Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Rui Borges: "Saímos aqui a depender só de nós"

Por Sporting CP
10 maio, 2025

Declarações após o empate no dérbi

No final do empate (1-1) da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal em casa do SL Benfica, Rui Borges marcou presença na conferência de imprensa para responder às perguntas dos jornalistas.

Reacção ao jogo
"A ambição, a coragem e o compromisso desta equipa são incríveis. Sabíamos que era um grande adversário, em sua casa, onde é muito difícil jogar. Era importante ter o equilíbrio emocional e tivemo-lo. Chegámos ao golo cedo, o que nos empurrou demasiado cedo para blocos mais baixos, mas era natural. Mesmo assim, fomos controlando o jogo. Na segunda parte, o SL Benfica foi mexendo e tentou, de alguma forma, empurrar-nos ainda mais para trás. Conseguimos anular tudo tirando o lance do golo, que teve duas escorregadelas de jogadores nossos. Faltou-nos mais calma com bola para tomar melhores decisões, mas é natural. Por mais que digamos que não há ansiedade, vai haver sempre e cada um lida da sua forma. A onda verde começou na saída da Academia e foi indescritível. Em Portugal, só me lembro disso no Europeu [de 2004]. Saímos aqui a depender só de nós, mas não nos podemos esquecer que falta um jogo com um adversário difícil."

Sentimento de estar mais perto do título
"Sinto que dependemos apenas de nós e isso é muito bom. Falta um jogo e conheço a equipa que vamos defrontar. Temos de ser sérios porque não fomos campeões. Acredito que vá estar um ambiente incrível, os adeptos têm sido fantásticos."

Entrada de Conrad Harder
"O SL Benfica estava-se a expor mais e com mais risco. O Harder dava-nos capacidade de aceleração, tal como o Viktor, que não teve muitas oportunidades. Não estava a dar com o Trincão e o Pote, então ajustámos com o Harder."

Se o empate foi saboroso
"Não foi saboroso. Só se ganharmos o último jogo porque sem isso não vale de nada. É natural que os jogadores expressem felicidade, mas eles sabem que falta um jogo e não ganhámos nada. Foi um empate difícil e há que valorizar o que fizemos aqui. No próximo jogo temos de ser tão ou mais sérios e comprometidos do que fomos hoje."

Vitória SC
"Uma parte dos adeptos ficou magoados porque saí a meio da época e é natural. O Vitória SC ainda pode vir a precisar de pontos e tem um grande treinador que está a fazer um excelente trabalho. Sei bem a qualidade daquela equipa. Estou tranquilo porque é em nossa casa e só dependemos de nós, mas temos um jogo muito difícil para ganhar."

Justiça do resultado
"Podia dizer que era justo porque o SL Benfica cresceu na segunda parte, ainda que sem muitas oportunidades de golo. Pela competitividade de parte a parte, acaba por justo."

Há que travar a euforia?
"Temos de travar a euforia e focar no que temos de fazer. Depende de nós. É natural que os adeptos tenham um sentimento positivo e que nos empurrem como têm feito até aqui."

Ausência de Morten Hjulmand do próximo jogo devido aos cartões amarelos
"Já perdemos tantos jogadores e tivemos sempre forma de arranjar soluções. Chegámos aqui a depender de nós. O Morten é um jogador importantíssimo, mas quem jogar vai ter uma entrega fantástica. O Morten deu tudo hoje, no próximo jogo dará outro."

O que pediu à equipa ao intervalo
"Tentei ajustar um ou outro comportamento para estarmos mais perto das referências do SL Benfica. (...) E a mesma atitude da primeira parte. Um elemento da equipa técnica disse que é difícil matar uma atitude e eles tiveram-na do início ao fim."

Jogo directo
"Foi mérito do adversário. Emocionalmente era um jogo difícil para os dois lados. Mesmo com um bloco baixo tivemos um comportamento fantástico. Fomos estando bem organizados, bem cientes das tarefas individuais para o colectivo funcionar. Não tiveram grandes oportunidades de golo para além do golo, que foi uma boa jogada do Pavlidis em que dois dos nossos jogadores escorregaram."

Como viveu o jogo
"Super tranquilo. São estes os jogos que me deixam menos stressado. Foi uma semana tranquila, mesmo sabendo tudo o que rodeava o jogo. Sou muito positivo. É um jogo de futebol. Quero muito ser Bicampeão, por isso não estou aliviado. Tenho um jogo difícil para pensar. Independentemente, um orgulho imenso nesta equipa e no nosso trajecto. A paixão é espectacular e hoje, a sair da Academia Cristiano Ronaldo, dizia que o futebol é fantástico. Há coisas que não se explicam."