Ricardo Costa: "É importante continuarmos em prova"
08 Mar, 2022
Declarações depois do triunfo sobre o USAM Nîmes Gard
No seguimento da vitória da equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal sobre os franceses do USAM Nîmes Gard por 32-30, para a EHF European League, Ricardo Costa analisou a partida.
"Parabéns aos meus jogadores e obrigado ao USAM Nîmes Gard por este bom, duro e rápido jogo. É importante jogar rápido e na primeira parte jogámos bem no ataque. É uma boa vitória e olhamos para o futuro. Vamos jogar contra uma das melhores equipas do planeta [SC Magdeburg]", disse o treinador dos Leões aos jornalistas no Pavilhão João Rocha, continuando.
"É importante continuarmos em prova e um dos nossos objectivos era fazer crescer o grupo. A idade nunca pode ser uma barreira. A equipa faz-se de gente mais veterana e de gente jovem e essa mistura dos dois pode fazer um bom grupo. Temos procurado dar minutos a toda a gente e queremos continuar nesta prova para poder aprender. Sempre disse que o USAM Nîmes Gard era a melhor equipa do grupo e, curiosamente, perdeu os dois jogos contra o AEK HC, o que ditou o equilíbrio do grupo", frisou.
Sobre o espírito vivido na equipa que lidera, Ricardo Costa garantiu que os seus atletas "nunca serão concorrentes dentro do grupo". "Umas vezes joga bem o Jens [Schöngarth], outras o Kiko [Costa]. Somos uma equipa e, enquanto equipa, sabemos que cada um tem o seu momento. Cada vez somos melhor equipa, com um espírito mais forte. Todos nós ficamos ogulhosos pelo sucesso de todos", acrescentou.
O técnico verde e branco falou ainda do ambiente vivido no Pavilhão João Rocha, apelidando a prestação os Sócios e adeptos Leoninos de "fantástica": "Sou novo aqui e foi das primeiras vezes que vi este ambiente. É difícil que alguém nos ganhe neste ambiente. Esta comunhão entre os adeptos e os atletas é fantástica e gostaríamos de ter em todos os jogos. Temos de convencer as pessoas a vir mais vezes. É a nossa obrigação e tem de ser o nosso foco".
Jens Schöngarth também marcou presença na conferência de imprensa começou por agradecer "ao USAM Nîmes Gard pelo excelente jogo": "Foi fantástico para qualquer pessoa no Pavilhão João Rocha ou a ver pela televisão. Estou muito orgulhoso da minha equipa, que se esforçou e lutou até ao fim. Esta vitória é muito importante para nós porque nos dá confiança para continuarmos a executar o nosso plano".
O lateral alemão elogiou ainda Francisco Costa, colega de posição que marcou 11 golos. "Não gosto de falar dos nossos jogadores individualmente, mas tenho de dizer que o Francisco Costa foi fantástico. Estou muito orgulhoso, ele é meu amigo e joga na minha posição. É jovem e demonstrou todo o seu talento. (...) Tem 17 anos e este nível é muito difícil para ele. Gosto muito de trabalhar com ele, falamos muito e quero ajudá-lo", referiu.
Por fim, Jens Schöngarth explicou a relevância de continuar na EHF European League: "Para nós, esta EHF European League é muito importante. Tendo jogadores muito jovens, podemos melhorar várias coisas e unir a equipa. O USAM Nîmes Gard tem uma equipa grande com jogadores muito fortes e um guarda-redes incrível, mas lutámos com tudo. A nossa atitude foi incrível. Estou muito feliz e orgulhoso da nossa equipa. Continuamos a acreditar porque temos um futuro muito bom se continuarmos a trabalhar forte".