Ricardo Costa: "Esperamos um jogo complicadíssimo"
30 Ago, 2024
Embate com o CB Torrelavega na meia-final da Supertaça Ibérica
A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal dá início, este sábado, à participação na terceira edição da Supertaça Ibérica. No jogo das meias-finais, os Leões jogam frente ao CB Torrelavega, a partir das 17h00 de Portugal, numa competição que vai decorrer na cidade espanhola de Torrelavega.
Em antevisão ao jogo feita aos meios de comunicação Leoninos, o treinador Ricardo Costa deixou clara a vontade de melhorar os desempenhos da equipa nas edições anteriores, o que implica ganhar já no sábado a meia-final frente a um adversário que classifica de muito difícil.
“O fim de semana anterior [Supertaça de Portugal] correu muito bem para nós, mas já é passado. O foco total está nesta competição, uma prova bonita para nós, entre 'velhos conhecidos': o campeão europeu, o FC Barcelona, o FC Porto e o CB Torrelavega, equipas que estão nas competições europeias e com certeza será muito difícil para qualquer uma, embora o FC Barcelona parte à frente. É o crónico vencedor desta prova, nós nas anteriores não passámos do 4.º lugar na primeira edição, o 3.º lugar na época passada e temos de ter em mente que temos de fazer muito mais para poder, em primeiro lugar, jogar a final. Se a queremos jogar, vamos antes defrontar uma equipa [CB Torrelavega] que joga em casa e os jogos europeus em casa deles serão sempre muito complicados. Acreditamos que o CB Torrelavega será um adversário duríssimo para nós, tanto na defesa como no ataque", perspectivou, acrescentando um dado curioso: "Tivemos a oportunidade de ver muitos jogos deles, cordialmente eu sou muito amigo do treinador do CB Torrelavega, fomos trocando jogos e isso é de salutar entre dois clubes que não têm nada a esconder. É um gesto bonito da parte dele, porque foi ele a abrir essa porta”.
Também por isso, Ricardo Costa sabe que a pré-temporada do CB Torrelavega deixou a certeza de um adversário forte: “Tivemos a oportunidade de ver o que eles fizeram nesta pré-época e estiveram em muito bom nível em muitos jogos. Defrontaram o Kielce, uma equipa de Liga dos Campeões, jogaram muito bem e amanhã esperamos um jogo complicadíssimo”.
No entanto, para Ricardo Costa, o facto de não haver segredos entre as equipas não significa que não haja margem para surpreender, até porque esse factor também decide jogos. “É difícil hoje em dia esconder o que quer que seja. O CB Torrelavega conhece os nossos jogadores, com certeza seguiu a nossa época na temporada passada e não há segredos. Como não há segredos decidimos partilhar os nossos jogos de pré-época, tenho a certeza de que o treinador deles tem a sua capacidade de análise, nós temos a nossa. Iremos procurar as debilidades do CB Torrelavega e com certeza que ele irá encontrar debilidades na nossa equipa, porventura coisas que eu não conseguirei ver, porque estou tão perto da minha equipa que é normal que assim seja, mas cá estamos nós com o desejo de querer chegar à final, sabendo que vai ser uma tarefa difícil”, reforçou, passando a dar conta daquilo que os Campeões Nacionais terão de colocar em campo.
“Primeiro, temos de ser fiéis a nós próprios e colocar o nosso jogo e a nossa intensidade dentro do campo. O CB Torrelavega, contrariamente às equipas espanholas que são um pouco mais ‘passivas’, é uma equipa que gosta muito do contacto físico e temos de nos adaptar. Na defesa tem corrido muito bem até agora e temos de tentar tudo para manter os nossos níveis defensivos, é o que nos tem dado a segurança de poder estar um pouco mais à vontade no ataque. Quando somos ajudados pelos nossos guarda-redes e temos essa capacidade, somos uma equipa difícil de bater. Diria que essas são as chaves para podermos vencer amanhã, olhando sempre primeiro para nós e depois para o nosso adversário”, sublinhou o treinador verde e branco.
Por fim, Ricardo Costa lembrou, mais uma vez, a importância dos adeptos e a vontade de jogar sempre pelos Sportinguistas. “Com certeza que os adeptos estarão sempre connosco. Nós jogaremos sempre por eles e eles, mesmo à distância e num dia importante para o Clube, tenho a certeza de que estão a puxar por nós. Querermos oferecer-lhes a vitória”, sentenciou.