Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sporting CP

João Santos: "Haverá muito para crescer e absorver"

Por Sporting CP
24 Set, 2025

Entrada em cena na Premier League International Cup frente ao Leeds United FC

Em 2025/2026, o Sporting Clube de Portugal vai voltar a competir na Premier League International Cup, uma prova destinada a jogadores sub-21 e que nesta edição vai acolher 16 clubes ingleses e 16 emblemas de outros países europeus.

Inseridos no grupo D, os jovens Leões, que serão orientados pela equipa técnica dos sub-23, preparam-se para disputar a primeira jornada, esta quinta-feira (19h00), frente ao Leeds United FC, no LNER Community Stadium, em York. Sunderland AFC (20 de Novembro), West Ham United FC (17 de Dezembro) e Manchester United FC (20 de Janeiro) serão os restantes adversários do Sporting CP na fase de grupos.

"Estamos muito honrados por sermos convidados a participar nesta prova pela segunda vez e ansiosos por partir”, começou por dizer João Santos, treinador-adjunto dos sub-23, na antevisão feita aos meios de comunicação Leoninos, antes de abordar os benefícios de contar com mais uma frente internacional no futebol de formação.

"É um espaço diferente da UEFA Youth League, não só por defrontarmos, numa fase inicial, apenas clubes de Inglaterra, mas também pela faixa etária. É diferente também para os jogadores, porque aqui vão estar com outra equipa técnica. Haverá muito para crescer e absorver, tendo em vista aquilo que mais nos importa: preparar os jogadores para a equipa A", reflectiu.

Com a estreia diante do Leeds United FC no horizonte, João Santos admitiu que “não houve propriamente muito tempo de preparação”, no entanto mostrou-se confiante numa “boa resposta” por parte dos seus jogadores.

"Vamos jogo a jogo, sustentados no crescimento individual e em ter uma equipa competitiva. Contra clubes ingleses vamos encontrar jogos abertos, de muita intensidade com e sem bola e de pressão alta. Queremos, sim, perceber aquilo que esta competição vai dar a estes jogadores", salientou.

E uma das coisas que esta competição vai promover é uma sequência de jogos e viagens mais aproximada da rotina semanal da equipa principal. "É uma tendência do futebol moderno: cada vez treina-se menos. Passar por essas experiências, nestas etapas de formação, é extremamente rico para perceberem quão importante são as rotinas pré e pós-treino, o descanso, a alimentação, a hidratação... Tudo o que são indicadores e factores de aceleração da recuperação", destacou João Santos.

Depois, o extremo Chris Grombahi, que leva cinco jogos e dois golos esta época pelos sub-23, também lançou a entrada na Premier League International Cup.

"Espero coisas boas de mim e da equipa. É uma experiência nova para a maioria de nós. Tivemos poucos dias, mas preparamo-nos bem e acho que vai correr bem", apontou, sem esconder também o seu entusiasmo. "Vou estar em ambientes que nunca imaginei e em que poucos jogadores da minha idade conseguem estar", acrescentou o jogador de 17 anos.

Além disso, Chris Grombahi não tem dúvidas de que este novo estímulo competitivo “vai ajudar” na sua evolução e, por isso, encara-o como uma oportunidade a não perder.

"Mesmo sendo uma experiência nova não podemos sentir receio. Só posso agradecer ao Sporting CP estas oportunidades e quero aproveitá-las, porque isto passa rápido", atentou.

A acabar, o jovem extremo apelou, ainda, ao apoio dos Sportinguistas em Inglaterra. "Contamos com o apoio deles. Sabemos que o Sporting CP tem adeptos em todo o mundo", realçou.