Entrada na Liga a toda a velocidade
30 Ago, 2024
Leoas selaram vitória incontestável numa fulgurante primeira parte (3-0)
Após a conquista da Supertaça, a equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal deu continuidade à excelente entrada em 2024/2025 e, esta sexta-feira, começou a Liga também da melhor forma: recebendo e batendo o GD Estoril Praia por 3-0 na jornada inaugural.
No Estádio Aurélio Pereira, as Leoas de Mariana Cabral entraram praticamente a vencer e, daí em diante, impuseram a sua superioridade frente ao emblema estorilista recém-promovido com uma ‘avalanche’ ofensiva que culminou no 3-0 final logo ao intervalo – 2-0 desde os 17’. Maísa Correia, Rita Fontemanha - abrilhantou o seu jogo n.º 150 no Sporting CP - e Telma Encarnação foram as autoras dos golos.
Sem poder contar com as lesionadas Fátima Pinto, Joana Martins, Megane Sauvé e Gabriela Vinhas, Mariana Cabral apostou num onze inicial com quatro alterações, relativamente ao apresentado frente ao SL Benfica na final da Supertaça (1-2): Rita Fontemanha, Andreia Bravo, Cláudia Neto e Maísa Correia foram titulares nos lugares que tinham sido de Andrea Norheim, Maiara Niehues, Jacynta Gala e Brittany Raphino.
E não podia ter sido melhor a entrada das Leoas em jogo e na Liga: ainda antes de se cumprir o terceiro minuto, a veloz Maísa Correia rompeu área adentro e atirou cruzado para o 1-0 madrugador – o primeiro golo também da nova edição da Liga.
Apesar da vantagem conseguida, o conjunto de Mariana Cabral – com muita bola e intensidade na pressão - continuou a ‘sufocar’ o GD Estoril Praia, que praticamente não saiu das imediações da sua área neste início de partida. Nas costas de Telma Encarnação, a mobilidade de Cláudia Neto, Maísa Correia e Diana Silva foi causando estragos e o 2-0 parecia uma inevitabilidade.
Primeiro, um desvio e a barra – a meias – negaram o golo a Brenda Pérez e, depois, uma ‘mancha’ da guardiã Adriana Rocha levou a melhor sobre o remate de recurso de Diana Silva, contudo o 2-0 chegaria mesmo e logo à passagem dos 17 minutos. Telma Encarnação, de livre directo, acertou no poste, mas Rita Fontemanha foi rápida e oportuna na recarga e, além de aumentar a vantagem Leonina, deu um toque ainda mais especial ao seu jogo n.º 150 no Sporting CP.
E às primeiras investidas visitantes no ataque, que se limitaram a um par de cruzamentos totalmente controlados por Hannah Seabert, as Leoas reponderam com uma panóplia de ocasiões cada vez mais perigosas. No entanto, nem um remate ‘do meio da rua’ de Andreia Bravo, nem dois remates – bloqueados a caminho da baliza -, nem um cabeceamento – à barra – e dois cara-a-cara de Telma Encarnação obrigaram o resultado a mexer.
Contudo, a insistência verde e branca e, especialmente, da nova avançada Leonina teve a devida recompensa no fecho da primeira parte. Já em período de descontos, foi de pé esquerdo e em força que Telma Encarnação mostrou melhor pontaria e fixou o 3-0 ao intervalo – segundo golo da reforço com a camisola do Sporting CP.
E a abrir a segunda parte, que se manteve de sentido único, a camisola 20 ficou muito perto de ‘bisar’, mas o ‘chapéu’ só não foi totalmente bem-sucedido porque Mafalda Almeida apareceu na hora certa para tirar a bola já muito perto da linha de golo.
Com o resultado confortável e o jogo controlado, Mariana Cabral operou as primeiras substituições à hora de jogo - tendo em conta a missão europeia que se segue a meio da semana - e lançou Ana Capeta, Jacynta Gala, que quase marcou na primeira bola que tocou, e ainda a reforço Beatriz Fonseca, a qual somou os seus primeiros minutos de Leão ao peito. Pouco depois, deram-se mais duas estreias em 2024/2025 com as entradas de Filipa Ribeiro - outra das caras novas do plantel - e Vera Cid.
Em campo, o domínio Leonino continuou a ser total, não só por não permitir qualquer veleidade ao GD Estoril Praia, mas por continuar a criar perigo, embora sob um ritmo já mais baixo. Capeta, no coração da área, dispôs da melhor oportunidade, mas a sua emenda saiu ligeiramente ao lado do poste e, à entrada para os últimos dez minutos, só Adriana Rocha evitou mais um golo, desta feita de Brenda Pérez.
Confirmado o 3-0 e arrecadados os primeiros três pontos do campeonato na estreia, na próxima jornada a equipa verde e branca vai visitar o FC Famalicão, mas antes disso aproxima-se o momento de entrar em cena na UEFA Women’s Champions League com uma deslocação à Islândia para procurar o acesso à fase de grupos da prova.
Na quarta-feira, dia 4 de Setembro, o Sporting CP enfrenta as alemãs do Eintracht Frankfurt nas meias-finais do grupo 4 (Ronda 1) em busca de avançar e disputar a passagem à Ronda 2 diante das bielorussas do FC Minsk ou das islandesas do Breiðablik UBK.
Sporting CP: Hannah Seabert [GR], Ana Borges [C] (Beatriz Fonseca, 60’), Georgia Eaton-Collins, Rita Fontemanha, Alícia Correia (Filipa Ribeiro, 71’), Andreia Bravo, Brenda Pérez, Cláudia Neto (Jacynta Gala, 60’), Diana Silva, Maísa Correia (Vera Cid, 71’), Telma Encarnação (Ana Capeta, 60’).