Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Rui Borges e João Gião lançam a temporada

Por Sporting CP
01 Jul, 2025

Bicampeões Nacionais e promovidos à Liga Portugal 2 deram início a 2025/2026

Depois dos jogadores Eduardo Quaresma e Rodrigo Dias, foi a vez dos treinadores Rui Borges (equipa principal) e João Gião (equipa B) falarem no regresso ao trabalho dos grupos que lideram no Sporting Clube de Portugal.

Esta terça-feira, na Academia Cristiano Ronaldo, a pré-temporada teve início tanto para os Bicampeões Nacionais e detentores da Dobradinha como para os recém-promovidos à Liga Portugal 2, o segundo escalão do futebol nacional. Para o treinador dos primeiros, "o entusiasmo é grande depois de uma época repleta de sucesso e intensa com as férias a serem merecidas e bem passadas".

"Já estava com saudades deste dia-a-dia e as expectativas são boas e enormes para voltarmos a fazer uma grande época. Começar a trabalhar desde o início é sempre diferente", começou por dizer Rui Borges à Sporting TV.

João Gião "também já estava com saudades de voltar", destacando igualmente a possibilidade "muito boa" de começar com a equipa desde o primeiro dia de forma a "trabalhar mais com eles em treino". "Temos a expectativa de ver o crescimento porque temos jogadores muito jovens em que o período de férias traz mudanças físicas e psicológicas interessantes", adicionou.

Sobre a ligação entre os dois grupos, Rui Borges não tem dúvidas de que vai continuar bem forte e a tendência é que aumente ainda mais: "O João Gião entrou numa fase complicada e foi capaz de fazer com que a equipa B desse um passo em frente no patamar competitivo. O crescimento vai ser ainda melhor e vai deixá-los ainda mais preparados para servirem a equipa principal. Ligação com a equipa B? Muito pura e simples, com simplicidade na comunicação. A ligação vai ser cada vez melhor e dar mais frutos. Queremos dar mais oportunidades e só assim é que o Clube se torna mais forte e sustentável no futuro".

O técnico da formação secundária explicou que se trata de "um trabalho que foi feito ao longo da época e o sucesso obtido tem muito a ver com essa partilha de processo entre as duas equipas, assim como com o míster Rui Borges, que colaborou muito".

Olhando para 2025/2026, o "maior desafio" para Rui Borges é "voltar a ligar os jogadores nos primeiros dias, com calma e paciência". "Temos de integrar da melhor forma os novos jogadores e os miúdos que sobem enquanto vamos adaptando o nosso cunho pessoal. Não tivemos muito tempo para o fazer e agora vamos ter mais tempo para treinar outras coisas. Acreditamos sempre que o trabalho é o que nos torna mais fortes", acrescentou.

O treinador da Dobradinha já está, contudo, com o foco em preparar a equipa para a Supertaça, marcada para 31 de Julho: "Temos 30 dias para acelerar alguns processos. Não é assim tão fácil porque os jogadores vão chegando aos poucos por terem estado em compromissos das selecções, mas estamos muito confiantes para este mês e para o primeiro grande desafio que nos pode dar um troféu. Trabalhamos todos os dias para acrescentar mais valor à história do Sporting CP, que está de parabéns. O meu pai também faz anos, por isso é um dia muito especial e feliz".

Depois de destacar que, "independentemente do patamar competitivo" em que está inserida, o seu plantel "continua a ser a equipa B do Sporting CP" e o objectivo de sempre ("Se Rui Borges olhar para a equipa B e sentir que está ali mais um jogador preparado para a equipa principal, o nosso trabalho está realizado"), João Gião deixou uma mensagem aos Sportinguistas em dia de aniversário.

"Parabéns a todos nós. É um dia importante para todos os Sportinguistas e coincide com o nosso arranque na Academia. Espero que seja uma época de sucesso, felicidade e conquistas para o Clube. É para isso que trabalhamos", concluiu.