Sofrido mas merecido triunfo europeu
22 Out, 2025
Leões venceram o Olympique de Marseille na UEFA Youth League (2-1)
A equipa do Sporting Clube de Portugal que disputa a UEFA Youth League recebeu e venceu o Olympique de Marseille por 2-1, esta quarta-feira, na Academia Cristiano Ronaldo, em jogo da terceira jornada da competição.
João Gião promoveu mais uma estreia esta temporada, com Ivanildo Mendes a integrar o onze inicial para defrontar os gauleses, que chegaram a Alcochete ainda sem qualquer ponto somado. O médio defensivo, habitualmente ao serviço dos sub-23 Leoninos, foi a única alteração em relação aos titulares da partida frente ao SSC Napoli.
Com os processos cada vez mais consolidados, os Leões entraram fortes e determinados. Logo antes do primeiro minuto, Flávio Gonçalves obrigou o guarda-redes Cheick Diarra à primeira defesa, após uma arrancada enérgica de Ivanildo Mendes. Um aviso claro das intenções verdes e brancas nos instantes iniciais da partida.
Ainda assim, o jogo equilibrar-se-ia nos minutos seguintes, até que os mesmos protagonistas voltaram a combinar, desta feita com sucesso: Ivanildo Mendes recuperou a bola a meio-campo, descobriu Flávio Gonçalves na profundidade e o camisola 10, isolado perante o guardião, não perdoou e inaugurou o marcador ao minuto… dez.
Seis minutos depois, Chris Grombahi voltou a ameaçar, mas o remate foi desviado por um defesa. Aos 20’, os Leões estiveram muito perto de ampliar a vantagem; valeu a intervenção do guarda-redes francês, que travou o disparo de Gabriel Silva com uma defesa à andebol, com as pernas, negando um golo que parecia certo.
O Olympique de Marseille só se aproximou com perigo aos 25’, numa incursão rápida pela direita que Tadjidine Mmadi não conseguiu concluir. O lance isolado não abalou, porém, o domínio Leonino, que se acentuou à medida que o cronómetro se aproximava da meia hora. Apostando no jogo interior, o Sporting CP foi somando ocasiões e instalando-se no meio-campo adversário.
Aos 36’, Gabriel Silva voltou a criar perigo dentro da área, ultrapassou um defesa, mas deixou escapar o esférico no momento decisivo. Cinco minutos depois, um momento estudado quase resultava em golo: na marcação de um livre directo, Rafael Camacho serviu Flávio Gonçalves com um passe rasteiro que apanhou a defesa marselhesa em contrapé. O avançado penetrou na área e cruzou para a pequena área, mas sem destinatário, e o Olympique Marseille afastou como pôde.
Já em tempo de compensação, surgiu a melhor oportunidade da primeira parte: uma excelente jogada individual de Chris Grombahi terminou com o remate de Rafael Camacho ao poste. Domínio total do Sporting CP, que podia – e merecia - estar a vencer por uma margem muito mais confortável.
No regresso dos balneários, o Olympique de Marseille apresentou-se com outra disposição: mais agressiva, mais vertical, mais decidida. E cedo colheu frutos. Logo aos 47 minutos, Darryl Bakola apareceu solto na área após uma combinação com Max Corbon e, de pé esquerdo, finalizou para o empate.
O Sporting CP acusou o golpe e demorou a reencontrar-se com o jogo. Apenas dez minutos depois voltou a ameaçar, quando Chris Grombahi conduziu uma jogada individual que terminou na rede lateral da baliza adversária.
Insatisfeito com o rumo dos acontecimentos, João Gião mexeu na equipa e lançou Manuel Kissanga aos 59 minutos; o jovem médio somou assim os primeiros minutos na prova. Uma estreia absoluta e simbólica para o Leão, que regressou este mês à competição após uma lesão longa.
O jogo seguiu equilibrado, com poucos lances dignos de registo, até que aos 75 minutos Miguel Gouveia defendeu de forma incompleta e, na recarga, Eduardo Felicíssimo apareceu em cima da linha a travar o remate de Antoine Valero, evitando o golo da reviravolta. Na resposta imediata, Gabriel Silva isolou-se, mas perdeu tempo de remate e a jogada esfumou-se.
Dois minutos depois, aposta certeira do banco Leonino. João Gião fez entrar Daniel Costa e Paulo Simão - este último a estrear-se também na competição - e o efeito foi quase instantâneo. Daniel Costa cabeceou à trave e, no ressalto, Paulo Simão apareceu no sítio certo para restabelecer a vantagem verde e branca.
Ainda assim, a tarde não terminaria sem sobressaltos. Aos 84 minutos, Gabriel Silva foi expulso por acumulação de amarelos, deixando o Sporting CP reduzido a dez unidades. O Olympique de Marseille aproveitou a superioridade numérica para se instalar no meio-campo Leonino e procurar, pelo menos, o empate. O jogo ganhou nervo, disputas mais intensas e sucessivas bolas paradas junto da área de Miguel Gouveia.
Já nos descontos, aos 90+4’, o guardião verde e branco assegurou o triunfo com uma defesa de instinto, desviando com uma palmada o cabeceamento perigoso de Mohamed Baradji.
Vitória justa do Sporting CP, que podia ter chegado ao intervalo com uma margem mais dilatada, soube sofrer quando foi preciso e viu as decisões do banco revelarem-se decisivas. Os Leões somam agora sete pontos na UEFA Youth League e seguem firmes num percurso europeu sem derrotas.
Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Salvador Blopa, Eduardo Felicíssimo [C], Lucas Taibo, Afonso Lee (Atanásio Cunha, 88’), Rafael Camacho (Paulo Simão, 77’), Ivanildo Mendes (Manuel Kissanga, 59’), Zaïd Bafdili, Gabriel Silva, Flávio Gonçalves (Diogo Martins, 88’) e Chris Grombahi (Daniel Costa, 77’). Treinador: João Gião. Disciplina: cartão amarelo para Zaïd Bafdili (13’), Gabriel Silva (52’), Rafael Camacho (65’), Gabriel Silva (85’). Cartão vermelho para Gabriel Silva (85’).