Empate no dérbi garante 1.º lugar na 1.ª fase
10 Jan, 2026
Igualdade a zero, em jogo com muitas oportunidades para os jovens Leões. Faltou eficácia na finalização
A equipa de sub-15 do Sporting Clube de Portugal empatou (0-0) frente ao SL Benfica na 17.ª jornada da 1.ª fase, a penúltima e que antecede a fase final, para a qual os jovens Leões já estavam apurados.
Este sábado, o Sporting CP entrava em jogo a um ponto de terminar a 1.ª fase no 1.º lugar e o nulo no final dos 80 minutos garantiu esse objectivo intermédio, num jogo em que a formação Leonina ficou a dever às dificuldades na finalização um resultado melhor, pois foram muitas as oportunidades criadas pela equipa da casa.
A primeira oportunidade para o Sporting CP aconteceu aos 10’, com Aladje Conté a cabecear com perigo, ao segundo poste, após bom lance na direita com cruzamento de João Rodrigues na direita.
Aos 12,’, em nova excelente jogada, um corte decisivo em remate de Aladje Conté, evitou que os jovens Leões inaugurassem o marcador, em muito bom contra-ataque desenhado pela formação orientada por João Lourenço.
Aos 17’, João Rodrigues teve uma iniciativa individual em bom estilo, mas o remate do lateral direito saiu por cima da baliza do SL Benfica. Aos 25’, em novo excelente contra-ataque, David Terna assistiu Aladje Conté que puxou para o pé esquerdo e rematou para boa defesa de Lourenço Luís. Aos 28’ e após lance de insistência, o capitão Luís Gonçalves rematou à entrada da área, mas por cima da baliza defendida pelos encarnados.
Aos 31’, Duarte Gomes, bem servido por David Terna, tentou a sorte em remate de pé esquerdo, por cima da baliza.
Num jogo com várias oportunidades para os jovens Leões, David Makinde, assistido do lado esquerdo, atirou ao lado.
Na resposta, uma incursão do SL Benfica pela esquerda terminou em cruzamento perigoso para a área Leonina, bem resolvido por Nicolas Aparício.
O Sporting CP respondeu com dois remates à baliza das águias, por David Terna e Aladje Conté, mas à figura de Lourenço Luís e sobre o intervalo, em novo bom envolvimento, David Makinde atirou ao lado da baliza do SL Benfica. O Sporting CP dominou amplamente a primeira parte e o 0-0 era muito curto para a larga produção atacante da equipa da casa.
Na segunda parte, o SL Benfica entrou com outra disposição ofensiva e cedo teve dois remates para defesas atentas de Joaquim Cabeçana, que entrou no segundo tempo para a baliza Leonina.
Aos 45’, o capitão Luís Gonçalves atirou com toda a intenção, de fora da área, ligeiramente ao lado da baliza das águias.
Aos 53’, uma grande arrancada de Igor Ribeiro na direita terminou em centro/remate, ao qual não chegou ao segundo poste Aladje Conté.
O Sporting CP continuou a dominar o jogo, mas a equipa Leonina foi ‘traída’ por falta de calma na definição dos lances, como aconteceu já em tempo de compensação, quando uma ‘escorregadela’ de Igor Ribeiro inviabilizou mais uma boa situação de golo criada pela equipa Leonina.
Empate a zero no dérbi, injusto face ao caudal ofensivo da equipa Sportinguista, que assegurou ainda assim o 1.º lugar na primeira fase e que continua sem derrotas esta temporada.
Sporting CP: Tiago Gimo [GR] (Joaquim Cabeçana, 41’), João Rodrigues (Dinis Oliveira, 52’), Bernardo Lavos (Daniel Lopes, 73’), Nicolas Aparício, Simão Margato, Luís Gonçalves [C], Duarte Gomes (Igor Ribeiro, 41’), Jacobo Aparício (Bernardo Busatori, 58’), David Terna (Laurindo Mendonça, 58’), David Makinde, Aladje Conté (César Sousa, 73’)