De volta aos triunfos europeus
09 Nov, 2023
Bis de Pedro Gonçalves contra o RKS Raków Częstochowa (2-1)
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, esta quinta-feira, os polacos do RKS Raków Częstochowa por 2-1 na quarta jornada da fase de grupos da UEFA Europa League.
Pedro Gonçalves apontou os dois golos Leoninos - ambos de pontapé de penálti - e, com este resultado, o Sporting CP isolou-se no segundo lugar do Grupo D com sete pontos, menos três do que os italianos da Atalanta BC.
Num Estádio José Alvalade bem composto, apesar do frio, Rúben Amorim promoveu quatro alterações nos titulares, três por opção (Ousmane Diomande, Matheus Reis e Morten Hjulmand deram lugar a Jeremiah St. Juste, Gonçalo Inácio e Francisco Trincão) e uma fruto do castigo que Viktor Gyökeres está a cumprir, tendo sido escolhido Paulinho para o seu lugar.
No banco de suplentes, destaque para as presenças dos jovens Afonso Moreira, Rodrigo Ribeiro e Tiago Ferreira, com este último a poder estrear-se pela equipa principal Leonina.
O encontro começou a bom ritmo, com intensidade de lado a lado. Ricardo Esgaio foi o primeiro a criar perigo com um cruzamento para o coração da área, mas o guarda-redes Vladan Kovačević, tendo feito o mesmo logo a seguir, quando Paulinho atirou à baliza.
De fora da área, Daniel Bragança rematou ao lado aos seis minutos e Francisco Trincão, por duas vezes, protagonizou boas jogadas em que tentou servir Pedro Gonçalves, primeiro, e Ricardo Esgaio, depois, mas sem sucesso.
Aos 12 minutos, e depois de consultar o VAR, o árbitro albanês Enea Jorgji assinalou pontapé de penálti para o Sporting CP, tendo mostrado também o cartão vermelho a Bogdan Racovițan por falta sobre Jeremiah St. Juste.
Na conversão, Pedro Gonçalves não tremeu e enganou o guardião do RKS Raków Częstochowa, inaugurando o marcador e facturando pela quarta vez em 2023/2024.
A ganhar e com mais um em campo, o conjunto verde e branco dominou por larga margem até ao intervalo, com a única reacção dos visitantes a ser um tiro de Jean Carlos, por cima, aos 23 minutos.
Instalado no meio-campo adversário, o Sporting CP ameaçou aos 36 minutos, quando Marcus Edwards, a finalizar um contra-ataque, rematou para defesa de Vladan Kovačević.
O inglês voltou a dar trabalho ao guarda-redes aos 42 minutos, já depois de Francisco Trincão ter falhado o alvo. No último lance da primeira parte, foi Paulinho, em resposta a um livre batido por Pedro Gonçalves, a cabecear às malhas laterais.
Ao intervalo, o 1-0 era até escasso para a superioridade que o Sporting CP estava a exercer.
O segundo tempo quase começou de forma perfeita para o emblema de Alvalade, mas o golo de Paulinho logo no minuto inicial foi anulado por fora-de-jogo.
No entanto, o Sporting CP chegou mesmo ao 2-0 logo aos 52 minutos, quando o árbitro - e novamente depois de consultar o VAR - assinalou mais um pontapé de penálti, desta vez graças a uma mão na bola de Milan Rundić.
Da marca dos 11 metros, Pedro Gonçalves repetiu a façanha: enganou Vladan Kovačević e colocou a bola no fundo das redes. Vantagem duplicada e bis para o camisola 8.
Depois de um remate de Francisco Trincão às malhas laterais, Rúben Amorim promoveu três alterações, colocando Morten Hjulmand, Matheus Reis e Iván Fresneda nos lugares de Pedro Gonçalves, Gonçalo Inácio e Ricardo Esgaio, respectivamente.
Francisco Trincão voltou a ameaçar com um remate que só não deu golo porque um defesa cortou no momento certo e, a seguir, foi Morten Hjulmand a tentar a sua sorte, mas falhou o alvo.
A 20 minutos do fim, saíram Jeremiah St. Juste e Marcus Edwards e entraram Ousmane Diomande e Tiago Ferreira, com este último, de 21 anos, a fazer a estreia pela equipa principal do Sporting CP.
No entanto, o jogo foi relançado quando, aos 71 minutos, o RKS Raków Częstochowa reduziu quando nada o fazia prever. Num livre que surpreendeu a defesa Leonina, Antonio Adán defendeu o primeiro remate, mas Milan Rundić não desperdiçou a recarga.
O tento sofrido não mudou a toada da partida, com o Sporting CP a continuar por cima e a aproximar-se da baliza polaca. Daniel Bragança e Tiago Ferreira, por exemplo, continuaram a tentar tudo para chegar ao 3-1. Aos 83 minutos, e na conclusão de uma excelente jogada, Daniel Bragança atirou para uma bela intervenção de Vladan Kovačević.
Nos minutos finais, o RKS Raków Częstochowa ganhou algum ímpeto e ainda procurou chegar ao empate, mas não conseguiu criar perigo e voltar a incomodar Antonio Adán. Assim, o 2-1 prevaleceu e os três pontos europeus ficaram em Alvalade.
O Sporting CP vai, agora, visitar o SL Benfica para a Liga Portugal, com o jogo a realizar-se este domingo.
Sporting CP: Antonio Adán [GR], Jeremiah St. Juste (Ousmane Diomande, 70'), Sebastián Coates [C], Gonçalo Inácio (Matheus Reis, 56'), Ricardo Esgaio (Iván Fresneda, 56'), Daniel Bragança, Pedro Gonçalves (Morten Hjulmand, 56'), Nuno Santos, Marcus Edwards (Tiago Ferreira, 70'), Francisco Trincão e Paulinho.