Sporting CP campeão nacional masculino nos 10 km em Estrada
17 Jan, 2026
Atletismo verde e branco soma títulos colectivos e individuais
O Sporting Clube de Portugal sagrou-se campeão nacional masculino nos Campeonatos Nacionais de Estrada de 10 quilómetros, disputados este sábado na Figueira da Foz, numa tarde marcada por um forte desempenho colectivo e vários destaques individuais.
Para além do título absoluto masculino, que escapava há dois anos, os Leões conquistaram ainda os títulos nacionais nos escalões sub-20, tanto em masculinos como em femininos. A estes sucessos juntaram-se ainda o título individual nos sub-23 masculinos, enquanto a equipa sénior feminina terminou a competição por equipas num meritório segundo lugar.
Na prova masculina absoluta, Rui Pinto destacou-se entre os atletas nacionais. Num final de prova decidido ao sprint, o atleta do Sporting CP assegurou o segundo lugar da classificação geral e o título de campeão nacional, ao cortar a meta em 28:21, apenas dois segundos à frente de Etson Barros e Samuel Barata.
O Leão coroou a conquista do terceiro título da carreira com uma expressiva melhoria do seu recorde pessoal, ao retirar 22 segundos à marca anterior. O tempo agora registado passa a ser o sexto melhor de sempre do atletismo português.
Em declarações citadas pela Federação Portuguesa de Atletismo, Rui Pinto classificou este como "um resultado interessante numa carreira que já começa a ser longa" e mostrou-se naturalmente satisfeito por conseguir manter-se competitivo ao mais alto nível. O novo campeão nacional explicou ainda que se sentiu confortável ao longo de todo o percurso, o que lhe permitiu gerir o esforço e aumentar o ritmo na fase decisiva da prova.
"Senti-me bastante confortável e com confiança. Na parte mais difícil, assumi e imprimi um ritmo mais forte, porque sabia que ia com atletas bastante rápidos como o Etson, mas assumi e deu certo", afirmou.
A consistência dos Leões ficou bem patente com as também excelentes prestações de Hélio Gomes, quinto classificado com 28:26, Duarte Gomes, sexto em 28:35, e Leandro Monteiro, que fechou o top-10 com 29:06, resultados decisivos para o triunfo por equipas. Destaque ainda para Rui Mineiro, campeão nacional de sub-23 (29:22), e Afonso Oliveira, vencedor do título sub-20 (30:29).
Já a vitória absoluta pertenceu a Charles Rotich, atleta queniano igualmente ao serviço do Sporting CP, que não se sagrou campeão nacional por não possuir nacionalidade portuguesa. Situação idêntica, de resto, à da sueca Liv Dinis que, apesar de ter sido terceira classificada da geral feminina e a melhor atleta sub-23, não subiu ao pódio pelo mesmo motivo.