Adeus à Taça de Portugal
22 Mar, 2025
Boa exibição não evitou derrota frente ao SL Benfica (3-2)
A equipa feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal foi eliminada nos quartos-de-final da Taça de Portugal frente ao SL Benfica (3-2).
No Estádio da Luz, e perante mais de 11 mil espectadores, o apito inicial trouxe a chuva, que ressurgiu com intensidade em Lisboa. Ainda assim, a forte precipitação não condicionou a vontade das jogadoras de ambas as equipas, que entraram em campo com vivacidade e a tentar fazer a bola circular.
Aos seis minutos, o SL Benfica aproximou-se pela primeira vez com perigo da baliza defendida por Hannah Seabert, mas a guardiã americana fez a mancha e Marie Alidou rematou ao lado. Dois minutos depois, Joana Martins fez as honras das Leoas e rematou à baliza de Lena Pauels; contudo, também o disparo da internacional portuguesa não levou a direcção desejada.
A chuva deu tréguas ao quarto de hora e o jogo continuou disputado, principalmente a meio-campo, embora nem sempre bem jogado. As oportunidades, essas, escasseavam, com as equipas muito longe das balizas, mas com o Sporting CP a mostrar-se mais dinâmico e a deambular por zonas altas do terreno.
Não surpreendeu por isso que, à passagem dos 30 minutos, tenha sido Ana Capeta a dar um ‘abanão’ ao marasmo com um forte remate à distância. Seria o prelúdio para o momento mais mágico da primeira parte, construído cinco minutos depois pelos pés, insistência e engenho de Telma Encarnação. No frente a frente com Christy Ucheibe, a madeirense foi mais forte, ganhou um ressalto e rematou potente para o fundo das redes encarnadas. A emoção, contudo, estava guardada já para lá dos 45’.
Primeiro, num lance de grande infelicidade para as Leoas, que estiveram perto de aumentar a vantagem para 2-0, mas acabaram a sofrer o empate: Telma Encarnação, que surgiu isolada após espectacular passe de Ana Capeta, não conseguiu converter no frente a frente com Lena Pauels e, na jogada seguinte, as águias igualaram por Marie Alidou.
Depois, o segundo golo do Sporting CP, que reagiu muito bem à adversidade e respondeu imediatamente, recuperando a vantagem pouco antes de Catarina Campos apitar para intervalo. A grande protagonista foi – quem mais? - Telma Encarnação, que falha uma, mas não falha duas, e que novamente isolada bisou na partida após primorosa assistência de Maiara Niehues.
A segunda parte começou como a primeira, com muita chuva, mas também com calafrios para as Leoas: aos 48’, Cristina Martín-Prieto surgiu isolada, ultrapassou Hannah Seabert e, com a baliza vazia, rematou à malha lateral. Mais dominantes neste regresso dos balneários, as águias voltaram a ameaçar aos 49’ e aos 51’.
Já aos 54’, e apostando nas transições rápidas, foi o Sporting CP a assustar Lena Pauels. Maiara Niehues surgiu lançada pela esquerda, o lance foi interceptado no momento certo pela defensiva encarnada, e na sequência do pontapé de canto Brenda Pérez teve no pé direito uma excelente oportunidade de fazer o 3-1. O remate da espanhola, contudo, saiu muito por cima do travessão.
Com mais bola nesta fase, o SL Benfica transformou a sua superioridade em golos e voltou a empatar a partida aos 60 minutos, após uma boa combinação entre Andreia Norton e Nycole Raysla, que finalizou sem hipóteses para a guardiã Leonina.
Aos 68’, Micael Sequeira quis agitar o jogo e lançou Beatriz Fonseca e Madison Haugen para o terreno de jogo. Surtiu algum efeito: aos 74’, Beatriz Fonseca conduziu uma venenosa jogada de contra-ataque pela direita e esteve perto do golo. O remate saiu à figura, mas teve o condão de agitar as águas.
Logo depois, Telma Encarnação preparava-se para ficar isolada, mas Lena Pauels saiu bem da baliza e tirou o pão da boca à avançada Leonina. Aos 76’, Maísa Correia entrou em campo e viu Beatriz Fonseca rematar outra vez com selo de golo, para nova boa intervenção da guarda-redes benfiquista.
Contra a corrente do jogo, o SL Benfica consumou a reviravolta aos 83’, num golo de grande valia técnica de Lúcia Alves, que rematou colocado, de fora da área, para o 3-2 final.
Apesar de mais uma excelente exibição, o Sporting CP cai assim nos quartos-de-final da Taça de Portugal, de pé e com importantes lições para o futuro próximo, voltando à acção já no próximo fim-de-semana, com uma recepção ao Valadares Gaia FC a contar para a jornada 19 da Liga.
Sporting CP: Hannah Seabert [GR], Andrea Norheim, Georgia Eaton-Collins, Joana Martins, Ana Borges [C], Ana Capeta (Beatriz Fonseca, 68’), Brenda Pérez, Cláudia Neto (Maísa Correia, 75’), Telma Encarnação, Maiara Niehues e Jacynta Gala (Madison Haugen, 68’). Treinador: Micael Sequeira. Disciplina: cartão amarelo para Micael Sequeira (15’), Brenda Pérez (29’) e Maiara Niehues (72’).