Leão de gala nos 'oitavos' da EHF European League
08 Mar, 2022
Andebol superou USAM Nîmes Gard por 32-30
A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, esta terça-feira, os franceses do USAM Nîmes Gard por 32-30 na décima e última jornada da gase de grupos da EHF European League. Com este resultado, os Leões terminaram na quarta posição do grupo D e seguem para os oitavos-de-final da competição europeia.
Antes do apito inicial, o capitão Salvador Salvador entregou uma camisola a Michael Guigou, jogador do USAM Nîmes Gard e lenda do andebol gaulês que está em final de carreira. Os atletas Leoninos ofereceram também, em virtude do Dia Internacional da Mulher, cachecóis a Leoas na bancada.
Já apurado para a fase seguinte à partida, uma vez que os gregos do AEK HC perderam, esta terça-feira, em casa dos macedónios do RK Eurofarm Pelister, o Sporting CP entrou a perder por 0-2, tendo Josep Folqués inaugurado o marcador verde e branco pouco depois.
O USAM Nîmes Gard conseguiu chegar ao 1-4, mas o emblema de Alvalade, com Francisco Costa em destaque, rapidamente empatou o resultado (4-4). Aos dez minutos, o Sporting CP conseguiu a primeira vantagem quando Carlos Ruesga aproveitou a baliza deserta para apontar o 7-6.
O duelo seguiu equilibrado, mas os visitantes conseguiram chegar ao 10-14 através de alguns contra-ataques fatais. Mais uma vez, o Sporting CP reagiu e, no último minuto do primeiro tempo, Salvador Salvador voltou a deixar tudo empatado (17-17). Ainda assim, o USAM Nîmes Gard facturou uma última vez e vencia por um golo (17-18) no final da metade inicial.
Com um grande ambiente no Pavilhão João Rocha, que contou com os Sportinguistas em grande número, os pupilos de Ricardo Costa entraram para o segundo tempo decididos em virar o resultado. Francisco Costa fez o 18-18 e Matevž Skok, minutos mais tarde, defendeu um livre de sete metros.
O confronto estava algo quente, com poucos golos e várias exclusões de dois minutos, mas o Sporting CP começou a acelerar e a assumir definitivamente o controlo. Com Matevž Skok em grande na baliza, Francisco Costa, Martim Costa e Jonas Tidemand iam dando muito trabalho à defesa oriunda de França.
O USAM Nîmes Gard, com bons valores, não deixou a formação da casa distanciar-se no resultado, mas o Sporting CP nunca perdeu o foco. Yassine Belkaied saltou do banco para uma defesa muito importante a menos de três minutos do fim e Carlos Ruesga, já nos segundos finais, fez o 32-30 da confirmação.
A vitória foi festejada no campo e na bancada e o emblema de Alvalade segue em frente na EHF European League. Com 11 golos, Francisco Costa foi o maior artilheiro da partida.
O Sporting CP vai agora defrontar, nos oitavos-de-final, os alemães do SC Magdeburg. A primeira mão está marcada para o final de Março.
Sporting CP: Matevž Skok [GR], Manuel Gaspar [GR] (1), Yassine Belkaied [GR], Edmilson Araújo (1), Francisco Costa (11), Natán Suárez (2), Jonas Tidemand (4), Hanser Rodríguez, Carlos Ruesga (2), Salvador Salvador [C] (3), Erekle Arsenashvili (1), Mamadou Gassama (1), Francisco Tavares, Jens Schöngarth (1), Josep Folqués (2) e Martim Costa (3).