Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Pedro Pontes: "Assumimos o jogo desde cedo"

Por Sporting CP
17 Jan, 2026

Técnico fez ainda um balanço da primeira fase da temporada

Após a vitória frente à Académica de Coimbra OAF (3-0), Pedro Pontes elogiou a produção ofensiva da equipa e fez um balanço da fase regular do campeonato, sublinhando o crescimento colectivo ao longo da competição.

"Assumimos o jogo desde cedo, ao nível do controlo da bola e do espaço, e procurámos ter a bola no meio-campo do adversário durante muito tempo", começou por explicar, em declarações à Sporting TV , apesar de algumas acções menos bem conseguidas.

"Fomos errando alguns passes, algumas recepções, o que nos deixou menos tranquilos e provocou transições para o adversário. São erros que fazem parte de quem arrisca, de quem quer ser proactivo e estar mais vezes no meio-campo do adversário", lembrou.

Apesar do desperdício, Pedro Pontes destacou a produção ofensiva da equipa. "No total, conseguimos fazer 30 remates, um número que é recorde para nós em termos de produção ofensiva, além de 35 cruzamentos. Isso deixa-nos bastante satisfeitos", referiu, destacando sobretudo "a forma como os jogadores se entregaram ao jogo".

O técnico fez, por isso, questão de elogiar o grupo, lembrando que ao longo destes 18 jogos utilizou 42 jogadores de diferentes idades e escalões de origem.

"Conseguimos hoje ter a felicidade de que todos eles fossem titulares pelo menos uma vez, o que é uma diferença significativa. Existe sempre um fluxo de jogadores que é controlado pelo Sporting CP e o nosso principal objectivo é colocá-los em escalões acima, prepará-los para esses níveis, para depois estarem habilitados para a equipa principal", explicou, considerando que, nesse aspecto, os juvenis se têm apresentado "a um nível muito alto" esta temporada.

"O melhor elogio que se pode fazer a este grupo é a capacidade que teve, independentemente de quem jogou, de manter a identidade e um ADN Sporting CP, que se traduz no primeiro lugar, no melhor ataque e na melhor defesa da prova", frisou.

"Se contabilizarmos o torneio na China, fizemos 23 jogos, com 19 vitórias, dois empates e uma derrota, e chegámos aos 62 golos marcados, com apenas 13 sofridos. É uma marca muito importante e demonstra a qualidade do trabalho, mas sobretudo a entrega dos jogadores", completou.

Com o fim da fase regular, segue-se agora a fase de apuramento de campeão, que Pedro Pontes encara como um novo começo.

"Os objectivos principais do Sporting CP não se alteram. Vamos continuar a procurar potenciar os jogadores para a equipa principal", afirmou, sem esconder, contudo, uma ambição competitiva elevada. "A qualidade que apresentámos eleva as expectativas. Queremos estar na luta pelo título, sem nunca desvirtuar aquilo que é o futebol de formação".

"Temos de olhar para esta nova fase como um início do zero e voltar a provar o nosso valor, demonstrando a qualidade que temos apresentado, tanto a nível quantitativo como qualitativo", rematou.