e branca, mas Francisco Silva segurou o esférico e o resultado, que acabou por ser justo pelo que se passou em campo.
Assim, o Sporting CP ficou na quarta posição da tabela e, neste momento, está tudo em aberto para a última ronda desta fase da Liga 3, na qual o Sporting CP vai jogar em casa do SC Lusitânia dos Açores.