Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto FPF

Leoas nas meias-finais da Taça da Liga

Por Sporting CP
15 Jan, 2025

Sporting CP bate Valadares Gaia FC nos penáltis

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e eliminou o Valadares Gaia FC em jogo a contar para os quartos-de-final da Taça da Liga. A turma verde e branca chegou a ter uma vantagem de três golos na eliminatória, mas só carimbou o passaporte na decisão por grandes penalidades.

As Leoas deslocaram-se ao Estádio Dr. Jorge Sampaio trazendo na bagagem uma vantagem de dois golos. Essa ‘almofada de conforto’ foi conquistada no jogo da primeira mão, realizada em Dezembro de 2024 no Estádio Aurélio Pereira (3-1). 

Para este encontro, o técnico Micael Sequeira promoveu quatro alterações na equipa com relação ao encontro frente ao GD Estoril Praia, a contar para a Liga BPI. Para o onze inicial saltaram, assim, a guarda-redes Catriona Sheppard e também Andrea Norheim, Jacynta Gala e Telma Encarnação.

As Leoas entraram dominantes na partida, na intenção de rapidamente fechar as contas da eliminatória. Foi, portanto, de forma natural que o Sporting CP se aproximou da área adversária logo nos instantes iniciais do jogo. Aos seis minutos, Telma Encarnação teve nos pés a melhor oportunidade de toda a primeira parte, com o seu remate a embater com estrondo na barra da baliza defendida pela guarda-redes Erin Seppi.

A jogada começou precisamente numa boa combinação entre a avançada portuguesa e Cláudia Neto: após cruzamento da médio pela direita, Diana Silva rematou, Telma Encarnação ganhou o ressalto e visou, com a pontaria demasiado afinada, a baliza adversária. 

Aos 12’, o Sporting CP esteve novamente perto de inaugurar o marcador, num lance de pouca sorte onde Maiara escorregou no momento da finalização. Na jogada seguinte, cerca de um minuto depois, Telma Encarnação voltou a rematar em força à entrada da área, com a bola a passar perto do poste esquerdo do Valadares Gaia FC.

As Leoas mostraram-se muito fortes ofensivamente, com destaque para o lado direito do ataque, com Cláudia Neto a assumir preponderância na construção do jogo atacante da equipa. Aos 29’, as comandadas de Micael Sequeira podiam ter celebrado o golo de Diana Silva, que, na sequência de um pontapé de canto marcado por Andreia Bravo, surgiu ao primeiro poste e cabeceou ao lado.  

Já aos 41’, Maiara Niehues sofreu falta no meio-campo defensivo do Valadares Gaia FC. Foi a jogadora brasileira a apontar - de forma traiçoeira - o livre direto, que obrigou a guarda-redes adversária a uma defesa apertada para canto. As anfitriãs foram conseguindo afastar o perigo, mas não a pressão verde e branca, e tampouco se mostraram capazes de se aproximar da baliza defendida por Catriona Sheppard. Assim, e apesar do domínio Leonino, o jogo chegou ao intervalo com um nulo. 

Na primeira jogada da segunda parte, logo aos 15 segundos de jogo, Maiara abriu a contagem da partida e desfez por fim o empate. Melhor início impossível para as Leoas, que entraram em campo determinadas a resolver o encontro. Numa jogada rápida de recuperação de bola, Telma Encarnação assistiu e a brasileira de 20 anos disparou para o fundo das redes gaienses. O golo, que elevou para três a vantagem do emblema de Alvalade na eliminatória, não diminuiu o fulgor das jogadoras do Sporting CP - que, controlando as dinâmicas de jogo, nunca deixaram de tentar aumentar a diferença no marcador. 

Aos 64’, Micael Sequeira promoveu duas alterações e uma estreia: Eva Carreira entrou para o lugar de Telma Encarnação e somou, aos 16 anos, a primeira presença na equipa principal do Sporting CP. 

Aos 66’, o Valadares Gaia FC chegou pela primeira vez à área Leonina, mas a aproximação não foi suficiente para assustar Catriona Sheppard. No entanto, aos 71 minutos, Carolina Santiago empatou a partida, no primeiro remate enquadrado da equipa adversária à baliza do Sporting CP. Extrema eficácia da equipa gaiense, que fez o 1-1 pelos pés da antiga atleta Sportinguista.

Logo após, aos 72’, Andreia Bravo sofreu e falhou uma grande penalidade. A guarda-redes adversária desviou a bola para a barra e Diana Silva não conseguiu concluir de forma feliz a recarga.

Aos 75’, tripla substituição na equipa verde e branca, com Micael Sequeira a tentar refrescar diferentes zonas do terreno e a fazer entrar em campo Matilde Nave, Brenda Pérez e Carolina Pimenta. Ainda assim, o técnico do Sporting CP viu o Valadares Gaia FC crescer no jogo. Dez minutos depois, Neuza Besugo, também ela ex-Sporting CP, colocou à prova Catriona Sheppard, que com uma excelente defesa evitou a reviravolta no marcador. 

A eficácia adversária voltou a ser evidente aos 87’, quando a mesma Neuza Besugo converteu uma grande penalidade e colocou efectivamente a equipa gaiense a vencer por 2-1. O Sporting CP ‘adormeceu’ e acabou a sofrer o terceiro golo aos 88’. As visitadas alcançaram o inesperado empate na eliminatória, marcando dois golos no espaço de um minuto. 

O 4-4 final, na soma dos jogos, obrigou à decisão por grandes penalidades. A lotaria sorriu às Leoas (2-0), com Catriona Sheppard a brilhar e a defender três penáltis. Nas meias-finais, o Sporting CP vai agora encontrar SC Braga ou o SF Damaiense, que ainda não jogaram.

Sporting CP: Catriona Sheppard [GR], Georgia Eaton-Collins, Ana Borges [C], Andrea Norheim, Maiara Niehues (Joana Martins, 64’), Cláudia Neto (Matilde Nave, 75’), Andreia Bravo, Jacynta Gala (Brenda Pérez, 75’), Beatriz Fonseca (Carolina Pimenta, 75’), Diana Silva e Telma Encarnação (Eva Carreira, 64’).