Leões vencem e convencem
11 maio, 2024
Sub-19 superiorizam-se na recepção ao Vitória SC (4-1)
A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o Vitória SC por 4-1, este sábado, na 12.ª jornada da fase de apuramento de campeão da categoria.
Vindos de um empate e uma derrota, os Leões subiram ao relvado do Estádio Aurélio Pereira apostados em dar uma resposta positiva e foi isso que fizeram. Após uma primeira parte de excelência, em que não deu hipótese ao adversário (2-0), a turma de Alvalade marcou mais dois golos no segundo tempo e garantiu um triunfo mais do que justo.
Com Konstantin Nikitenko e Rayhan Momade de regresso ao onze, o Sporting CP entrou a mandar na partida e mostrou-se sempre mais confortável. A paciência a construir atrás para atrair o adversário começou a funcionar aos poucos, com os primeiros avisos a surgirem aos poucos, todas eles para a formação de Alvalade.
Gabriel Silva ameaçou num remate à meia-volta que passou a centímetros da barra, e Nilton Cardoso obrigou o guarda-redes a esticar-se para impedir o 1-0, até que, aos 22 minutos, chegou o golo. Rayhan Momade bateu o canto, Ivanildo Mendes amorteceu para Micael Sanhá e este, de primeira, atirou cruzado e abriu o placard.
O Vitória SC ainda tentou reagir e obrigou o guardião Miguel Gouveia a aplicar-se em dois lances, mas foi sol de pouca dura. Isto porque, aos 35 minutos, o Sporting CP fez o 2-0 por Nilton Cardoso que, após receber na esquerda, fintou um defesa, flectiu para dentro e atirou certeiro, com a bola a embater no poste antes de entrar.
No regresso para a segunda parte, os papéis inverteram-se. O Vitória SC entrou mais subido no terreno, assumiu a iniciativa perante um Sporting CP mais resguardado atrás e retirou dividendos disso mesmo. Aos 48 minutos, Hugo Ferreira finalizou ao segundo poste um cruzamento da direita, reduzindo para os visitantes.
A partir daí, o ritmo baixou e houve muitas paragens que não ajudaram a qualidade de jogo. Ainda assim, o Sporting CP aproveitou isso para voltar a equilibrar a partida e ficou perto de marcar novamente. Micael Sanhá, uma das peças mais perigosas dos Leões, a par de Pedro Sanca, atirou para defesa apertada após bom trabalho na esquerda.
Do outro lado, a formação de Guimarães também quase festejou, num lance em que valeu o corte providencial em cima da linha de Rayhan Momade, ele que depois disso viria mesmo a fazer o 3-1 para o Sporting CP. Aos 80 minutos, o defesa aproveitou uma bola de ressaca à entrada da área e fez um belo golo de primeira.
Aos 85 minutos, nota para a entrada de Rafael Camacho, médio de 17 anos que costuma actuar nos sub-17 e fez a estreia pelos sub-19. Quando o resultado parecia fechado, no terceiro minuto de compensação, o guarda-redes visitante tentou segurar o livre batido por Rodrigo Dias, mas largou a bola e esta entrou na baliza: 4-1.
Os Leões, que são agora detentores do melhor ataque desta fase com 27 golos, voltam a jogar no próximo sábado, dia 18, novamente em casa, diante do FC Famalicão, naquela que será a penúltima jornada do apuramento de campeão.
Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Micael Sanhá, Konstantin Nikitenko, Marlon Júnior [C], Rodrigo Dias, Rayhan Momade, Nilton Cardoso (Amadu Baldé, 85’), Ivanildo Mendes, Gabriel Silva (João Infante, 58), João Simões (Rafael Camacho, 85’) e Pedro Sanca (Rafael Mota, 76’).