Empate na batalha de Guimarães
03 Jan, 2025
Sporting CP divide pontos com o Vitória SC (4-4) num grande jogo
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou, esta sexta-feira, a quatro bolas no terreno do Vitória SC para a 17.ª jornada da Liga Portugal. Com três golos, Viktor Gyökeres foi a grande figura da partida.
Perante um Estádio D. Afonso Henriques praticamente cheio e com forte apoio Sportinguista, Rui Borges apostou no mesmo onze inicial do dérbi, sendo que o maior destaque no banco de suplentes foi a presença de Alexandre Brito, médio de 19 anos que procura a estreia pela equipa principal.
Entrou melhor o Sporting CP, que, depois de ameaçar primeiro num ataque perigoso, marcou logo aos dois minutos: Hidemasa Morita deu para Geovany Quenda e este serviu Viktor Gyökeres, que atirou para golo com a bola a desviar em Óscar Rivas. Foi o 19.º tento o sueco na Liga Portugal e o 28.º em todas as competições da temporada com a camisola verde e branca.
Pouco depois, nova investida visitante, agora com Geny Catamo a rematar forte para defesa de Bruno Varela para canto. Ainda assim, o Vitória SC respondeu aos sete minutos, quando Tiago Silva marcou através de um livre directo e empatou o desafio.
O início frenético do jogo grande da jornada continuou, uma vez que o Sporting CP voltou a facturar e a passar para a frente ainda antes do quarto de hora. Geovany Quenda interceptou um passe e voltou a assistir Viktor Gyökeres, que não desperdiçou a oportunidade na cara do guardião dos minhotos.
O desafio não deixou de estar animado, tendo o Vitória SC criado algumas oportunidades, como o remate de Gustavo Silva a passar perto do poste ou a ocasião negada por Ousmane Diomande. Do outro lado, Morten Hjulmand cheirou o terceiro com um tiro de fora da área a sair ligeiramente ao lado.
Geovany Quenda anda protagonizou uma boa jogada com um remate por cima, tendo Kaio César feito o mesmo na baliza de Franco Israel. Ao intervalo, 1-2 para os Leões.
Na segunda metade, foi a vez do Vitória SC entrar mais forte e ofensivo, procurando encostar mais o Sporting CP ao seu meio-campo. Conseguiu-o fazer durante alguns minutos, ainda que não tenha criado perigo, e Rui Borges decidiu, aos 55 minutos, colocar Maxi Araújo no lugar de Geovany Quenda.
A substituição revelou-se certeira, uma vez que, pouco depois, chegou o 1-3 com intervenção do uruguaio: depois de alguma insistência, Hidemasa Morita tabelou com classe com Maxi Araújo e, de cabeça, assistiu Viktor Gyökeres, que fez o desvio para o hat-trick - 21.º golo na Liga e 30.º na temporada pelo Sporting CP.
A perder por dois, o Vitória SC voltou a partir para cima do Sporting CP, tendo conseguido criar perigo numa bola desviada em Morten Hjulmand que não ficou longe de entrar na própria baliza.
Eventualmente, os caseiros reduziram mesmo para 2-3 a cerca de 20 minutos dos 90 por intermédio de Kaio César, voltando a relançar o encontro.
Kaio César voltou a ameaçar de longe, mas Franco Israel defendeu, e João Simões entrou para a saída de Geny Catamo aos 79 minutos. Não demorou muito até ao empate do Vitória SC, por João Mendes, depois de um cabeceamento à trave de Michel. Michel acabou por ser, logo a seguir, o autor do golo da reviravolta para o 4-3 aos 85 minutos.
Entraram, por fim, Iván Fresneda e Conrad Harder para as posições de Eduardo Quaresma e Hidemasa Morita e o dinamarquês ameaçou com um remate para fora no minuto seguinte.
Após muita insistência, o Sporting CP conseguiu, finalmente, chegar ao empate aos 90+5 minutos, quando um cruzamento largo de Maxi Araújo encontrou Francisco Trincão, que rematou em arco para um grande golo. O internacional português acabou por fechar as contas em 4-4.
O Sporting CP volta a jogar na próxima terça-feira, defrontando o FC Porto nas meias-finais da Taça da Liga.
Sporting CP: Franco Israel [GR], Eduardo Quaresma (Iván Fresneda, 87'), Ousmane Diomande, Jeremiah St. Juste, Matheus Reis, Geny Catamo (João Simões, 79'), Morten Hjulmand [C], Hidemasa Morita (Conrad Harder, 87'), Geovany Quenda (Maxi Araújo, 55'), Francisco Trincão e Viktor Gyökeres.