João Gião: "Chave do jogo foi a maturidade que a equipa revelou na 2.ª parte"
04 maio, 2025
Rescaldo ao triunfo da equipa B do Sporting CP frente ao Varzim SC, por 2-0.
No final da partida e em declarações aos meios do Clube, o treinador da equipa B do Sporting CP, João Gião, fez a leitura do jogo.
“A chave foi percebermos que o adversário ficou condicionado muito cedo no jogo com uma expulsão. Na primeira parte não tivemos tanto a clarividência, controlámos o jogo, mas não estávamos a conseguir fazer aquilo que era necessário para conseguimos criar oportunidades de golo, circular mais rápido, ter mais paciência com bola, tomar melhores decisões, clarividência, maturidade, faltou-nos isso na primeira parte, claramente depois da expulsão. Muita ansiedade, o sentimento de que com mais um temos obrigação de ‘amassar’ o adversário, de ir para cima. Faltou-nos essa maturidade na primeira parte”.
Para o técnico, a equipa jogou com mais lucidez na etapa complementar do desafio. “Na segunda, depois do intervalo, fizemos exactamente aquilo que era necessário fazer: cabeça limpa, cabeça fria, perceber que o tempo jogava a nosso favor, mas que tínhamos de criar adversidade ao adversário. Fizemos o nosso jogo, fizemos a bola andar, circulámos de um lado, circulámos ao outro, fizemos o que tínhamos de fazer, muita rutura no último terço, começámos a criar oportunidades, o golo acabou por surgir, deu-nos tranquilidade e o segundo aparece com naturalidade, numa fase em que o adversário estava completamente exposto para tentar o empate. A chave do jogo foi a maturidade que a equipa revelou na segunda parte, sangue-frio e gestão das emoções”.
O treinador da equipa B do Sporting CP falou ainda do que representa o regresso às vitórias da equipa B do Sporting CP. “Representa isso mesmo, uma vitória, não altera nada daquilo que tem sido o nosso percurso. Olhamos para o próximo jogo, para o processo do modelo centrado no jogador e olhamos para o próximo jogo com uma ambição muito grande de ir a Fafe ganhar o jogo, num campo difícil, à semelhança do que fizemos hoje, com um adversário extremamente competente como são todos nesta fase. Ainda hoje tivemos um jogo muito difícil, contra uma equipa muito forte [Varzim SC] individualmente e colectivamente e acho que fizemos um grande jogo. Não muda nada para nós. Temos de olhar para a AD Fafe e ir ganhar a Fafe, que é o mais importante”.
Do lado dos jogadores, Luís Gomes falou também aos meios do Clube para analisar a partida diante do Varzim SC. “A equipa do Varzim SC é de muita qualidade, dificultou-nos muito, apesar da expulsão foi sempre uma equipa que nos criou perigo, mas a nossa equipa foi muito madura, com mais um tivemos calma, fizemos o nosso jogo, sem pressa de fazer o golo, sem ansiedade e o golo acabou por surgir”, expressou.