Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Domínio total em Vila do Conde

Por Sporting CP
18 Jan, 2025

Só deu Sporting CP no triunfo por 0-3 sobre o Rio Ave FC

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, este sábado, o Rio Ave FC por 0-3 na 18.ª jornada da Liga Portugal, tendo sido muito superior ao longo de todo o desafio.

Numa noite fria, mas com céu limpo em Vila do Conde, Rui Borges operou várias operações no onze inicial, colocando Rui Silva (que se estreou de Leão ao peito), Iván Fresneda, Gonçalo Inácio, Zeno Debast e Conrad Harder nos lugares de Franco Israel, Eduardo Quaresma, Jeremiah St. Juste, João Simões e Viktor Gyökeres.

A primeira parte visitante foi de grande qualidade, com o emblema de Alvalade a dominar desde o primeiro minuto e a inaugurar o marcador logo no terceiro: cruzamento de Geovany Quenda, primeiro desvio de Iván Fresneda bloqueado por um defesa e Aderllan Santos, na tentativa de afastar o perigo quando o lateral espanhol se preparava para a recarga, enviou a bola para própria baliza. Grande festa para os muitos Sportinguistas presentes no recinto.

Continuou melhor o Sporting CP, que exercia uma pressão alta que impossibilitava a construção do Rio Ave FC. As oportunidades também não pararam, como se viu nos remates de Conrad Harder e Morten Hjulmand para boas defesas de Cezary Miszta, guarda-redes da formação da casa que negou vários golos.

Aos 15 minutos, o guardião voltou a defender com qualidade, desta vez numa investida de Francisco Trincão, mas o 0-2 chegou mesmo pouco depois. Na conversão de um pontapé de penálti que Luís Godinho assinalou depois de recorrer ao VAR por mão na bola, Morten Hjulmand não perdoou e bateu de forma exemplar para dobrar a vantagem.

Autoritários e melhores em todas as vertentes do encontro, os Campeões Nacionais não abrandaram a busca por mais golos. Geny Catamo ameaçou com um remate em arco que passou ligeiramente por cima e, aos 38', foi a vez de Geovany Quenda - servido por Conrad Harder - atirar forte e acertar na trave.

Logo a seguir, o português devolveu a assistência ao dinamarquês, que só não marcou o terceiro do Sporting CP porque Cezary Miszta voltou a aparecer. Ainda antes do intervalo, Geny Catamo trabalhou muito bem pela direita e deu o golo a Conrad Harder, que falhou o alvo por pouco.

No descanso, grande domínio Sportinguista numa primeira parte de grande qualidade, com a superioridade a ser bem evidente no número de remates de parte a parte na metade inicial: um para o Rio Ave FC, 13 para o Sporting CP.

Pouco depois do regresso para a segunda parte, o Sporting CP deu continuidade ao grande número de chances criadas e só não marcou porque Geovany Quenda falhou o alvo e Conrad Harder ficou a centímetros de um desvio que seria fatal.

O avançado teve, depois, um grande número de momentos perigosos que podiam ter dado golo, tendo Cezary Miszta defendido o primeiro desta série aos 58 minutos. Na recarga, Conrad Harder atirou ao lado. O compatriota Morten Hjulmand tentou o bis logo a seguir, mas o guarda-redes caseiro voltou a defender.

Geovany Quenda também tentou a sua sorte e Conrad Harder, mais uma vez, permitiu a defesa a Cezary Miszta, com a primeira alteração do Sporting CP a acontecer aos 68 minutos, entrando João Simões para o lugar de Zeno Debast.

Aos 70', mais uma grande chance: Francisco Trincão e Conrad Harder fazem-se a uma bola perdida e, com um remate dividido, atiram para o guarda-redes contrário voltar a brilhar.

O ritmo foi baixando e, com dez minutos para o fim, Geny Catamo e Conrad Harder deram lugar a Daniel Bragança - de regresso após mais de um mês de ausência por lesão - e Viktor Gyökeres. O impacto do sueco foi imediato, uma vez que podia ter marcado pouco depois, mas falhou o alvo.

Não foi à primeira, foi à segunda, aos 88 minutos, e num golo vindo do banco de suplentes: Daniel Bragança conduziu o contra-ataque e deu para Viktor Gyökeres, que cortou da esquerda para o meio ao seu jeito e atirou com conta, peso e medida para o fundo das redes. Foi o 33.º golo em 31 jogos para o ponta-de-lança ao serviço do Sporting CP em 2024/2025.

Até ao final, destaque para a entrada de Ricardo Esgaio para a saída de Francisco Trincão e para mais uma oportunidade de Viktor Gyökeres, que acertou no poste com o guardião Cezary Miszta ainda a tocar.

Terminada a partida, 0-3 para o Sporting CP num resultado que podia ter sido bem mais dilatado. Os Leões vão, agora, viajar até à Alemanha para defrontar, na quarta-feira, o RB Leipzig na UEFA Champions League.

Sporting CP: Rui Silva [GR], Iván Fresneda, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo, Zeno Debast (João Simões, 68'), Morten Hjulmand [C], Geny Catamo (Daniel Bragança, 80'), Geovany Quenda, Francisco Trincão (Ricardo Esgaio, 89') e Conrad Harder (Viktor Gyökeres, 80').