Leoas entram a vencer na Taça da Liga
15 Dez, 2024
3-1 sobre o Valadares Gaia FC
Depois de ter entrado da melhor maneira na Taça de Portugal, na semana passada, a equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal entrou também a vencer na Taça da Liga, este domingo, colocando-se em vantagem nos quartos-de-final.
Vitória das Leoas sobre o Valadares Gaia FC por 3-1 no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, com a segunda mão a disputar-se apenas a 15 de Janeiro no reduto da formação adversária.
Para este encontro, Micael Sequeira apostou de início em Catriona Sheppard, Ana Borges, Georgia Eaton-Collins, Andrea Norheim, Vera Cid, Beatriz Fonseca, Joana Martins, Brenda Pérez, Cláudia Neto, Mari O’Donnell e Ana Capeta.
O técnico já sabia que ia ter várias baixas para este encontro, mas na antevisão ao jogo deixou claro que o Sporting CP iria entrar com um onze forte e capaz de vencer o Valadares Gaia FC e isso confirmou-se.
A equipa verde e branca ganhou, após mais um jogo bem conseguido, no qual começou cedo a visar a baliza adversária. Ana Capeta, logo aos dois minutos, deixou o primeiro aviso e depois foi Miri O’Donnell.
Do outro lado, a equipa visitante também deu conta das intenções, mas foi encontrando uma Catriona Sheppard segura no seu primeiro jogo de Leão ao peito.
Estava melhor a equipa Leonina, sempre mais ameaçadora do que o Valadares Gaia FC e, aos 39 minutos, abriu o marcador: Vera Cid viu Cláudia Neto à entrada da área e entregou-lhe a bola, a avançada recebeu, rodou e atirou certeiro para o 1-0.
Logo a seguir esteve à vista o 2-0, após falta na área sobre Cláudia Neto, mas Joana Martins não conseguiu converter na marca de 11 metros. Carol Alves adivinhou o lado e esticou-se para evitar o segundo golo das Leoas.
Assim, o Sporting CP foi para o intervalo a vencer apenas pela margem mínima e com Micael Sequeira a pensar em mexer, fazendo entrar Jacynta Gala e Andreia Bravo e sair Joana Martins e Brenda Pérez.
Duas mudanças que se revelaram certeiras logo nos primeiros minutos, com as duas jogadoras a serem determinantes na jogada do 2-0: depois de receber de Ana Borges, Andreia Bravo entregou a Jacynta Gala, a australiana desmarcou Ana Capeta e a avançada, que ganhou a frente a uma adversária, correu até à área para rematar cruzado para o segundo tento das Leoas.
Sporting CP mais confortável no marcador e o Valadares Gaia FC a responder de forma a reduzir a desvantagem, mas na baliza continuou a estar uma Catriona Sheppard segura.
Em cima da hora de jogo, mais duas mexidas na equipa verde e branca com as saídas de Andrea Norheim e Vera Cid e as entradas de Rita Fontemanha e Maiara Niehues. Alterações que também resultaram logo em golo: depois de ter obrigado Carol Alves a resolver para canto, Maiara Niehues aproveitou a bola parada para cabecear certeiro à baliza e fez assim o 3-0.
Pouco depois, a última mexida com a saída de Miri O’Donnell e a entrada de Fátima Pinto e com o Sporting CP a continuar por cima, com nova oportunidade de Maiara Niehues a seguir, mas quem marcou foi o Valadares Gaia FC aos 80 minutos.
3-1 com mais dez minutos para jogar, mas o marcador já não voltou a mexer.
Vitória justa das Leoas, que agora se viram para o Campeonato Nacional, tendo jogo marcado para o próximo domingo em casa do SC Braga.