Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Esperança verde e branca em Berlim embateu no muro

Por Sporting CP
20 Nov, 2025

Guardião Lasse Ludwig parou a reacção Leonina na segunda parte (33-29)

Precisamente uma semana depois do duelo no Pavilhão João Rocha, a equipa de andebol do Sporting CP deslocou-se à Alemanha e perdeu frente ao Füchse Berlin por 33-29, esta quinta-feira à noite, na partida referente à oitava jornada do grupo A da EHF Champions League.

Novamente, os Leões de Ricardo Costa tiveram de correr atrás do resultado durante grande parte do encontro frente ao finalista da última edição e foi quando finalmente alcançaram o empate que viram tudo ruir. Após o 24-24 à entrada para os últimos dez minutos, Lasse Ludwig (35,56% de eficácia nas defesas) fechou a sua baliza e rapidamente transformou a esperança verde e branca em derrota.

Assim, o Sporting CP continua com oito pontos, os mesmos que o HBC Nantes, enquanto HC Veszprém One (10), Aalborg Håndbold (13) e o invencível Füchse Berlin (16) aproveitaram para distanciar-se nas contas do grupo.

Defensivamente, o Sporting CP entrou sólido em Berlim e conseguiu colocar-se a vencer por 2-4 e em superioridade numérica, mas a equipa da casa soube resistir e antes do quarto de hora começou a responder. Com espaço para correr e contra-atacar, o Füchse Berlin marcou três golos sem resposta e virou o resultado para 8-6 num ‘abrir e fechar de olhos’, aumentando ainda para 11-8, pouco depois.

Se na defesa se mantiveram relativamente equilibrados, no ataque, exceptuando a eficácia de Orri Þorkelsson nos sete metros (acabou com oito golos), os Leões tiveram algumas dificuldades para afinar a pontaria, o que foi adiando a reacção. Filipe Monteiro, por exemplo, teve na mão a hipótese de reduzir para 11-10 e atirou por cima.

Um ‘filme’ que se repetiu na recta final da primeira parte. Aos golos de Emil Berlin e Victor Romero seguiu-se uma defesa importante de Mohamed Aly para voltar a abrir a possibilidade de colocar o marcador pela margem mínima, só que a partir da ponta Diogo Branquinho não conseguiu fazer o 15-14 e o Füchse Berlin, actual campeão alemão, aproveitou para rumar ao intervalo a vencer novamente por três golos (16-13).

Tudo se complicou mais logo no reatamento da partida (19-14), porém apenas por momentos, porque Kristensen entrou para travar um livre de sete metros e ajudou a ‘desamarrar’ os Leões, que partiram para o seu melhor período.

Edy Silva reduziu para 19-17 após uma excelente jogada colectiva e, a seguir, em cima dos 40 minutos, Kiko Costa foi à frente com tudo para finalmente devolver a margem mínima ao marcador (20-19) em Berlim. E a prova definitiva da renovada confiança e do notório crescimento do lado verde e branco veio minutos depois com o desejado empate: um bloco de Edy Silva permitiu o 23-23 a Þorkelsson e, a seguir, foi Kiko a assinar o 24-24.

Contudo, tudo isso acabou por esbarrar no guardião Lasse Ludwig, que fechou a baliza alemã com três defesas consecutivas e voltou a desequilibrar o encontro, agora de forma decisiva. Em escassos minutos, o Füchse Berlin ‘ressuscitou’ e arrancou para uma diferença de quatro golos (29-24) que deixou tudo encaminhado.

Esforço e risco até final não faltaram aos comandados de Ricardo Costa, que contaram com um confiável Carlos Álvarez nas transições, mas já nada valeu para levar pontos da capital da Alemanha.

Agora, no calendário Leonino segue-se o regresso ao Campeonato Nacional com a recepção ao CS Marítimo.

Sporting CP: Edy Silva (2), Emil Berlin (1), Carlos Álvarez (4), Kiko Costa (5), Natán Suárez (2), Jan Gurri (1), Pedro Martínez, Salvador Salvador [C] (1), Orri Þorkelsson (8), Diogo Branquinho, André Kristensen [GR], Filipe Monteiro, Christian Moga, Martim Costa (3), Mohamed Aly [GR], Victor Romero (2)