Primeira parte precipitou desaire
24 Set, 2025
Sporting CP cedeu em casa do Aalborg Handbold por 35-30 na EHF Champions League
A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal perdeu no reduto do Aalborg Handbold, por 35-30, na 3.ª jornada da fase de grupos da EHF Champions League.
Uma primeira parte difícil dos Bicampeões Nacionais foi decisiva para o desfecho final na Dinamarca, uma vez que os Leões saíram para o intervalo a perder por 18-12, num jogo em que os dinamarqueses nos primeiros 30 minutos remataram mais oito vezes do que o Sporting CP, que esteve cerca de seis minutos sem marcar, tempo que levou até à marcação do sétimo golo, com a formação de Ricardo Costa a ‘esbarrar’, várias vezes na alta, entroncada e também bastante móvel estrutura defensiva (geralmente 6x0) do conjunto nórdico.
O jogo até começou equilibrado, mas a formação do Aalborg Handbold conseguiu explorar melhor a meia distância e com o tempo, também as ligações entre primeira e segunda linhas, nomeadamente o jogo com o pivô.
Apesar de André Kristensen ter feito três defesas importantes na baliza Leonina – duas delas com o Sporting CP em inferioridade numérica nos primeiros dez minutos -, certo foi que do outro lado, o consagrado Landin, dono da baliza da equipa dinamarquesa, não ficou atrás do guardião Leonino.
Algumas falhas técnicas do Sporting CP e remates que não deram golos foram aproveitadas pela equipa dinamarquesa, que começou a ‘fugir no marcador a 10-6.
A fase mais complicada para o Sporting CP ainda estava para vir, com um interregno de quase seis minutos sem marcar e com a equipa dinamarquesa a tirar proveito para se distanciar ainda mais no marcador. 18-12 era o resultado ao intervalo, marcador que evidenciava, sobretudo, dificuldades do Sporting CP no ataque à rápida e agressiva defesa da equipa da casa.
Sporting CP melhor na segunda parte
Na segunda parte, rapidamente o Sporting CP fez um parcial de 0-2 para 18-14, com um golo de cada um dos irmãos Costa – Francisco e Martim, mas a equipa dinamarquesa conseguiu novamente fugir no marcador para os 23-15, com as ligações para o pivô a serem muito penalizadoras a equipa Leonina.
O Sporting CP começou depois a defender de quatro mais dois jogadores mais avançados no sistema defensivo e essa situação levantou problemas à equipa da casa.
Os Bicampeões Nacionais ainda reduziram a 26-21, a seguir para 29-25, depois de surpreenderem a alta e forte defesa da equipa dinamarquesa. Com três minutos para jogar, o Sporting CP encurtou para 33-30 e lançou uma réstia de esperança para as aspirações Leoninas, mas o 34-30 acabou por as desvanecer e o score final foi de 35-30, num livre de sete metros concretizado pela equipa dinamarquesa.
O Sporting CP assinou uma bastante boa segunda parte, mas os primeiros 30’ minutos, mais complicados para a equipa de Ricardo Costa, acabaram por ser determinantes para o desfecho final.
Sporting CP: Edney Silva (1), Emil Berlin, Francisco Costa (6), Natán Suárez (2), Orri Þorkelsson (6), Christian Moga, Martim Costa (3), Jan Gurri (1), Filipe Monteiro (2), André Kristensen [GR], Diogo Branquinho (5), Salvador Salvador [C], (2), Victor Romero (1), Carlos Álvarez (1), Santiago Póvoas [GR].