João Gião: "Dar boa imagem, boa resposta e continuar a nossa caminhada"
12 Mar, 2026
Equipa B do Sporting CP recebe GD Chaves, esta-sexta-feira, às 18h00, para a Liga Portugal 2
A equipa B do Sporting CP recebe esta sexta-feira o GD Chaves para a 26.ª jornada da Liga Portugal 2, no Estádio Aurélio Pereira, a partir das 18h00, e o técnico da formação Leonina, João Gião vincou que a formação verde e branca regressa aos jogos como visitada com o objectivo de fazer esquecer o jogo anterior em casa e dar a imagem habitual de competitividade e qualidade do grupo que orienta.
“Temos tido resultados menos positivos, mas com performances completamente diferentes, houve uma em que realmente não estivemos ao nosso nível, no último jogo aqui em casa contra o Leixões SC e vamos querer dar uma outra imagem, aquela que tem sido a nossa ao longo da época perante os nossos adeptos e, deixar desde já o repto para que possam comparecer e ajudar-nos neste jogo difícil. Mas fundamentalmente, olhar para o último jogo em que não ganhámos [Lusitânia de Lourosa FC], cometemos um erro individual que nos custou um golo no início do jogo, mas depois fizemos um jogo muito competente. Perdemos, é verdade, mas perdemos nos limites, que é o que lhes digo sempre”, disse aos meios de comunicação do Clube.
O desaire na jornada anterior, por 1-0, fora de portas, já restabeleceu os padrões pelos quais se tem pautado a equipa B Leonina e que importa manter frente ao conjunto flaviense, esta sexta-feira.
“Perdemos a criar mais números em todos os dados do que o adversário, mais oportunidades de golo, mais remates à baliza, muito mais oportunidades claras, mais posse de bola, mais tudo. Não fizemos golo e quando assim é, parabéns ao adversário que foi mais eficaz do que nós, mas nada melindrado com a performance, antes pelo contrário. Têm sido jogos diferentes, temos pecado em alguns detalhes, mas acho que é uma boa oportunidade amanhã, com o nosso público e dar uma boa imagem, uma boa resposta e continuar a nossa caminhada”.
O técnico abordou o que se pode esperar do jogo que vai decorrer esta sexta-feira, frente ao GD Chaves.
“Um jogo difícil, esta Liga é extremamente competitiva, está mesmo muito forte, quase todas as equipas e o GD Chaves também, reforçaram-se no mercado de Janeiro, para além de ter sido um plantel composto para subir de divisão. Até ao momento, a classificação não tem sido a mais condizente, mas o plantel é muito forte. Mudaram também de treinador, numa ideia diferente. Vêm moralizados pela vitória importante frente ao Académico de Viseu FC, que também está na luta pela subida”.
João Gião falou de um adversário experiente e com bom perfil técnico. “É um plantel muito forte, experiente, com muitos jogadores com experiência de Primeira Liga, que nos vai criar muitas dificuldades. É uma equipa boa tecnicamente, que gosta de ter bola, com extremos muito rápidos, que são muito perigosos no último terço e no um contra um, um avançado experiente, que já foi várias vezes o melhor marcador desta Liga, portanto, vários desafios para nós, é disso que estamos à espera, mas esperamos sobretudo sermos iguais a nós próprios e sermos supercompetitivos, que é a nossa exigência”.
João Gião revelou como foi a semana de trabalho da equipa B Leonina. “Temo-nos focado no que nos focamos sempre. Sobretudo, corrigir colectivamente e individualmente, porque não nos podemos esquecer que estamos aqui sobretudo para desenvolver jogadores que possam chegar ao plantel da equipa A e nesse sentido, foi uma semana semelhante a tantas outras. Trabalhar sobre aquilo que colectivamente aquilo que aqui ou ali temos de melhorar em alguns aspectos, como a construção baixa que na primeira parte [frente ao Lusitânia de Lourosa FC] não foi tão forte, o atacar o último terço na primeira parte não foi tão forte, melhorámos na segunda [parte]. Portanto, alguns conceitos que são importantes para nós. Foi uma semana muito semelhante a outras, com alguns condicionalismos em função do calendário da equipa A, que tem tido um calendário congestionado e convocado jogadores da equipa B para os seus jogos. Isso limita-nos nas opções, quer para jogo, quer durante a semana para podermos trabalhar com todos os jogadores Mas esse é o nosso papel, e é para isso que estamos aqui”.
João Gião deixou, por fim o apelo à presença dos Sportinguistas nas bancadas do Estádio Aurélio Pereira, esta sexta-feira.
“Deixo o repto aos nossos adeptos que possam comparecer. Temos vindo em crescendo também em número de adeptos nos jogos em casa e isso para nós é uma conquista grande. Esta equipa, sobretudo em casa, já deu mostras de muita qualidade, de muita sintonia com os adeptos e não foi o caso do último jogo em casa. Eles que venham e que nos deem a oportunidade de alterar um bocadinho essa imagem que demos no último jogo [com o Leixões SC, na Academia Cristiano Ronaldo], os jogadores merecem essa oportunidade e vão de certeza dar outra imagem em comparação com esse jogo e que posam estar presentes amanhã às 18h00 aqui no Estádio Aurélio Pereira”.