Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Rui Borges: "Jogo especial num campo muito difícil"

Por Sporting CP
22 Dez, 2025

Leões visitam o Vitória SC esta terça-feira (20h45)

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal visita esta terça-feira o Vitória SC, a partir das 20h45, em jogo a contar para a jornada 15 da Liga. Na conferência de imprensa de antevisão à partida, Rui Borges falou sobre os (quase) 365 dias de Leão ao peito, antecipou os regressos de Nuno Santos, Daniel Bragança e Zeno Debast, e sobre as certezas no mercado de Inverno.

A celebrar (praticamente) 365 anos ao serviço do Sporting CP
"É especial. O destino tem disto: no dia em que acabo por me despedir do Vitória SC é, este ano, o dia em jogarei em sua casa. É especial para mim, é um clube que me diz muito e é muito graças ao Vitória SC que estou aqui hoje a representar o Sporting CP.

É um jogo especial num campo muito difícil. O ambiente é especial e só quem passa lá percebe. O público faz claramente a diferença e isso notou-se a época passada, em que tínhamos o jogo controlado e de repente virou totalmente. Essa energia e paixão galvaniza a equipa a qualquer momento.

É um Vitória SC diferente do da época passada, mais jovem. O Luís [Pinto] está a fazer um excelente trabalho, está cada vez melhor na sua ideia e consistência e tem muito mérito. Tirando o jogo da Taça de Portugal com o AVS, vinham de uma série de cinco vitórias e em crescendo de confiança, com uma maturidade crescente. Em casa, e com excepção desse jogo, só perdeu com o SL Benfica, é a única equipa que ganhou internamente ao FC Porto e isso dita bem aquilo que vamos encontrar amanhã."

Jogo com o CD Santa Clara
"Infelizmente, vivemos numa sociedade que é triste porque há muita falta de respeito para com o Sporting CP e para com o seu treinador. Felizmente tive uma boa educação dada pelos meus pais, com muitos valores... por isso é que se calhar hoje estou em representação e sou líder da equipa de futebol do Sporting CP. Deixa-me triste porque sou tudo menos mentiroso. Não tinha visto o lance, vi no avião. Sou o mais sincero possível e explico com todo o gosto: em casa temos dois tablets, um com a transmissão da Sport TV e outro em canal aberto, com a nossa imagem e em ângulo aberto. É difícil ver as imagens. Serve mais para cortes durante o jogo que peço e falarmos ao intervalo ou mesmo durante o jogo ajustarmos. E foi isso que aconteceu nos Açores.

A imagem está lá mas não se consegue ver, porque é um ângulo aberto e não se consegue analisar. E como perderam tempo à procura de uma imagem do treinador a olhar para o tablet, também podiam ter perdido tempo a ver o treinador em algum momento a dizer aos jogadores no banco, porque eles estavam a perguntar "mister, é penálti?" e eu disse "não sei, porque não dá para ver". Podiam ver mais à frente um dos meus adjuntos com um telemóvel na mão a tentar abrir vídeos, mandados pela comunicação do clube, e nem isso conseguimos por causa da internet. Em momento algum eu olhei para o telemóvel e nem ele conseguiu ver as imagens.

Se estiveram atentos, viram que eu estive 12 minutos sentado à espera de uma decisão. A imagem que vêem o treinador do Sporting CP a olhar para o tablet é tudo adivinhos. Dizem "ele está a ver a imagem" mas ninguém viu a imagem do tablet. Então, dizem que o mister está a mentir.

Fico triste. Infelizmente, vivemos numa sociedade que se alimenta muito de ódio e no futebol há muita gente com memória curta e selectiva. É a única coisa que vou falar sobre isso. É um lance que aconteceu muitas vezes, já aconteceu em vários jogos e é o critério do árbitro. O meu capitão diz que há toque, vê-se o toque e depois é o critério do árbitro. Em relação ao jogo e à arbitragem não falo mais. Às vezes falta algum respeito com o treinador do Sporting CP e não é de hoje.”

Presente de Natal de Frederico Varandas
"O único presente é a vitória amanhã, mas essa é dos jogadores. É o único presente que quero. Vamos estar atentos ao mercado, mas não estamos nessa parte e não estou preocupado. Vamos ter tempo para, dentro das possibilidades e do que acharmos importante ajustar, ajustaremos com toda a certeza.”

Mercado
"Acredito e espero bem, porque é esse trabalho que temos feito e conversado, que não sairá ninguém. Isso já me deixa feliz enquanto treinador, porque mantenho o grupo, a sua coesão, alegria, energia e qualidade, e é importante não perder ninguém e penso que isso não acontecerá. Estou tranquilo.”

Regresso de Nuno Santos e Zeno Debast
"Em relação ao Nuno [Santos], não sei de onde vem a informação de que vai voltar em Janeiro. Está em recuperação, queria muito que ele já estivesse, queria muito que voltasse em Janeiro mas não sei se voltará. É um jogador importante no seio do grupo, não só pela sua qualidade, mas também pela sua personalidade e carácter, é um jogador importantíssimo e espero tê-lo o mais rapidamente possível. É uma recuperação que tem sido difícil, para um atleta estar tanto tempo fora mentalmente é difícil, mas ele também é um jogador diferenciado e capaz de ultrapassar este tempo longe da equipa.

O Zeno [Debast] está na fase final da recuperação. Acredito que no início do mês estará disponível a 100 por cento para estar com a equipa."

Opções
"O [Daniel] Bragança está no seu processo de ganhar condição física e confiança, não está para jogo, acredito que esteja para breve e espero que sim, é mais um para ajudar principalmente numa fase com algumas ausências.

O Fotis [Ioannidis] já está melhor em relação à lesão, foi um autêntico exemplo na tentativa de voltar rápido. É apenas e só opção minha. É claro que pode jogar. São dois avançados, dão coisas diferentes. Temos de nos adaptar aos jogadores que temos disponíveis e à estratégia em relação ao adversário, não fugindo à nossa ideia de jogo. O Fotis pode dar coisas diferentes e pode acabar a jogar, tanto ele como o [Georgios] Vagiannidis, a extremo. É um jogador que pode jogar lá, já treinou e a qualquer momento pode fazê-lo."

Jogadores na CAN
"Em relação à renovação, se realmente aconteceu, ainda não foi anunciada pelo clube... oxalá aconteça porque o [Ousmane] Diomande é um jogador muito importante, que tem crescido na equipa e com um futuro promissor pela frente. Ficarei contente, também para o futuro dele, porque ganha mais importância ainda no Sporting CP. Feliz por qualquer renovação, seja de qualquer jogador.

Em relação à presença do Geny [Catamo] e Diomande na CAN, já disse que tenho sempre alternativas, não há problema. Começamos sempre com onze. Claro que temos de adaptar coisas, torna-se um pouco difícil, mas temos uma equipa com muita qualidade individual e acima de tudo vontade de ajudar a equipa a ganhar e ser melhor. Foco-me nisso. Temos sempre alternativas. Jamais numa equipa como Sporting CP diria que não tinha alternativas."

Margem de manobra na recta final da primeira volta e com deslocações difíceis
"Momentos decisivos são todos. Temos saídas difíceis mas os outros também as terão, se não for a Guimarães ou a Barcelos a outros clubes que estão a fazer um bom campeonato. É o que é. Não vai ditar nada do que será o desfecho do campeonato. É uma fase importante, até porque Dezembro foi intenso e Janeiro será mais, com a Taça da Liga pelo caminho e muitos jogos. É importante como qualquer momento, mas claro que com o passar do tempo se torna cada vez mais importante. Até ao fim ainda vai correr muita água."