Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leoas indomáveis estão nos quartos de final da Taça de Portugal

Por Sporting CP
18 Jan, 2025

Triunfo frente ao PV Colégio Efanor por 3-1 em sets

A equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal venceu o PV Colégio Efanor este sábado por 3-1 em sets nos oitavos de final da Taça de Portugal e garantiu presença nos quartos de final da prova.

Um triunfo de qualidade das Leoas de Rui Pedro Silva, com dois sets iniciais de luxo, que limitaram em muito as acções de ataque da equipa nortenha.

Sobretudo no primeiro set, o Sporting CP foi um recital de bem jogar. Serviço muito agressivo e bem colocado de todas as jogadoras Leoninas quando estavam na rotação para a única ação do jogo em que só se depende da própria atleta. E como o Sporting CP tirou partido da bola de saída!. Amanda Cavalcanti, Saska Djurovic, Sara Dias e Jéssica Miranda colocaram muitas dificuldades na recepção do PV, que logo aí tinha problemas em organizar o ataque.

Nos contra-ataques, a subtileza e habilidade de Jéssica Miranda somada à maior potência de Sara Dias, ajudaram e muito o avolumar o resultado para o lado Leonino e aos 5-1 já se percebia a superioridade verde e branca, confirmada gradualmente aos 9-3, 13-6 e aos 17-7, num magnífico ataque de Sara Dias, que ‘imitava’ um imediatamente antes de Jéssica Miranda. Aos 20-9, um bloco de Amanda Cavalcanti mais que dobrava a marcação da equipa do PV Colégio Efanor e o set ficou fechado em largos 25-11, após mais um excelente ataque, desta feita de Leslie Taigle.

O segundo set foi bem mais equilibrado, com os dois primeiros pontos a pertenceram à equipa visitante e aos dez pontos jogados, cada equipa havia conquistado cinco. Essa toada de equilíbrio foi-se mantendo até aos 22-22, sem que nenhum dos dois conjuntos conseguisse mais de dois pontos de vantagem.

O Sporting CP jogava um voleibol de muito bom nível e grande sentido de entreajuda, mas o PV respondia no mesmo estilo. O Sporting CP conseguiu os três pontos seguintes, com dois ataques para fora do PV Colégio Efanor e pelo meio um grande ataque de Sara Dias para o 25-22.

Faltava um set para o Sporting CP fechar o jogo, mas a equipa nortenha não esteve pelos ajustes e com uma série de serviços de muita qualidade assinados pela distribuidora Ana Couto, a formação visitante passou de 8-8 para 8-16, também na pior fase de todo o jogo na recepção da formação Leonina.

Um ciclo de lances que foi determinante no desfecho final. O Sporting CP ainda teve uma reacção de muita qualidade ao passar de 12-19 para 19-22 e depois para 23-24, num ataque em habilidade de Jéssica Miranda, que se seguia a muito bons blocos de Saska e de Amanda Cavalcanti. Mas um ataque para fora do Sporting CP fechou o set nos 23-25.

No quarto e que seria o último set, voltou a aparecer em muito bom plano Sara Dias, que havia estado um pouco mais apagada no terceiro parcial. A oposta blocou bem, também rematou bem, a defesa baixa voltou ao melhor nível [a habitual grande qualidade de Daniela Loureiro] e Leslie Taigle também aproveitou bem a grande leitura de jogo que a evidencia.  

Aos 14-10, num grande ataque de Sara Dias, o Sporting CP começou a ‘inclinar’ o jogo para o lado verde e branco e com Saska Djurovic em grande plano no bloco para os 19-13, percebia-se que dificilmente o set, o jogo e a passagem aos quartos de final da Taça de Portugal fugiriam às Leoas. Sara Dias assinou três blocos na fase final do set e o Sporting CP venceu o parcial por 25-13, numa exibição que mereceu fortes aplausos dos Sportinguistas presentes nas bancadas. Na próxima eliminatória, o Sporting CP defronta o FC Porto.   

Sporting CP: Maria Carlos Marques, Vanessa Paquete, Jéssica Miranda (17), Amanda Cavalcanti (10), Melanie Detzel, Ozge Kinasts (1), Sara Dias (20), Angie Hinestroza, Maria G Santos [L], Leslie Taigle, Saska Djurovic (14), Daniela Loureiro [L] [C], Mimosa Faria, Irene Verásio.