Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto FPF

João Pereira: "Agora, é desfrutar"

Por Sporting CP
25 Jan, 2025

Treinador Leonino reagiu à inédita presença na Fase de Apuramento de Campeão

João Pereira era, naturalmente, um homem satisfeito no final do encontro entre a equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal e o SC Lusitânia, no qual os jovens Leões garantiram, pela primeira vez na história da competição, a presença na Fase de Apuramento de Campeão da Liga 3.

O técnico verde e branco analisou a partida, não deixando de sublinhar, ainda assim, algumas desatenções que poderiam ter sido fatais.

"Sabíamos que a posição que o SC Lusitânia ocupava na Liga não influenciaria a dificuldade do jogo. Todos os jogos da Liga 3 são difíceis. Preparámo-nos o melhor que pudemos, mas a verdade é que não fomos competentes na primeira parte. Não fomos rigorosos - e por isso saímos com um amargo. Não conseguimos ir em busca da vitória e o SC Lusitânia até criou mais oportunidades do que nós, o que nos deixou desconfortáveis e ansiosos. No intervalo falámos, rectificámos e tranquilizámos os jogadores. Na segunda parte estivemos muito melhor. Criámos mais oportunidades de golo, pelo menos três, mas voltámos a sofrer um golo que não devíamos ter sofrido. Aí se viu o caracter destes jovens - há que o sublinhar, jovens jogadores - que, a jogar sob pressão, a precisar de vencer para fugir à fase de manutenção, conseguiram reagir. Numa fase em que o empate já era suficiente, continuaram à procura a vitória. Era o que queríamos: sair daqui com o nosso trabalho feito, sem depender de outros. Não foi possível, mas temos de estar contentes: conseguimos fazer história".

Com o objectivo alcançado, João Pereira fez questão de repartir os louros e méritos. "Quero dar os parabéns a todos os jogadores e ao staff. Quero também valorizar o trabalho feito na formação, pelos treinadores das camadas mais jovens, porque se os jogadores chegam aqui à equipa B e conseguem atingir um objectivo destes, é também por todo o trabalho feito para trás", atirou.

O treinador abordou ainda o regresso ao comando da equipa B, garantindo que a nova transição decorreu muito facilmente. "Parece que nunca saí. Os jogadores continuaram a trabalhar e o mister Pedro manteve a base. Como os jogadores conhecem a nossa equipa técnica, a nossa forma de trabalhar e o nosso modelo de jogo, foi muito fácil passar-lhes a mensagem. Difícil foi conseguir estes resultados. O empate com a SU 1º de Dezembro complicou-nos as contas, mas fomos competentes contra o CF "Os Belenenses". Não vou felicíssimo daqui, porque queria ter ganho, mas do mal o menos conseguimos um dos objectivos a que nos propusemos no início da temporada", explicou.

João Pereira frisou também que vê nesta fase da competição uma oportunidade de desafiar e fazer evoluir os seus jogadores. "Salientar que estamos entre as 8 melhores equipas da Liga 3, entre equipas que apostaram desde o início da época na subida de divisão, e que estamos num grupo onde as equipas ainda se vão reforçar. Os nossos reforços são os jogadores da formação, dos sub-23, dos sub-19. É neles que acreditamos e é com eles que vamos trabalhar. Esta fase vai proporcionar-nos jogos mais competitivos e difíceis, onde os jogadores vão poder preparar-se melhor para o seu futuro. Temos jogadores com 17 e 18 anos a disputar uma Liga 3. Esse é o nosso grande objectivo: que possam chegar a um contexto profissional bem preparados".

A finalizar, o técnico abordou os objectivos para o final da época. "Eu penso jogo a jogo. Quero que os jogadores sejam competitivos. A responsabilidade está toda nas outras equipas. Nós temos de desfrutar, fazer o nosso jogo e ser muito melhores do que fomos aqui. Hoje tínhamos responsabilidade e acusámos um pouco a pressão, mas agora os jogadores vão explanar melhor o seu futebol e valorizar-se".

 Também Manuel Mendonça reagiu ao histórico resultado: "Queríamos entrar no jogo para vencer; quando uma equipa depende de si o objectivo é jogar com menos sofrimento e ter controlo de bola. Não aconteceu isso. Sofremos um golo, mas fomos em busca do 1-1 e conseguimo-lo antes do intervalo, o que foi importante. Depois sofremos um golo de esquema táctico, que foi uma falha de atenção nossa, mas demos as mãos e conseguimos, todos juntos, ir em busca do 2-2. O empate deu para alcançarmos esta segunda fase do campeonato".

O capitão Leonino mostrou-se feliz e focado no futuro imediato. "Lutámos desde o primeiro dia com o objectivo de chegar a esta fase, de forma a não disputar a fase de despromoção, que é muito difícil, jogada em campos onde as equipas estão, literalmente, a lutar pela vida. Conseguimos o primeiro objectivo, agora é focar na próxima fase, com calma, com tranquilidade, jogo a jogo. E vamos sem dúvida conseguir um bom resultado".