Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva, José Lorvão

Início de Leão na Champions

Por Sporting CP
17 Set, 2024

Sporting CP vence Lille OSC por 2-0

No regresso à UEFA Champions League, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal começou a fase de liga da melhor forma ao receber e bater o Lille OSC por 2-0 na noite desta terça-feira.

Viktor Gyökeres, na primeira parte, e Zeno Debast, na segunda, apontaram os golos do totalmente triunfo dos Campeões Nacionais, que foram melhores do início ao fim e passaram a somar três pontos na competição.

Com três alterações no 11, com Matheus Reis, Daniel Bragança e Nuno Santos a darem lugar a Ousmane Diomande, Hidemasa Morita e Geny Catamo, os Leões subiram ao relvado do Estádio José Alvalade com um grande ambiente digno da mais importante competição de clubes da Europa. Antes do apito inicial, cumpriu-se um minuto de silêncio em homenagem às vítimas dos incêndios em Portugal.

O encontro começou com o Lille OSC a dar o controlo ao Sporting CP, que foi dominando nos primeiros minutos ainda que sem grande perigo. O remate inaugural surgiu quando Hidemasa Morita, de longe, atirou ao lado. Pela negativa, Gonçalo Inácio saiu lesionado logo aos 13 minutos, entrando Matheus Reis.

Aos poucos, o emblema de Alvalade foi crescendo e ameaçando cada vez mais os gauleses. Aos 17 minutos, Pedro Gonçalves atirou ao lado, sendo que pouco depois, e na finalização de uma excelente jogada colectiva, Francisco Trincão também falhou o alvo.

Perto da meia-hora de jogo, o Sporting CP ficou muito perto de marcar: assistido por Viktor Gyökeres, Pedro Gonçalves rematou para boa defesa do guarda-redes Lucas Chevalier.

Os visitados estavam por cima e conseguiram o merecido 1-0 aos 38 minutos, quando um erro da defesa do Lille OSC permitiu a Pedro Gonçalves ganhar a bola e servir Viktor Gyökeres (quem mais?). O sueco rodopiou, ganhando o espaço necessário para o remate, que só parou no fundo das redes. Nono golo do avançado em sete jogos pelo Sporting CP em 2024/2025 e primeiro da carreira na UEFA Champions League - sendo, também, o primeiro jogo na prova.

O Lille OSC ficou com a tarefa ainda mais complicada logo a seguir, quando Angel Gomes viu o segundo cartão amarelo e foi expulso, deixando a sua equipa reduzida a dez unidades.

Ao intervalo, 1-0 para o Sporting CP, que somou seis remates na primeira parte contra zero dos forasteiros.

Rúben Amorim substituiu Hidemasa Morita por Daniel Bragança para o segundo parte e, também graças à superioridade numérica, o domínio só aumentou. Geovany Quenda não facturou de cabeça por pouco aos 50 minutos, Francisco Trincão e Daniel Bragança atiraram para fora e, a seguir, foi a vez de Geny Catamo ficar a centímetros do segundo.

Mas esse momento ficou guardado para os 65 minutos e ainda bem, porque Zeno Debast acabou por ser o autor de um dos golos do ano. Do meio da rua e após passe de Daniel Bragança, o defesa-central belga disparou uma bomba ao ângulo que levantou o Estádio José Alvalade. Zeno Debast somou o primeiro tento de Leão ao peito e, tal como Viktor Gyökeres, marcou na primeira vez que jogou na UEFA Champions League.

Já depois de voltar a defender um remate de Pedro Gonçalves, Lucas Chevalier brilhou novamente, agora no frente-a-frente com Daniel Bragança. Na recarga, Geovany Quenda ameaçou.

O jovem de 17 anos saiu para a entrada de Maxi Araújo - mais dois estreantes na UEFA Champions League - e o Lille OSC conseguiu o primeiro remate aos 74 minutos, por intermédio de Rémy Cabella e sem perigo. Do outro lado, continuava forte do Sporting CP: ao seu estilo, Viktor Gyökeres atirou à malha lateral (com desvio para canto) após um tremendo trabalho individual.

Depois foi a vez de Conrad Harder, que trocou de lugar com Francisco Trincão, somar os primeiros minutos ao serviço do Sporting CP, tendo até ficado perto do golo num cabeceamento que saiu ligeiramente por cima. Pelo meio, o Lille OSC teve a melhor oportunidade do desafio, mas Franco Israel negou o 2-1 a Rémy Cabella.

O 2-0 prevaleceu e o Sporting CP vai agora regressar à Liga Portugal para receber o AVS no domingo, sendo que a UEFA Champions League está de volta a 1 de Outubro com a deslocação a Eindhoven, nos Países Baixos, para defrontar o PSV na segunda jornada da fase de liga.

Sporting CP: Franco Israel [GR], Zeno Debast, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio (Matheus Reis, 13'), Geovany Quenda (Maxi Araújo, 73'), Morten Hjulmand [C], Hidemasa Morita (Daniel Bragança, 46'), Geny Catamo, Francisco Trincão (Conrad Harder, 87'), Pedro Gonçalves e Viktor Gyökeres.