João Gião: “Ser competentes e atacar a vitória”
09 maio, 2025
Equipa B do Sporting CP visita a AD Fafe este sábado, às 16h00
A equipa B do Sporting Clube de Portugal visita este sábado o terreno da AD Fafe, em jogo referente à jornada 13 da fase de apuramento de campeão da Liga 3. O pontapé de saída está marcado para as 16h00 e, na antevisão ao encontro, o treinador João Gião sublinhou a importância do foco e da consistência nesta recta final de temporada.
Olhando, antes ainda, para o triunfo sobre o Varzim SC por 2-0 na última ronda, o técnico Leonino reconheceu as dificuldades iniciais, apesar da precoce vantagem numérica.
"Foi um jogo no qual o adversário ficou reduzido a dez unidades muito cedo, mas em que não soubemos aproveitar de imediato essa vantagem. Claro que é mais fácil jogar contra dez, mas colocou-nos desafios diferentes, aos quais não soubemos reagir imediatamente”, começou por explicar.
“Era preciso um jogo associativo e de posse, uma circulação mais rápida. Na segunda parte, sim, fomos mais frios, instalámos o nosso jogo, tomámos melhores decisões no último terço e os golos surgiram com naturalidade", analisou ainda.
A poucos jogos do final da competição, João Gião elogiou a identidade do grupo e reforçou a ambição de toda a equipa.
“Queremos, em qualquer campo, impor o nosso jogo e assumir a partida. Criar muitas oportunidades, ser ofensivos, fazer golos – como temos feito em todos os jogos – e continuar a ser a melhor defesa do campeonato [9 golos sofridos nesta fase]. Mas mais do que os números, importa sermos fiéis ao nosso processo e iguais a nós próprios em cada partida”, garantiu.
Sobre o adversário deste fim-de-semana, o treinador verde e branco não tem dúvidas: será um “jogo muito difícil”, entre “uma equipa motivada porque ainda quer atingir o objectivo da subida e um Sporting CP que quer continuar a ser competente”.
“A AD Fafe investiu para subir e vai encarar este jogo como uma final. Precisam de ganhar e farão tudo para o conseguir. Têm qualidade individual na frente – com extremos perigosos e um avançado que é o melhor marcador desta fase – e criam muitas oportunidades, especialmente em casa. Vamos ter de ser rigorosos defensivamente e eficazes na frente”, alertou.
Por fim, João Gião valorizou ainda o impacto emocional destes jogos para o crescimento dos jovens atletas: “Agrada-me estarmos presentes nas decisões e expor jogadores desta idade a este tipo de decisões é fundamental; é óptimo para o seu crescimento”. No entanto, é fundamental gerir o momento “com realismo e frieza”, como frisou o técnico verde e branco.
“Aquilo que lhes peço é foco na tarefa. Há coisas que não conseguimos controlar e há coisas que conseguimos controlar. Aquilo que conseguimos controlar é o que podemos fazer no jogo, sermos competentes e atacar a vitória”, apontou.
Já Rafael Nel, que regressou à competição precisamente no confronto com os varzinistas, mostrou-se feliz pelo momento da equipa e confiante no futuro próximo.
"A equipa tem jogado muito bem, senti-me feliz por voltar a jogar com eles e regressar com uma vitória é sempre muito bom. Foi um jogo difícil, bem disputado. Tivemos bastantes oportunidades, controlámos o jogo e conseguimos vencer”, recordou.
O avançado prevê mais um duelo intenso, desta feita com a AD Fafe. "Vai ser um jogo difícil, com uma equipa agressiva e que procura criar perigo. Mas estamos preparados e confiantes. Se dermos as mãos e formos solidários, acredito que ninguém nos consegue bater”, afirmou, destacando ainda “o orgulho e motivação” pela participação histórica da equipa na fase de subida da Liga 3.
"Queremos sempre ganhar”, assumiu, e para que a vitória surja, “o apoio dos Sportinguistas é sempre uma grande força”. “Era muito importante que, mesmo no Norte, viessem apoiar-nos. Sentimos muito esse carinho", apelou, a fechar.