Leões mereciam mais
06 Dez, 2025
Derrota dos juniores na recepção ao FC Alverca
A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, este sábado, por 1-2 na recepção ao FC Alverca para a 13.ª jornada da série Sul do Campeonato Nacional.
Começou melhor o emblema de Alvalade, que criou perigo logo aos 2': belo trabalho de Argyris Christodoulou a assistir para Miguel Almeida ficar na cara de Alexey Perestov, guarda-redes visitante que defendeu para canto.
No entanto, tudo ficaria mais complicado logo aos 6', quando Simão Soares viu o cartão vermelho num lance com Alexey Perestov, precisamente, o que fez com que o Sporting CP tivesse menos um ao longo de praticamente 90 minutos.
Mesmo com menos um, contudo, o conjunto de José João continuou por cima durante algum tempo. Sandro Gambôa cabeceou para fora aos 10' e, aos 19' e noutro canto, a bola passou por uma zona muito perigosa, mas ninguém conseguiu finalizar. Do outro lado, Rodrigo Martins tentou a sua sorte, mas sem qualquer pontaria.
Já com Cristiano Palamarchuk em campo no lugar do lesionado Rodrigo Quintiães, o FC Alverca começou a subir no terreno e tanto Miguel Grilo como Rodrigo Martins ameaçaram. Aos 40', Nathan Malaca atirou para grande defesa de Luka Petrič. Na resposta, Estefânio Rúben apareceu com perigo, mas o remate saiu ligeiramente por cima numa das melhores ocasiões do primeiro tempo.
Ainda assim, foi mesmo o FC Alverca a marcar mesmo em cima do intervalo e graças a um cabeceamento certeiro de Duarte Rolo. No final da primeira parte, 0-1 em Alcochete.

Sergio Siza e Estefânio Rúben deram lugar a José Mendes e Frederico Gomes para o segundo tempo e o Sporting CP começou a procurar o empate aos 47', num cabeceamento sem perigo de André Machado. Pouco depois, nova investida pelos ares resolvida por Alexey Perestov.
Na resposta, o FC Alverca assustou por Miguel Grilo, mas Luka Petrič defendeu novamente e Alexandre Saraiva, na recarga, falhou o alvo. Os forasteiros ficaram muito perto do 0-2 aos 63', quando Kevin Neves teve tudo para marcar, mas atirou para fora.
A perder e com menos um, o Sporting CP não baixou os braços. Miguel Almeida, sempre muito esforçado, conseguiu cabecear de forma ameaçadora, obrigando o guardião a defender para canto. A 20 minutos do fim, foi a vez de Argyris Christodoulou dar lugar a Duarte Rosa, que, aos 74', enviou um livre directo... ao poste. Seria um golaço do recém-entrado.
A atitude verde e branca deu mesmo frutos no minuto seguinte, quando Miguel Almeida apareceu no coração da área para cabecear para o fundo das redes e empatar a partida. Golo merecido para o capitão, que muito fez pela equipa.

Contudo, o FC Alverca voltou a atacar. Já depois de Kevin Neves bater um livre para boa intervenção de Luka Petrič, Ayase Miguel conseguiu marcar e voltar a colocar a sua equipa na frente aos 79'.
Ayase Miguel voltou a tentar marcar aos 83', agora sem sucesso, e Erik Ingebrethsen foi lançado (saiu Jakub Stasiak) para os minutos finais na tentativa de voltar a chegar ao empate. Aos 90', José Mendes procurou o golo num remate acrobático, mas Alexey Perestov defendeu.
Até ao final, o 1-2 não sofreu mais alterações e o Sporting CP acabou derrotado no Estádio Aurélio Pereira.
Os Leões voltam a jogar no próximo fim-de-semana, recebendo o SCU Torreense.
Sporting CP: Luka Petrič [GR], André Machado, Jakub Stasiak (Erik Ingebrethsen, 88'), Rodrigo Quintiães (Cristiano Palamarchuk, 26'), Daniel Lopes, Sandro Gambôa, Sergio Siza (Frederico Gomes, 45'), Simão Soares, Miguel Almeida [C], Argyris Christodoulou (Duarte Rosa, 70') e Estefânio Rúben (José Mendes, 45').