Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Vitória no dérbi escapou no último minuto

Por Sporting CP
19 Fev, 2026

Leões comandaram, mas SL Benfica ressuscitou no fim (2-2)

Num Pavilhão João Rocha ao rubro, a equipa de futsal do Sporting CP empatou 2-2 com o SL Benfica, esta quinta-feira, no jogo que inaugurou a 16.ª jornada da fase regular da Liga.

Allan Guilherme adiantou os Leões na primeira parte, reforçou também a vantagem na segunda, mas na recta final as águias souberam responder e Pany Varela também ‘bisou’, com o último golo apontado já no último minuto, negando a vitória verde e branca e a hipótese de reaproximação na classificação. Assim, mantêm-se os seis pontos de diferença entre Sporting CP (40) e SL Benfica (46) quando faltam seis jogos até aos play-offs.

Frente-a-frente estiveram um Sporting CP ‘embalado’ por dez vitórias consecutivas e um SL Benfica só com triunfos na Liga, tendo como uma única derrota em toda a temporada o dérbi que a inaugurou na Supertaça (1-6). No Pavilhão João Rocha, os instantes iniciais foram de alta intensidade e muito disputados em cada lance, com os Leões - sem João Matos, Pauleta, Taynan, Zicky Té nas opções - a tentarem insistentemente sair a jogar desde trás e as águias sempre pressionantes a toda a quadra.

As primeiras oportunidades foram infrutíferas, com Bruno Pinto a atirar para defesa de Léo Gugiel e, do outro lado, Diego Nunes tentou um chapéu sobre Bernardo Paçó, mas aos 11 minutos a insistência verde e branca teve prémio e acabou por abrir o marcador. Incorporado no ataque, Bernardo Paçó obrigou o guarda-redes adversário a duas defesas consecutivas, mas foi Bruno Maior a ‘reciclar’ a jogada da melhor maneira ao recolher uma nova recarga, descobrindo, com astúcia, Allan Guilherme solto na área para o desvio que fez o 1-0 e ateou a festa nas bancadas.

Pouco depois, o pivô brasileiro, que chegou aos 15 golos na época, brilhou na outra área com um corte providencial que evitou uma resposta imediata do SL Benfica, que até foi ‘empurrando’ os Leões para a sua zona defensiva, mas sem qualquer efeito até ao intervalo. Mérito, também, para os dois guarda-redes.

Nesta fase de reacção encarnada, primeiro, até foi o Sporting CP a ficar mais perto do segundo golo num contra-ataque veloz que Diogo Santos não conseguiu concluir, porque Gugiel tapou os caminhos com uma ‘mancha’. Algo que, pouco depois, Bernardo Paçó replicou, desta feita a remate em rotação de Jacaré e, por isso, o 1-0 seguiu intacto para o segundo tempo.

Já o reatamento do dérbi trouxe uns Leões mais ameaçadores e um, em especial, de pontaria muito afinada. Depois de ter desviado - de forma oportuna - para a barra um forte remate de Wesley, Allan Guilherme mostrou-se com um trabalho a solo de pivô, em zona frontal e com um pontapé cruzado e colocadíssimo voltou a ‘facturar’ - décimo tento na Liga - para deixar o Pavilhão João Rocha em polvorosa. Nem quatro minutos decorridos e 2-0 para o Sporting CP, que reentrou com o tónico perfeito.

Depois, as defesas e os guarda-redes entraram - de parte a parte - outra vez em acção de forma determinante: um ‘voo’ de cada lado negou golos a Silvestre e Alex Merlim e cortes defensivos na hora certa também evitaram males maiores nas duas áreas. Tudo sempre ‘preso’ por detalhes, mas as águias de Cassiano Klein ainda foram a tempo de responder.

Apesar da forma equilibrada como o Sporting CP se manteve na quadra, o SL Benfica conseguiu contornar isso com um bom desenho ofensivo concluído por Pany Varela. A seis minutos do fim, o 2-1 relançou o dérbi, que se fez de mais imprecisão até à última buzina, porém a equipa da Luz - certeira - ainda resgatou um ponto no João Rocha.

Um lançamento rápido na frente permitiu a Silvestre, na passada, tocar para o lado, onde Pany apareceu de rompante para sentenciar o 2-2 já dentro do último minuto. Os Leões, de imediato, apostaram em Alex Merlim como guarda-redes avançado, só que não houve tempo para ir em busca da vitória, que esteve ali tão perto.

Com tudo igual na Liga, segunda-feira (20h00) há novo dérbi, mas na Luz e em pleno palco europeu: águias e Leões vão defrontar-se na primeira mão do quartos-de-final da UEFA Futsal Champions League.

Sporting CP: Tomás Paçó, Diogo Santos, Wesley, Allan Guilherme, Felipe Valério, Bernardo Paçó [GR], Ivan Chishkala, Bruno Pinto, Alex Merlim [C], Bruno Maior, Rocha, Henrique Rafagnin [GR]