Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Micael Sequeira: "Tivemos a atitude certa"

Por Sporting CP
21 Dez, 2025

Reacção do técnico à igualdade no dérbi (1-1)

No final da partida frente ao SL Benfica, Micael Sequeira esteve presente no Auditório Artur Agostinho para analisar as incidências do dérbi. O técnico verde e branco elogiou a reacção da equipa no segundo tempo. 

Análise à partida

"Acho que o SL Benfica entrou melhor do que nós, teve uma entrada muito forte nos primeiros 20-25 minutos. Nós acusámos o factor emocional, não conseguimos ter bola, com timings de pressão errados, e o adversário tirou partido disso. À medida que o tempo foi passando, a equipa foi-se equilibrando.

É uma equipa com muita juventude, entrámos com três jogadoras com 18 anos, muitas estreias neste Estádio, um processo novo, e acaba por ser normal este tipo de entradas em jogo, num cenário como o de hoje. Se tivermos a oportunidade de voltar, tenho a certeza de que já não teremos este tipo de entrada.

O intervalo foi fundamental; alterámos a estrutura, começámos a meter mais gente nos sector ofensivo e fomos à procura de igualar. Depois, tivemos a atitude certa. Em jogos como este, por vezes não existe inspiração, mas quando foi necessário existiu atitude. A equipa galvanizou-se e, na parte final, até podíamos ter feito o 2-1, com alguma sorte. Mas foi assim e é continuar a trabalhar."

Entrada de Brittany Raphino

"Estivemos bem nesse aspecto. Ao intervalo, mexemos muito bem, arriscámos, fomos à procura de ser mais pressionantes e meter mais gente perto da Telma [Encarnação]. A 'Brit' foi fundamental e aos poucos fomos crescendo. A [Carolina] Santiago também tem uma entrada crucial no jogo. Estrategicamente, e com as mexidas que fizemos, as jogadoras entraram muito bem e na parte final podíamos ter sido beneficiados por esse risco. Jogámos sem medo de ficar no um para um atrás e pena foi não termos conseguido o segundo golo."

Contas para o título

"Muito honestamente, este campeonato, por serem menos equipas, está mais competitivo. As equipas estão mais igualadas e, a qualquer momento, o SL Benfica pode perder pontos. Nós temos de fazer o nosso trabalho e procurar ser mais consistentes. Se acredito que isto ainda pode mudar? Acredito, se conseguirmos ser mais equilibrados, Isto não está terminado e acredito que podemos chegar ao Estádio da Luz a disputar ainda o título. Mas, para isso, temos de ter a atitude que tivemos na segunda parte, mas naturalmente não se consegue construir uma equipa nova de um momento para o outro.

Isto leva tempo. Gostaríamos muito de estar à frente, naturalmente, mas estas oscilações são fruto das mudanças, da aposta na juventude, mas é este o rumo certo: dar oportunidades às jogadoras mais novas e continuar a trabalhar."

Ansiedade prejudicial

"A nossa grande vantagem era jogar perante os adeptos, que hoje foram fundamentais quando a equipa empatou e foi à procura da vitória. A grande desvantagem era a tal ansiedade negativa, porque não podemos negar que jogar em Alvalade pode provocar uma certa ansiedade. Notou-se isso, quando jogadoras tecnicamente evoluídas não conseguiam fazer dois passes seguidos, mas gostaríamos muito de cá voltar e, aos poucos, a equipa vai acabar por se soltar e esta juventude que temos vai acabar por equilibrar."