Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Rui Borges: "Quem for mais competente será campeão"

Por Sporting CP
17 Abr, 2025

Leões recebem o Moreirense FC esta sexta-feira (20h30) e só pensam na vitória

Rui Borges esteve presente na sala de conferências de imprensa da Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, onde fez a antevisão ao próximo encontro da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal. Os Leões recebem o Moreirense FC esta sexta-feira às 20h30 e o técnico sublinhou que o encontro é o primeiro de "cinco finais", apelando a uma grande "onda verde" para esta recta decisiva do campeonato.

Apoio massivo dos adeptos nas últimas jornadas

"É muito importante e fiz questão de frisar isso mesmo no final do jogo frente ao CD Santa Clara: o apoio massivo dos adeptos tem sido o mesmo desde que chegámos, fazem-nos acreditar e queremos que também eles acreditem tanto quanto nós.

Acreditamos mesmo muito e os jogadores passam isso para campo, independentemente da dificuldade de cada jogo. Temos uma crença imensa, uma ambição enorme de sermos campeões, e peço aos adeptos que compareçam e criem uma onda verde fantástica. Uma onda que seja ainda maior nestas cinco rondas."

Regresso de Hidemasa Morita

"O Morita está fora do jogo frente ao Moreirense FC, mas ainda será importante nesta recta final. Importante em campo e a dar o seu contributo, apesar de todos os problemas que tem tido. Precisamos dele e voltará muito em breve. Quer recuperar o mais rapidamente possível e está motivadíssimo para poder ajudar nos jogos que vão seguir-se. É muito importante para a equipa e um jogador que admiro muito."

Possível titularidade de Pedro Gonçalves

"Queria eu poder contar com o Pedro Gonçalves a 100%, mas o jogador esteve cinco meses parado. Dói-lhe tudo menos as dores da lesão, porque está em pré-época, digamos assim. Temos de ter algum cuidado e este regresso requer um trabalho individual físico da parte dele. Está longe ainda de ser titular, mas acredito que vamos andar contra o tempo e que será ainda muito importante para esta recta final do campeonato.

Está cansado mas tem-se entregado ao máximo, está focado e quer ajudar, acredita que a equipa vai ser feliz no final e quer contribuir para isso. Está disponível para ajudar seja que tempo for. Isso deixa-me feliz."

Polémica em relação às arbitragens e o jogo com o Moreirense FC

"O treinador do Sporting CP está focado naquilo que controla, que é o jogo. O Moreirense FC venceu o Sporting CP  e o FC Porto em sua casa, empatou com o SL Benfica, e fez um belíssimo jogo no Estádio da Luz também.

É uma equipa muito competitiva, bem organizada, que traz há alguns anos rotinas muito próprias. É muito tranquila no momento defensivo e competente no ofensivo e o seu treinador trabalha muito bem as bolas paradas. Temos de estar preparados.

Devo muito ao clube que vou defrontar porque me abriu as portas na Primeira Liga. Conheço grande parte dos atletas e vamos estar focados nas transições e nas bolas paradas, se existirem a favor do adversário. Depois, no momento ofensivo, temos de perceber o que podemos explorar dentro da nossa qualidade individual e colectiva."

Castigo a Conrad Harder

"O atleta festejou uma vitória com os nossos adeptos, sem provocar ninguém. O árbitro tomou a decisão que tomou e acredito que será revertida, porque as imagens são claras. Se não festejarmos o futebol fica apático, mas estamos preparados para ir a jogo com ou sem o Conrad."

A equipa que vencer o campeonato será a "menos má"?

"Quando as coisas não correm quando queremos desmerecemos os outros. Queremos muito ser campeões, os adeptos também, e vamos festejar com todo o mérito se assim acontecer. Será mais do que merecido por tudo o que o grupo tem ultrapassado e ainda vai ultrapassar até ao final do campeonato. Merecem muito ser felizes."

Cinco finais

"Vamos um jogo de cada vez, não há futurologia ou jogos fáceis. Vamos focar no que controlamos e ir para cada jogo com o querer, a ambição e a vontade que temos demonstrado. Do outro lado há equipas competitivas que querem roubar pontos aos grandes."

Lema para a recta final do campeonato

"A sorte dá trabalho e por isso é que eu digo: quem for mais competente até ao final será campeão. Sabemos todas as dificuldades que teremos pela frente mas a ambição e acreditar que a equipa tem demonstrado, apesar de exibições às vezes menos conseguidas... eles são incríveis e merecem muito ser felizes.

Os adeptos, nisso, têm falado por nós: não precisamos de slogans para a recta final, precisamos sim que acreditem tanto quanto nós e que estejam ligados connosco."

Integração de Alisson Santos

"Tem treinado bastante com a equipa principal, está a crescer e adaptar-se à exigência do Sporting CP. É um miúdo em quem acreditamos muito, tem muito potencial e características de que gostamos.

Está a passar por um tempo de adaptação, a perceber a dimensão do Clube e a conhecer os colegas. Tem dado uma resposta muito boa. É um miúdo irreverente, que ganha duelos, potente e vai ter o seu processo de crescimento. Não tenho dúvidas de que será um jogador do qual se irá ouvir falar muito."