Três pontos arrancados no fim e 'à bomba'
01 Dez, 2025
Golo salvador de Lucas Taibo valeu vitória em jogo de reviravoltas (3-2)
Houve emoção até ao fim, mas acabaram por ser os jovens Leões a sair a sorrir. No Estádio Aurélio Pereira, a equipa sub-23 do Sporting CP derrotou o GD Estoril Praia por 3-2, esta segunda-feira, em embate da 14.ª jornada da série B da Liga Revelação.
O golo da vitória verde e branca - a segunda consecutiva - só chegou aos 90+2’ pelo central Lucas Taibo, que culminou a reviravolta dos jovens Leões, depois de a equipa da Linha também ter feito uma ‘cambalhota’ no marcador na primeira parte.
Às custas de um GD Estoril Praia que não vence há 11 jogos, o Sporting CP chegou aos 20 pontos no quarto lugar – o último de acesso à fase final – quando faltam três jornadas para o fim da primeira fase.
Para enfrentar a formação dos canarinhos, assente no nono e último lugar (sete pontos), os sub-23 apresentaram um ‘onze’ com cinco mudanças relativamente ao utilizado na vitória nos Açores (CD Santa Clara 0-2): Daniel Costa, Lucas Taibo, Ivanildo Mendes, Chris Grombahi e Gabriel Silva foram titulares nos lugares que tinham sido de Konstantin Nikitenko, Atanásio Cunha, Paulo Simão, Paulo Cardoso e Diogo Martins.
E assim que soou o apito os jovens Leões entraram praticamente a ganhar: ao minuto três, Manuel Kissanga soltou para a entrada do lateral Daniel Costa na área e este, sem hesitar, alvejou a baliza para fazer o 1-0.

Pouco depois, com o Sporting CP a criar perigo sobretudo em ataques rápidos, Gabriel Silva teve tudo para fazer o segundo, mas não conseguiu dominar a bola nas melhores condições quando já estava isolado – transição conduzida na perfeição por Grombahi. Já o GD Estoril Praia, que apesar dos esforços ainda não tinha ameaçado verdadeiramente, acabou por aproveitar um erro Leonino na saída de bola para repor de forma fácil a igualdade, aos 23 minutos, por Peixinho.
O golo ‘espicaçou’ os visitantes, que de imediato cresceram com bola e antes do intervalo, graças a uma boa combinação na área, completaram mesmo a reviravolta. O capitão Bernardo Lourenço assinou o 1-2, aos 37 minutos, com um remate fortíssimo ‘à queima-roupa’.
O Sporting CP ainda tentou responder na parte final da primeira parte, porém nem um remate de longe de Daniel Costa, nem um cabeceamento perigoso de Gabriel Silva levaram a direcção certa e a desvantagem no marcador manteve-se, mas por pouco tempo.
Logo a abrir a segunda parte, que até abriu com um remate de Frank Aziz para defesa de Gouveia, os jovens Leões chegaram ao 2-2. Mais uma vez com Daniel Costa em evidência, desta vez a assistir, o lateral trabalhou o lance de forma perfeita na direita e cruzou com precisão para a cabeçada certeira de Gabriel Silva ao segundo poste, corria o minuto 52. De seguida, o avançado Víctor Guzmán saiu do banco para reforçar o ataque verde e branco – saiu o médio Kissanga.

De imediato, o Sporting CP fez-se com as ‘rédeas’ do encontro como até então não conseguira e ameaçou o golo da vitória de forma sucessiva. Primeiro, num contra-ataque fantástico, desenhado ao primeiro toque e a toda a velocidade, valeu a rápida ‘mancha’ de Fletcher Lowe perante a finalização de Grombahi e, a seguir, o central Guilherme Silva até marcou, mas foi prontamente assinalado fora-de-jogo. Pelo meio, ainda, Rayhan Momade acabou por obstaculizar acidentalmente um remate que levava ‘selo’ de golo.
Enquanto houve energia, os jovens Leões não pararam de ‘carregar’ sobre o GD Estoril Praia, que só voltou a chegar-se à frente aos 83 minutos, mas também com perigo assinalável: Miguel Gouveia estava no sítio certo para impedir o êxito no desvio de Gabriel Tavares bem junto ao primeiro poste.
O jogo acabaria totalmente partido e foi, então, já em período de compensação, que os jovens Leões puderam finalmente sorrir. Inesperadamente, Lucas Taibo somou-se ao ataque, apoderou-se de uma bola à entrada da área e encheu o pé para um pontapé fulminante que deu o 3-2 tão perseguido e muito festejado.
Os três pontos, no entanto, só ficaram garantidos depois de um valente susto na área verde e branca, onde um cabeceamento de Sana Ufala ficou muito perto de deixar tudo empatado.
Na próxima jornada, os sub-23 do Sporting CP deslocam-se a casa do SC Farense, emblema imediatamente atrás dos Leões na classificação – a dois pontos de distância.
Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Daniel Costa, Guilherme Silva [C], Lucas Taibo, Rayhan Momade, Ivanildo Mendes, Bento Estrela, Manuel Kissanga (Víctor Guzmán, 60’), Chris Grombahi (Miguel Alves, 90+4’), Micael Sanhá, Gabriel Silva (Konstantin Nikitenko, 77’)