Empate premiou persistência Leonina
10 Fev, 2026
Igualdade do Sporting CP em casa do Leixões SC (2-2), com golos de Kauã Oliveira e Rayhan Momade
A equipa de sub-23 do Sporting CP empatou esta terça-feira por 2-2, em casa do Leixões SC, em jogo da 1.ª jornada em atraso da Liga Revelação.
O empate final foi sentenciado no último minuto do tempo de compensação, num livre exemplar de Rayhan Momade, em remate indefensável, a castigar falta sobre o recém-entrado Martim Peixoto, que levou à expulsão de um jogador do Leixões SC.
Os Leões de Filipe Neto voltam a empatar fora de portas – o Sporting CP tinha empatado em casa do SC Braga a dois golos na primeira deslocação da equipa Leonina na fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.
Num relvado nada propício a um futebol mais rendilhado e que pelas condições meteorológicas tornou quase impossível um jogo mais elaborado, acabou por ser o Leixões SC a inaugurar o marcador, na primeira parte, num lance bem trabalhado e de futebol curto, o que foi uma raridade no Estádio do Mar, precisamente pelo relvado pesado e enlameado.
A primeira oportunidade foi do Sporting CP. Aos 5’, num canto estudado, Ivanildo Mendes solicitado por um toque subtil de Miguel Alves, rematou de pé direito para defesa, à segunda, do guarda-redes do Leixões SC.
Aos 12’, Arthur Baggio inaugurou o marcador para o Leixões SC, num lance em progressão da equipa de Matosinhos, com o médio brasileiro e ganhar metros e já dentro da área a rematar colocado, fora do alcance de Tiago Leitão.
Aos 17’, Nikitenko quase empatava, em remate de primeira, após cruzamento na esquerda de Rayhan Momade. Só uma grande defesa de João Cardoso evitou o empate aos Leões.
O Sporting CP tentou jogar um futebol apoiado e em progressão, que superasse um relvado pesado, consequência dos temporais que se têm abatido sobre Portugal nas últimas semanas.
Aos 40’, Francisco Guedes rematou de longe para defesa de Tiago Leitão, em tentativa do Leixões SC.
Ao intervalo, o Sporting CP tinha mais posse de bola – 56 por cento, contra 44 por cento do Leixões SC, mas a vantagem no marcador era da equipa da casa.
No segundo tempo, o momento mais alto do jogo, aos 49 minutos. Kauã Oliveira, de fora da área, disparou um remate colocadíssimo, ao ângulo, e fez o empate, num momento espectacular do médio do Sporting CP.
Ao 56’, em novo ataque Leonino, a bola sobrou para Diogo Martins que se antecipou ao guarda-redes e foi derrubado em falta. Na transformação da grande penalidade, Miguel Alves viu o guarda-redes defender a direcção do remate. Na resposta, foi Tiago Leitão a fazer uma ‘mancha’ para evitar o golo da equipa da casa, num minuto de jogo alucinante.
Aos 62’, aconteceu a estreia do avançado Délcio Aurélio pelo Sporting CP. O jogo foi ficando cada vez mais físico com o tempo, com mais despiques a meio-campo, sem grandes oportunidades.
Até que aos 86’, o Leixões SC conseguiu nova vantagem no marcador, num golo oportuno na área, de Miguel Rajani, em recarga a um primeiro cabeceamento.
O Sporting CP nunca desistiu e, já em tempo de compensações, Martim Peixoto foi travado em falta quando se isolava. Do livre resultou o empate final, em execução perfeita de Rayhan Momade para o 2-2 no marcador. O jogo terminou logo a seguir.
Sporting CP: Tiago Leitão [GR], Konstantin Nikitenko, Atanásio Cunha, Miguel Alves [C], Afonso Lee (Martim Peixoto, 76’), Kauã Oliveira, Manuel Kissanga (Micael Sanhá, 46’), Diogo Martins (Délcio Aurélio, 62’), Zaid Bafdili, Ivanildo Mendes, Rayhan Momade