Vitória suada mas justa frente ao FC Famalicão
08 Fev, 2025
Juvenis vencem por 1-0 e elevam para seis o número de jogos sem perder
A equipa de sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o FC Famalicão por 1-0, em jogo da terceira ronda da fase de apuramento de campeão da categoria.
Para esta partida, e em busca do sexto jogo consecutivo sem perder, o técnico Pedro Pontes promoveu Carlos Frederico e João Valente à titularidade, por troca directa com André Machado e Estefânio Rúben.
Numa manhã de sol e com as bancadas da Academia Cristiano Ronaldo bem compostas, os juvenis Leoninos criaram a primeira grande oportunidade cedo no jogo. Aos cinco minutos, José Garrafa, numa boa arrancada pela esquerda, combinou com João Valente, que, já na pequena área, rematou à malha lateral da baliza defendida por Rafael Magalhães.
Os visitantes, contudo, não se inibiram, e com uma frente de ataque muito rápida e móvel, mostraram querer discutir o encontro com os jovens Leões. Aos 12', aproximaram-se pela primeira vez da baliza de Tverdohlebov, mas o cabeceamento saiu muito ao lado do poste direito. Ainda assim, o lance galvanizou a equipa famalicense, que voltou a assustar o guardião verde e branco pouco depois.
O Sporting CP, por sua vez, tentava impor o seu jogo e chegar, de forma mais contundente e organizada, ao meio-campo adversário. No entanto, aos 23', novo aviso do FC Famalicão, com Oliver Tan a surgir como uma flecha pela direita e a rematar, também ele, à malha lateral.
O lance teve o condão de despertar os Leões, que, a partir daí, assumiram as despesas da partida e conseguiram mesmo, aos 28', construir a melhor ocasião de toda a primeira parte. Uma boa triangulação pela esquerda deixou Ansumane Júnior bem colocado e o guineense, à procura do décimo tento da temporada, rematou à entrada da área, mas ficou a centímetros de celebrar.
Foi precisamente - e maioritariamente - pelo flanco canhoto que os Leões conseguiram desequilibrar, com José Garrafa a aparecer em bom plano e a causar, com a sua irreverência nos duelos individuais, consecutivos calafrios aos defesas visitantes.
A nota de equilíbrio manteve-se, ainda assim, até ao final do primeiro tempo, e o empate, num jogo interessante e muito bem disputado, impôs-se com justiça.
Pedro Pontes sentiu a necessidade de agitar e, no regresso das cabines, lançou Manuel Lamúria. A mudança surtiu efeitos quase imediatos, embora não no marcador: aos 48', na sequência de um livre marcado na esquerda, José Garrafa saltou mais alto do que tudo e todos e colocou a bola no fundo das redes, mas não contou. O extremo Leonino estava adiantado… e endiabrado.
Tanto que, logo depois, aos 50' e numa jogada individual de excelência, tirou três ou quatro adversários do caminho e acertou com estrondo na barra da baliza famalicense.
Os índices anímicos da equipa Leonina subiram e Brandão Baptista, aos 53', também esteve perto de desbloquear o resultado. O médio deixou um defesa famalicense pelo caminho e rematou, cruzado e ligeiramente desviado, ao ângulo mais distante da baliza.
Dez minutos depois, uma grande intervenção de Rafael Magalhães negou o golo a Daniel Ciesielski. O guardião famalicense voltou a dizer presente, ainda no mesmo lance, e segurou também o remate de ressaca de Simão Soares. Os Leões aproximavam-se cada vez mais da baliza e cheirava a golo em Alcochete.
Que chegou mesmo. Aos 76', André Machado marcou um livre de forma perfeita e a 'torre polaca' Daniel Ciesielski cabeceou novamente, agora sem hipótese de defesa, para desempatar a partida e oferecer justiça ao marcador.
Já perto do apito final, um atento Alexandre Tverdohlebov segurou os três pontos e permitiu ao Sporting CP manter uma série muito positiva de resultados, com apenas uma derrota nos últimos 11 jogos. Uma vitória suada numa partida difícil, mas que recompensa inteiramente o esforço dos juvenis Leoninos.
Com sete pontos somados nesta fase, os Leões viajam até Setúbal no próximo dia 23 de fevereiro, onde defrontam o Vitória local às 11h00, em jogo da quarta jornada do apuramento de campeão.
Sporting CP: Alexandre Tverdohlebov [GR], Carlos Frederico (André Machado, 65'), Daniel Ciesielski, Jakub Stasiak, Diego Coxi, Sandro Gâmboa, Brandão Batista, Simão Soares [C] (Leonardo Tavares, 65'), Ansumane Júnior (Estefânio Rúben, 65'), João Valente (Manuel Lamúria, 46') e José Garrafa (Ricardo Yordanov, 84'). Treinador: Pedro Pontes. Disciplina: Simão Soares (54'), Sandro Gâmboa (56'), José Garrafa (86'), Brandão Batista (87'), Alexandre Tverdohlebov (90').