Nove vitórias consecutivas na Liga
26 Out, 2024
Sporting CP domina em Famalicão (0-3)
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, este sábado, o FC Famalicão por 0-3, chegando assim às nove vitórias em tantos jogos na Liga Portugal. Os golos foram apontados no segundo tempo e por intermédio de Viktor Gyökeres, Geovany Quenda e Gonçalo Inácio.
Rúben Amorim operou quatro alterações nos titulares, tirando Ricardo Esgaio, Geny Catamo, Morten Hjulmand e Maxi Araújo e colocando Ousmane Diomande (recuperado de lesão), Geovany Quenda, Hidemasa Morita e Pedro Gonçalves, que voltou à titularidade. Perante um Estádio Municipal de Famalicão praticamente cheio e com grande apoio verde e branco, a partida começou numa noite em que ficou claro que o inverno está mesmo a caminho.
Entrou melhor o Sporting CP, que começou a criar perigo logo aos seis minutos: no seguimento de um lançamento lateral de Geovany Quenda, a bola sobrou para Daniel Bragança e este atirou contra um adversário. Pouco depois, foi o próprio Geovany Quenda a aparecer na área e a tentar servir um colega, mas sem sucesso.
Aos 11 minutos, os Campeões Nacionais marcaram mesmo por intermédio de Pedro Gonçalves após toque de Viktor Gyökeres, mas Fábio Veríssimo anulou o lance por fora-de-jogo depois de consultar o VAR.
O FC Famalicão reagiu e começou a ficar mais atrevido, tentando a sua sorte com remates de Zaydou Youssouf e até com um golo anulado a Aranda, também por fora-de-jogo. Do outro lado, a pontaria não estava a melhor nos tiros de Viktor Gyökeres (contra um defesa) e Daniel Bragança (para fora).
O médio, capitão de equipa dada a presença de Morten Hjulmand no banco de suplentes, colocou Ivan Zlobin à prova aos 30 minutos, quando apareceu ao segundo poste após um canto, mas o guarda-redes defendeu. A seguir, foi Francisco Trincão a ficar a centímetros do poste.
Ivan Zlobin brilhou mais uma vez pouco depois, agora depois de Viktor Gyökeres trabalhar muito bem e dar o golo a Pedro Gonçalves, algo que só não aconteceu graças ao guardião russo. Mais perto o intervalo, o Sporting CP teve direito à sua melhor oportunidade até então: numa sucessão de investidas de Francisco Trincão, Ivan Zlobin defendeu a primeira e Enea Mihaj, com a cabeça, desviou a segunda para canto.
O jogo prosseguiu até ao descanso com nulo no marcador, sendo que o emblema de Alvalade terminou a primeira parte com menos um em campo uma vez que Nuno Santos saiu lesionado.
Já com Geny Catamo no lugar de Nuno Santos, o segundo tempo começou na mesma toada: Sporting CP a pressionar, Ivan Zlobin a brilhar. Logo aos 48 minutos, e depois de Pedro Gonçalves rematar contra um defesa, o guarda-redes negou o 0-1 a Daniel Bragança com uma tremenda intervenção.
Já depois de Ivan Zlobin voltar a ter trabalho, defendendo os remates de Pedro Gonçalves e Francisco Trincão, os visitantes chegaram mesmo ao merecido 0-1: aos 57 minutos, Geovany Quenda descobriu Hidemasa Morita com um fenomenal passe e o japonês deu para Viktor Gyökeres fazer a sua habitual magia e superar, finalmente, Ivan Zlobin. Estava superada a muralha minhota e fazia-se a festa Sportinguista.
A perder, a defesa do FC Famalicão ficou mais exposta eo Sporting CP aproveitou para dobrar a vantagem pouco depois, quando Francisco Trincão obrigou Ivan Zlobin a defender e, na recarga, Geovany Quenda estava no sítio certo para se estrear a marcar na Liga Portugal e apontar o 0-2.
Aos 64 minutos, Rúben Amorim tirou Pedro Gonçalves e colocu Morten Hjulmand e o FC Famalicão começou a subir no terreno na tentativa de mudar o rumo dos acontecimentos. Mirko Topić foi o primeiro a demonstrar tal intenção com um tiro de longe, mas Franco Israel defendeu com qualidade
Já com Jeremiah St. Juste e Maxi Araújo em campo (saíram Ousmane Diomande e Geovany Quenda), foi a vez de Otso Liimatta ter nos pés uma enorme chance para reduzir, mas acabou por atirar contra um colega.
Conrad Harder substituiu Hidemasa Morita para os dez minutos finais e o Sporting CP voltou a criar perigo na área contrária. Tanto Geny Catamo como Francisco Trincão ameaçaram antes de, aos 86 minutos, Gonçalo Inácio se antecipar a Ivan Zlobin e finalizar com sucesso de forma oportuna, selando o resultado em 0-3.
Os Leões, líderes isolados da Liga Portugal, vão, agora, receber o CD Nacional na próxima terça-feira (20h15) para os quartos-de-final da Taça da Liga. O regresso ao campeonato está marcado para sexta-feira, com uma recepção ao CF Estrela da Amadora pelas 20h15.
Sporting CP: Franco Israel [GR], Zeno Debast, Ousmane Diomane (Jeremiah St. Juste, 70'), Gonçalo Inácio, Geovany Quenda (Maxi Araújo, 70'), Hidemasa Morita (Conrad Harder, 82'), Daniel Bragança [C], Nuno Santos (Geny Catamo, 46'), Francisco Trincão, Pedro Gonçalves (Morten Hjulmand, 64') e Viktor Gyökeres.