Falta de eficácia resulta em nulo enganador e injusto
27 Jan, 2024
Leoas dominam por completo mas acabam empatadas frente ao Länk FC Vilaverdense (0-0)
A equipa feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal foi a casa do Länk FC Vilaverdense empatar 0-0, este sábado, em jogo da 12.ª jornada da Liga BPI – a primeira da segunda volta.
Após ter goleado este adversário na primeira volta por 8-0, a turma verde e branca voltou a dominar por completo a partida, só que foi traída pela falta de eficácia na finalização. As Leoas criaram inúmeras oportunidades para marcar no sintético do Municipal de Vila Verde, perante um opositor sem argumentos para contrariar o poderio verde e branco, mas nada surtiu efeito.
Com Bruna Lourenço, Fátima Dutra, Brenda Pérez, Cláudia Neto, Ana Teles e Ana Capeta de regresso ao onze, o Sporting CP entrou a mandar no desafio em busca do 0-1. Apesar do controlo Leonino, com investidas constantes através das alas, o bloco baixo do Länk FC Vilaverdense – último classificado com um ponto - foi fechando os espaços e estancou os caminhos para a baliza.
A primeira parte acabou por ser de sentido único, com as Leoas sempre ao leme das operações, mas sem conseguirem criar oportunidades flagrantes. As melhores situações de golo nasceram quase sempre de remates que não saíram enquadrados, com excepção para um disparo de Joana Martins, que obrigou a guarda-redes Sofia Bernardo a aplicar-se entre os postes para defender.
Apesar dos esforços do conjunto verde e branco, que continuou a desenhar ofensivas mas demonstrou falta de velocidade e criatividade no ataque - Andreia Bravo e Ana Capeta tentaram a sorte sem sucesso -, do outro lado as jogadoras da casa mostraram-se solidárias a defender e conseguiram ir adiando o primeiro golo da tarde, segurando o nulo até ao tempo de descanso.
No reatamento, o Sporting CP acelerou processos e intensificou a pressão sobre a baliza rival, criando muito perigo nos minutos iniciais. Primeiro por Ana Capeta, que teve tudo para fazer o 0-1 mas falhou o desvio certeiro à boca da baliza, e depois por Ana Teles, que ia desequilibrando pela direita e acertou na barra na sequência de um cruzamento que acabou por ser um remate.
Apesar da insistência das Leoas, que tiveram em Maísa Correia mais duas boas chances para marcar e já tinham feito mais do que suficiente para justificar a vantagem, a bola teimava em não entrar. Mariana Cabral lançou então Ana Borges e Diana Silva para dar novo fôlego ao ataque na recta final e tentar quebrar a resistência do Länk FC Vilaverdense, que continuava de pé.
Nos últimos minutos, o Sporting CP persistiu no ataque e recorreu muitas vezes aos cruzamentos, aposta que quase deu resultado. Após a recém-entrada Carolina Santiago falhar um cabeceamento prometedor na pequena área, já no tempo de compensação, Ana Capeta viu o seu remate ganhar efeito e fugir da baliza depois de bater em cima da linha de golo, naquela que foi a última grande ocasião da partida, que terminaria pouco depois com o nulo no marcador.
As Leoas mantêm-se assim no segundo lugar com 27 pontos, menos um que o líder SL Benfica (menos um jogo), e voltam a jogar no próximo sábado, 3 de Fevereiro, com o Valadares Gaia FC.
Sporting CP: Hannah Seabert [GR], Mariana Rosa (Carolina Santiago, 85’), Bruna Lourenço [C], Fátima Dutra, Joana Martins, Cláudia Neto, Andreia Bravo, Brenda Pérez (Ana Borges, 71’), Ana Teles (Diana Silva, 71’), Maísa Correia e Ana Capeta.