Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Reviravolta derruba ‘fortaleza’ famalicense

Por Sporting CP
13 Set, 2025

Golos de ‘Pote’ e Luís Suárez construíram regresso às vitórias (1-2)

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e bateu o FC Famalicão por 1-2, este sábado à noite, na partida da quinta jornada da Liga Portugal.

Graças a uma reviravolta feita com golos de Pedro Gonçalves (22’) e Luís Suárez (55’), os Leões de Rui Borges aproveitaram o regresso à acção pós-selecções para voltar, também, às vitórias. Foi à base de muito esforço e insistência, sobretudo, que se derrubou a ‘fortaleza’ do FC Famalicão, uma equipa que ainda não tinha sofrido golos neste campeonato, nem tinha qualquer derrota em casa neste ano civil de 2025 – dez jogos de invencibilidade no total – e que, esta noite, até se adiantou primeiro no marcador.

Desta forma, os Bicampeões Nacionais chegaram aos 12 pontos, ultrapassaram o SL Benfica (9) – com um jogo a menos – e o próprio FC Famalicão (10), igualando o Moreirense FC no segundo lugar, atrás do FC Porto (15).

Perante um ‘Fama’ que abriu a época com três vitórias e um empate, o Sporting CP teve de se reconfigurar face às recentes ausências de Rui Silva e Geny Catamo – junto ainda às anteriores de Hidemasa Morita, Ousmane Diomande, Daniel Bragança e Nuno Santos – e, além disso, Rui Borges fez mais uma mudança: João Virgínia - estreia absoluta em 2025/2026 - ocupou a baliza, enquanto Geovany Quenda e Georgios Vagiannidis, ambos sobre o corredor direito, foram titulares pela primeira vez esta época. Maxi Araújo voltou às opções após lesão e começou no banco de suplentes, tal como Fotis Ioannidis, que fez aqui a sua primeira aparição como novo jogador verde e branco – ambos entraram aos 67’.

Foi cedo que os Leões começaram a testar a solidez famalicense, primeiro à boleia de uma bola parada bem trabalhada, mas depois de servido, de cabeça, por Hjulmand, a finalização acrobática de Luís Suárez saiu por cima. De imediato, a equipa da casa respondeu através de um remate potente de Rodrigo Pinheiro que ainda sofreu um desvio e saiu disparado ao lado.

E o mesmo aconteceu à passagem do quarto de hora, com um ‘esticão’ de cada lado, mas com mais eficácia do FC Famalicão, inicialmente. Seguidamente a um cara-a-cara com o guardião Lazar Carević desperdiçado por Quenda – e gerado pelo entendimento entre ‘Pote’ e Trincão entrelinhas – o emblema nortenho, do outro lado do campo, transformou uma bola parada em golo, graças a um cabeceamento de Gustavo Sá, capitão famalicense, solto à ‘boca’ da baliza.

Mas o 1-0 não durou mais do que cinco minutos, e foi um ex-FC Famalicão a marcar pela primeira vez em 2025/2026 aos comandados de Hugo Oliveira – única equipa da Liga que ainda não tinha golos sofridos. Aos 22’, Quenda, descaído sobre a direita, encontrou a movimentação perfeita de Pedro Gonçalves com um passe a rasgar e o camisola 8, tendo já superar o último defesa, isolou-se e, com muita classe, atirou a contar entre as pernas do guarda-redes – foi o quarto golo de ‘Pote’ no campeonato.

Pouco depois, na sequência de um erro na saída de bola do FC Famalicão, os Bicampeões Nacionais até podiam ter completado a reviravolta, mas Trincão, depois de arranjar espaço para manobrar o pé esquerdo, rematou em arco e a ‘rasar’ o poste. Já Suárez ainda fez balançar as redes, porém partiu em posição de fora-de-jogo.

Nesta fase, os Leões de Rui Borges até assentaram um pouco mais o seu jogo, mas com dificuldades para progredir através de combinações perante a organização adversária. Duro nos duelos que foram ‘aquecendo’ o jogo, o conjunto da casa também não deixou de ‘espreitar’ o ataque até ao intervalo, causando mossa principalmente com cruzamentos perigosos. Numa dessas situações, o avançado Elisor elevou-se para cabecear não muito longe do alvo.

O empate seguiu para o segundo tempo, onde logo a abrir podia ter virado para o Sporting CP, não tivesse o poste negado o golo a Quenda, servido por um cruzamento rasteiro de Ricardo Mangas, ainda nos primeiros quatro minutos do reatamento. Mais tarde, na ‘ressaca’ de um canto, Trincão tentou a sua sorte de fora da área, mas sem sucesso.

Era preciso ser persistente e foi mesmo à base da insistência que o 1-2 chegou pelo ‘pé quente’ de Suárez, já com Ioannidis e Maxi Araújo prontos para entrar – e entraram mesmo, substituindo, respectivamente, Kochorashvili e Mangas, após a reviravolta. Por dentro, Pedro Gonçalves e Trincão combinaram, um remate do canhoto foi devolvido e ‘Pote’, de forma inteligente, optou por soltar para o lado, onde o avançado colombiano – vindo de um ‘póker’ na selecção – fez o desvio certeiro a bel-prazer. Terceira assistência de Pedro Gonçalves terceiro golo do reforço verde e branco na Liga, decisivos para dar vantagem definitiva ao Sporting CP no Estádio Municipal de Famalicão.

Daqui em diante, a partida ficou mais truculenta, com duelos sucessivo e até a chuva se deixou aparecer para uma recta final de muita luta. O conjunto famalicense agarrou-se, de novo, aos cruzamentos para tentar surpreender a formação verde e branca, que, no entanto, mostrou a sua versão mais trabalhadora para ‘fechar’ o jogo com sucesso.

Nesta fase mais combativa do encontro, Rui Borges ainda lançou Alisson Santos, João Simões e Eduardo Quaresma - primeiros minutos na época para os últimos dois - para ajudar a refrescar a equipa a e, com muita atenção no jogo aéreo, os três pontos seguiram mesmo de Vila Nova de Famalicão para Alvalade, sem sobressaltos de maior. Antes do apito final, em período de descontos, um brilhante lance individual de João Simões não só sacudiu a pressão adversária como ainda obrigou Carević a aplicar-se entre os postes uma última vez.

De volta à competição da melhor maneira, com o regresso aos triunfos, segue-se o regresso ao Estádio José Alvalade e logo com dois jogos consecutivos em casa para os Leões. Na quinta-feira (20h00), as noites europeias voltam a Alvalade com a recepção aos cazaques do FC Kairat - será a estreia na UEFA Champions League desta época - e na segunda-feira (20h15) o Sporting CP enfrenta o Moreirense FC em mais uma ronda da Liga.

Sporting CP: João Virgínia [GR], Geovany Quenda, Georgios Vagiannidis, Zeno Debast, Gonçalo Inácio, Ricardo Mangas (Maxi Araújo, 67’), Morten Hjulmand [C], Giorgi Kochorashvili (Fotis Ioannidis, 67’), Francisco Trincão (Eduardo Quaresma, 90+2’), Pedro Gonçalves (Alisson Santos, 88’) e Luis Suárez (João Simões, 88’)