Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Bernardo Vidal

Leões fizeram todos os possíveis para serem felizes

Por Sporting CP
07 Out, 2023

​Sub-19 dividem pontos com o SCU Torreense num jogo em que mereciam a vitória (2-2)

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou com o SCU Torreense 2-2, este sábado, na oitava jornada da zona sul do Campeonato Nacional. Os Leões dominaram por completo toda a partida, somando 26 remates e 17 cantos, mas viram o adversário marcar nos dois únicos disparos enquadrados que ensaiou e levar, de forma injusta, um ponto de Alcochete.

Com Rayhan Momade e Pedro Sanca de regresso ao onze, e Rúben Amorim a assistir na bancada, a turma de Pedro Coelho mostrou-se muito superior desde o arranque e controlou sempre na primeira parte, que foi de sentido único. Logo nos minutos iniciais, João Infante ameaçou com um cabeceamento ao poste e, logo a seguir, João Simões rematou muito perto da baliza rival.  

Do outro lado, o SCU Torreense revelou claras dificuldades e raramente teve bola, com o guarda-redes do Sporting CP a ser um mero espectador. Dito isto, foi sem surpresa que, aos 19 minutos, chegou o 1-0 para os Leões. Rayhan Momade bateu o canto na esquerda e Pedro Sanca subiu mais alto que todos na pequena área, facturando pela segunda vez na presente temporada.

Mesmo em vantagem, o Sporting CP não abrandou e continuou a mandar na partida, pelo que as oportunidades de golo sucederam-se. Pedro Sanca voltou a ameaçar num cabeceamento à figura, João Infante tentou a sorte num remate em arco que passou ao lado, e Ivanildo Mendes também arriscou de meia-distância, mas aí foi o guardião a mostrar-se decisivo entre os postes.

Já perto do intervalo, chegou aquela que foi talvez a jogada mais vistosa da primeira metade. Num magistral lance individual, Micael Sanhá passou por dois adversários junto à linha de fundo, aproximou-se da área e cruzou com muito perigo, mas a bola acabou por sofrer um corte perto da linha de golo, com o juiz da partida a apitar para o tempo de intervalo pouco depois disso.

No regresso dos balneários, aconteceu o inesperado. Com apenas 40 segundos decorridos, o SCU Torreense fez o 1-1 por intermédio de Carlos Durães, naquele que foi o primeiro remate enquadrado da formação de Torres Vedras em todo o encontro (!). Estava assim tudo novamente empatado, o que obrigava o Sporting CP a ir para cima do adversário na busca de nova vantagem.

Depois de terem marcado, os visitantes voltaram a sofrer às mãos dos Leões, que asfixiaram e continuaram a somar várias ocasiões de golo. Micael Sanhá, uma das peças em maior destaque, rematou à malha lateral e logo a seguir, em mais uma grande jogada individual, obrigou o guarda-redes a uma magnífica intervenção, antes do recém-entrado Telmo Coimbra fazer o mesmo.

Apesar da clara superioridade verde e branca, acabou por ser o SCU Torreense, contra a corrente do jogo e sem que nada tivesse feito para merecê-lo, a consumar a reviravolta no marcador e a chegar ao 1-2. Aos 68 minutos, Mateus Santos fez o golo através de um livre directo de que traiu o guardião Miguel Gouveia, naquele que foi o segundo remate à baliza do conjunto do Oeste.

Agora sim, o Sporting CP estava obrigado a correr atrás do prejuízo e foi isso que fez, com resultados práticos. Aos 81 minutos, Micael Sanhá sofreu penálti e Telmo Coimbra, da marca dos onze metros, não tremeu, restabelecendo a igualdade e deixando tudo em aberto para os minutos finais. Foi o quarto golo do extremo, que é já o segundo melhor marcador da zona sul.

Ainda com tempo para jogar, os Leões insistiram no ataque. Gabriel Melo ameaçou num tiro cruzado, Marlon Júnior cabeceou por cima e Telmo Coimbra criou perigo num disparo prensado, sendo que a melhor situação até final foi de Amadu Baldé, que viu o remate desviar num defesa e quase trair o guarda-redes. No entanto, nada surtiu efeito e o tão merecido golo da vitória não chegou.  

Os Leões, que apesar deste empate mantêm a segunda posição com 17 pontos, menos cinco que o líder SC Farense, vão agora ter uma paragem para os compromissos das selecções, regressando à competição apenas no dia 21 de Outubro, com um duelo em casa do Académico de Viseu FC.

Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Rodrigo Dias, Marlon Júnior, Rafael Mota, Rayhan Momade (Konstantin Nikitenko, 77’), Eduardo Felicíssimo (Luís Gustavo, 77’), Ivanildo Mendes (Amadu Baldé, 58’), João Simões (Telmo Coimbra, 58’), Micael Sanhá, Pedro Sanca e João Infante (Rafael Melo, 67’).