Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Martins

Jovens Leões e Leoas premiados pelo sucesso escolar

Por Sporting CP
20 Nov, 2025

Cerimónia de Mérito Académico teve lugar no Estádio José Alvalade

No Sporting CP, a responsabilidade pelo que acontece fora das quatro linhas é tão ou mais importante do que aquilo que se faz em campo e, por isso, o Estádio José Alvalade foi o palco para enaltecer o sucesso – referente à época passada - dos melhores alunos do futebol de formação.

Isabel Figueiredo (sub-11), Alex Ziolkowski (sub-13), Maria Quesado (sub-13), Martim Sousa (sub-14), Maria Alves (sub-17), Samuel Tavares (sub-15), Maria Leonor Rodrigues (sub-19) e Francisco Cabeçana (sub-16) foram os distinguidos com bolsas de mérito de entre as várias equipas da formação verde e branca. Nesta terceira edição da iniciativa, que juntou pela primeira vez o futebol de formação masculino com o feminino, ambos receberam também um prémio colectivo.

"Esta é uma boa iniciativa e serve também de incentivo para que todos os jogadores tenham melhores notas e sejam melhores na escola", considerou a premiada Maria Alves.

Com a lição bem estudada também, Alex Ziolkowski, por seu turno, destacou o acompanhamento que sente por parte do Sporting CP na vertente escolar. "O Sporting CP tem um departamento muito bom para os estudos, que nos ajuda, aconselha-nos e dão-nos muitas dicas. E isso ajuda-nos não só no futebol e na escola, porque guia-nos para a vida”, realçou, sublinhando que “um jogador inteligente é um jogador melhor em campo”, como tem aprendido diariamente na Academia Cristiano Ronaldo, admitiu.

Uma das chaves deste sucesso é a “relação muito próxima” que o departamento de pedagogia tem com “jogadores e pais, juntamente com as escolas”, reconheceu Aida Ramos, coordenadora de pedagogia.

Para lá de uma vasta “rede de parcerias”, com "escolas do projecto UAAREE, colégios internacionais e outro tipo de escolas", o Sporting CP também procura dar mais e melhores condições para que os seus jovens consigam conciliar a vida académica com a desportiva. "Temos sessões de estudo na Academia e o hub de futebol de formação no Estádio com professores que trabalham diariamente com os nossos jovens", explicou Aida Ramos.

Promovida pelo Sporting CP e o parceiro Ae Economics, a Cerimónia de Mérito Académico reuniu cerca de 800 pessoas, entre as quais estiveram presentes o presidente Frederico Varandas e o vice-presidente Francisco Salgado Zenha, bem como Tomaz Morais, co-director geral da Academia Cristiano Ronaldo e Frederico Gonçalves, coordenador do futebol de formação feminino, além de representantes das várias áreas multidiscilpinares de suporte ao desenvolvimento dos jogadores e da comunidade escolar UAAREE.

A uma só voz, as lideranças da formação reforçaram o valor e o mérito dos seus jovens e, também, do trabalho de equipa que o Sporting CP tem desenvolvido em prol da carreira dual.

"Na formação, tanto masculina como feminina, a intenção final é levar jogadoras e jogadores ao sonho de vida que é representar as equipas principais, mas diariamente conseguimos passar-lhes que o mais importante não é só isso, mas acima de tudo serem boas pessoas na vida", destacou Tomaz Morais, enaltecendo o papel da escola: "O que aprendem na escola é muito mais do que matéria, é aquilo que a vida lhes vai exigir".

Prova disso são, por exemplo, os actuais casos de sucesso de Carolina Santiago e Carolina Pimenta, ambas futebolistas da equipa A que são "atletas de alto rendimento e estão no Ensino Superior", lembrou, por sua vez, Frederico Gonçalves, coordenador do futebol de formação feminino. "Privilegiar a carreira académica sempre com o sonho de, um dia, serem profissionais de futebol é uma forma de estar transversal, uma receita verde e branca", corroborou.

Ainda segundo Tomaz Morais, a cerimónia decorrida no Estádio José Alvalade provou que o Clube "trabalha com muita dedicação na carreira dual e, por isso, esta cerimónia é algo muito importante, tanto como marcar um golo, ganhar um jogo ou até um campeonato", considerou, elogiando ainda os premiados. "Ninguém é quadro de mérito ao mesmo tempo que joga futebol num clube com a exigência do Sporting CP sem ter uma enorme disciplina de vida e método. É um valor muito importante e hoje ficou claro", sentenciou co-director geral da Academia.